comfortablynumb
Bom dia e feliz Páscoa a todos,
Estou com um problema com o filme 35mm CHS 100 (lote 910642). No negativo revelado ficam pequenas manchas, ou pontinhos, sei lá o que são. Na cópia, então, aparecem inúmeras manchas brancas. Presumo que se trate de resíduos da gelatina azul (supercoating). Revelei os filmes da seguinte forma:
- Coloquei no tanque Jobo
- Pré-molhei com água fria a 20 °C por dois ou três minutos
- Despejei a água, que agora estava azul
- Revelei com APH 09
- Revelei por 13 minutos (4 agitações por minuto)
- Despejei o revelador, agora de cor rosa
- Parei com água fria a 20 °C, por 1 minuto
- Despejei, agora está límpido
- Fixei por 4 minutos
Acho que, até aqui, executei o processo de revelação corretamente.
Mas como faço para remover a emulsão azul sem deixar resíduos, de modo a obter tiras de negativo impecáveis? Devo pré-umedecer várias vezes, mas por menos tempo?
Agradeço desde já pelas dicas.
Atenciosamente,
Andreas
Tandemfahren
Olá, Andreas,
Hum, o CHS100 tem mesmo um revestimento Supercoating? Filme KB?
De qualquer forma, isso provavelmente não causaria manchas pretas no negativo.
Como são essas manchas?
Parece mais um problema com a qualidade da água (você tem um filtro de partículas instalado?)
Minha dica seria pular o pré-aquecimento — isso só aumenta o contraste e sobrecarrega a emulsão desnecessariamente.
Eu mesmo não uso o 100, mas nunca deixaria de usar o 25, e ele funciona muito bem.
Por precaução, faça paralelamente um revelamento de teste com uma solução de APH09 + água destilada.
minha opinião
Frank
comfortablynumb
Olá, Andreas,
Olá, Frank
Hum, será que a CHS100 tem mesmo um supercoating? Filme KB?
Hmm, pelo menos ela tem uma espessa emulsão de gelatina (-) azul.
Mas, tirando isso, isso provavelmente não causaria manchas pretas no negativo.
Não, eu disse que há manchas brancas na impressão. No negativo, é claro, as manchas são pretas.
Como são essas manchas?
Irregulares
Parece mais um problema com a qualidade da água (você tem um filtro de partículas instalado?)
Não, a água aqui é de ótima qualidade. Com o Foma 100 ou o Foma 400 que usei antes, esse problema não ocorria. O Foma também não tinha essa emulsão azul.
Minha sugestão seria pular a pré-lavagem — isso só aumenta o contraste e sobrecarrega a emulsão desnecessariamente.
Mas como remover a emulsão azul sem deixar resíduos? Suspeito que houvesse restos de gelatina no tanque Jobo, que depois o fixador fixou para sempre na tira de negativo.
MarcS
Olá, Andreas,
Há muitos tópicos e pelo menos tantas respostas diferentes
na internet sobre manchas.
Na maioria das vezes, o problema está na água, no revelador ou no fixador.
Eu uso o CHS com muita frequência (25/50/100). Os filmes
nunca passam por pré-lavagem e ficam absolutamente transparentes
após a lavagem final.
Eu revelo principalmente com Ultrafin+ ou RODINAL (idêntico ao APH 09)
Por quanto tempo você enxágua?
Resíduos da emulsão azul também não causariam manchas pretas,
mas os negativos teriam um leve véu, que não incomoda realmente.
Mas talvez os químicos aqui do fórum saibam mais detalhes
Atenciosamente
Marc
ps... em quantos ASA você realiza a exposição, afinal... 14 minutos é bastante tempo, ou você realiza a diluição de forma tão intensa?
zensusa
Olá, Andreas,
Olá, Frank
Hum, será que o CHS100 tem mesmo um supercoating? Filme KB?
Hmm, pelo menos ele tem uma espessa emulsão de gelatina azul (–).
Não, eu disse que há manchas brancas na cópia. No negativo, é claro, as manchas são pretas.
Como são essas manchas?
Irregulares
Não, a água aqui é de ótima qualidade. Com o Foma 100 ou o Foma 400 que usei antes, esse problema não ocorria. O Foma também não tinha a emulsão azul.
Minha sugestão seria pular a pré-lavagem — isso só aumenta o contraste e sobrecarrega a emulsão desnecessariamente.
Mas como remover a emulsão azul sem deixar resíduos? Suspeito que houvesse restos de gelatina no tanque Jobo, que depois o fixador fixou para sempre na tira de negativo.
zensusa
Olá, Andreas,
Olá, Frank
Hum, será que a CHS100 tem mesmo um supercoating? Filme KB?
Hmm, pelo menos ela tem uma espessa emulsão de gelatina azul (–).
Não, eu disse que há manchas brancas na impressão. No negativo, é claro, as manchas são pretas.
Como são essas manchas?
Irregulares
Não, a água aqui é de ótima qualidade. Com o Foma 100 ou o Foma 400 que usei antes, esse problema não ocorria. O Foma também não tinha a emulsão azul.
