minja
Olá a todos,
Há alguns anos, tive que parar com a fotografia e o trabalho de laboratório devido a um acidente. Agora as coisas estão melhorando, então finalmente posso voltar a me dedicar ao meu hobby favorito: a fotografia analógica em preto e branco. Por isso, gostaria de dar uma nova vida aos meus antigos rolos Foma 100, 200 e 400 — com data de validade de 2003. Como eles foram mantidos refrigerados o tempo todo, queria saber se ainda posso usá-los. Se sim, qual revelador vocês recomendariam? Infelizmente, muita coisa mudou ao longo dos anos. Pelo que vi, o Foma 200 também não é mais fabricado, que pena… Eu o usei muito naquela época, com ótimos resultados… Ah, sim, como revelador, na época usava-se principalmente o Calbe A49 ou o Ilford ID 11.
Atenciosamente,
Kornelia
EJG
Olá, Kornelia,
Aqui está a minha receita para o Fomapan 200: exposição a 160 ASA, Xtol 1:1, 6,45 minutos de agitação no Jobo CPA nível 2 (o mais rápido)
Minhas razões:
O Xtol revela com um grão muito fino. Tem uma durabilidade bastante longa. Eu uso um galão de 5 litros de água destilada comprada na loja de materiais de construção. É muito econômico por filme.
Experimente.
Divirta-se
Atenciosamente,
ejg
Wolf_XL
...não me preocuparia com a data de validade — por um lado, não se trata de filmes altamente sensíveis e, por outro, eles provavelmente foram armazenados em local fresco. O A49 e o ID 11 são verdadeiros clássicos — se você ficou satisfeito com eles, não há motivo para mudar... É verdade que hoje em dia existem outros reveladores excelentes — especialmente da SPUR ou da Moersch —, mas eles também não são tããão melhores assim. Especialmente com os filmes que você usa, os novos reveladores não trazem vantagens significativas...
minja
. . . Obrigado pelo feedback de vocês.
Fiz as primeiras tentativas (primeiro revelamento a 200 ASA, revelador Ilford ID11 por 9 minutos) e estou super satisfeito com o resultado. Fiquei realmente surpresa quando aumentei a sensibilidade do filme para 400 ASA (revelado com ID11, 12 min.). Esses negativos também apresentaram um bom resultado na digitalização (Nikon Coolscan III). Embora tenham ficado um pouco granulados, acho que, se fossem ampliados de forma convencional, a granulação não seria tão perceptível.
Abraços,
Kornelia
mattes
O Fomapan é/era um filme universal muito bom. Descobri esse filme em uma feira de fotografia e, além de saber que sua composição era semelhante à do Fujipan 400, ganhei um rolo. Revelei-o com Emofin. O resultado me convenceu. Com grãos finos como os do Neopan, mas com uma curva de sensibilidade um pouco mais acentuada. A partir daí, o T200 tornou-se meu filme preferido, principalmente devido ao preço acessível. Quando meus estoques estavam acabando, começou a grande liquidação por insolvência da Agfa. Naquela época, eu me abasteci com o famoso e lendário último lote. Desde então, os rolos de 100 não são mais uma opção para mim.
Mattes