BSchmiedel
Olá,
Acabei de dar um tom azulado a algumas impressões com o revelador azul da Tetenal e notei o seguinte problema: em todas as impressões, as rodas brancas e também as áreas mais claras ficaram com um tom azulado bem visível, que não saiu nem ao enxaguar. Curiosamente, algumas impressões foram mais afetadas do que outras; usei papéis diferentes (Kentmere, Ilford, Agfa MCP). Fiz a tonalização seguindo as instruções, ou seja, molhei as impressões secas, apliquei o tonalizador, molhei novamente e sequei.
Possível erro 1: fonte de luz na câmara escura; o papel está velado e, por isso, o branco acaba absorvendo a viragem. Vou testar nos próximos dias, mas até agora não tinha percebido. No entanto, é provavelmente a causa mais provável...
Possível erro 2: o revelador antigo — ele ficou na embalagem original por cerca de 5 a 6 anos, bem resfriado em um porão escuro. Será que é isso?
Possível erro 3: Lavagem muito curta? Na verdade, impossível, pois lavei por pelo menos 5 minutos, tendendo a mais tempo.
Vocês têm mais alguma ideia sobre isso? Até agora, tenho pouca experiência com a viragem e a ideia de que todo o meu estoque de papel possa estar afetado me assusta um pouco...
Obrigada!
Atenciosamente
Beatrix
Urnes
Olá, Beatrix,
A opção 2 é a correta. Eu já passei por isso também. A primeira impressão com o toner antigo saiu perfeita, mas a segunda já não deu certo. Acho que o toner antigo simplesmente se oxida mais rápido. Com o toner sépia de dois componentes, ou seja, alvejante e toner, isso não acontece, aliás. Ele continua funcionando perfeitamente mesmo depois de 13 anos.
Atenciosamente, Sven.
BSchmiedel
Olá, Sven,
Ontem, finalmente fiz o teste de véu para ter certeza absoluta — no papel novo, era realmente o toner; mas meu Agfa antigo apresenta um véu cinza minúsculo, que não resistiu ao longo período de armazenamento de alguns anos. Isso também explica por que algumas das imagens com toner ficaram com um tom azul uniforme (incluindo as rodas brancas) e outras não, ou apresentaram manchas azuis difusas.
Da próxima vez, vou usar toner novo — obrigada!
Atenciosamente
Beatrix