Mas como remover a emulsão azul sem deixar resíduos? Suspeito que havia restos de gelatina no tanque Jobo, que depois o fixador fixou para sempre na tira de negativo.
zensusa
Olá, Andreas.
Trabalho há cerca de 15 anos com filmes em rolo e planos da Efke (a série ADOX CHS também é da Efke). O filme de 100 ISO é o meu preferido nessa faixa de sensibilidade, devido ao seu grão clássico, excelentes tons, etc. Todos os meus filmes Efke são sempre pré-umedecidos sem problemas e não são, de forma alguma, tão sensíveis quanto frequentemente descrito em posts de fóruns. Por outro lado, no momento estou tendo com o lote 910635 do filme em rolo Efke o mesmo problema que você descreve. O fato é, porém, que esse problema não se deve à pré-umedecimento. Também não adiantaria nada se você usasse, por exemplo, um filtro ou água destilada, pois trata-se simplesmente de um “defeito de fabricação” (seja qual for a natureza técnica). Infelizmente, essas coisas acontecem repetidamente nas produções “artesanais” da Efke, que não são conduzidas como as grandes produções da Kodak ou da Fuji. Já tive o mesmo problema há cerca de 6 anos com um lote de filmes em rolo. No entanto, os filmes planos que uso atualmente não apresentam esse problema (por serem de outro lote), apesar de o processamento e os equipamentos serem os mesmos. Em outras palavras, você provavelmente terá que conviver com esse problema/defeito. Eu uso os filmes em rolo que ainda tenho desse lote 910635 apenas para trabalhos “sem importância”, pois, na verdade, todas as fotos nesses filmes (do ponto de vista técnico) são lixo e não podem ser vendidas, já que a remoção das manchas das cópias exigiria um gasto de tempo e trabalho muito grande e certamente nem sempre daria certo.
Atenciosamente,
Lothar
Tandemfahren
Bom dia a todos!
Então, se for como o Lothar diz, as pessoas afetadas deveriam gritar bem alto
Mirko! MIIIIIIRKOOO!
, não é? — Quero dizer, registrar uma reclamação. Em Berlim, na Impex, eles descobrem rapidinho se há algum problema com o lote.
Aliás — a emulsão azul é só a proteção contra a luz, né? Ela sai sozinha durante o revelamento, não é?
Desejo uma luz excelente
Frank
comfortablynumb
Olá, Lothar,
O ADOX CHS 100 é o melhor filme que já tive. Que tons de cinza, que negativos nítidos! Não fica nem um pouco apagado, e as impressões são um verdadeiro banquete de tons de cinza.
Mas essa emulsão azul, eu não consigo entender nada. Em mais de 20 anos fotografando com filme, nunca vi nada parecido.
O que é essa substância que tinge os dedos de azul quando se toca nela com os dedos molhados? É:
- o supercoating
- a proteção contra halos
- ??
Talvez eu esteja confundindo alguns termos.
Eu já tinha pensado em pré-umedecer 5 ou 6 vezes, sempre jogando fora a água, até que ela parecesse limpa. Mesmo assim, existe o risco de algumas partículas minúsculas ficarem no filme. E, no final, a cópia ficaria inutilizável e todo o esforço teria sido em vão.
Mas é bom saber que você também conhece esse problema.
Mirko??? Você precisa ajudar e esclarecer as coisas. :)
Atenciosamente
Andreas
Olá, Andreas.
Trabalho há cerca de 15 anos com filmes em rolo e planos da Efke (a série ADOX CHS também é da Efke). O 100 é, por ter grão clássico, ótimos tons, etc., meu filme preferido nessa classe de sensibilidade. Todos os meus filmes Efke são sempre pré-umedecidos sem problemas e também não são de forma alguma tão sensíveis quanto frequentemente descrito em posts de fóruns. Por outro lado, no momento estou tendo com o lote 910635 do filme em rolo Efke o mesmo problema que você descreve. O fato é, porém, que esse problema não se deve à pré-umidificação. Também não adiantaria nada se você usasse, por exemplo, um filtro ou água destilada, pois se trata simplesmente de um “defeito de fabricação” (seja ele de que natureza técnica for). Infelizmente, essas coisas acontecem repetidamente nas produções “artesanais” da Efke, que não são conduzidas como as grandes produções da Kodak ou da Fuji. Já tive o mesmo problema há cerca de 6 anos com um lote de filmes em rolo. No entanto, os filmes planos que uso atualmente não apresentam esse problema (por serem de outro lote), apesar do mesmo processamento e dos mesmos equipamentos. Em outras palavras, você provavelmente terá que conviver com esse problema/defeito. Eu uso os filmes em rolo que ainda tenho desse lote 910635 apenas para trabalhos “sem importância”, pois, na verdade, todas as fotos nesses filmes (do ponto de vista técnico) são lixo e invendáveis, já que a remoção das manchas das cópias exigiria um gasto de tempo e trabalho muito grande e certamente nem sempre daria certo.
Atenciosamente,
Lothar
comfortablynumb
Olá, Andreas,
Olá, Marc,
Por quanto tempo você enxágua?
Antes do revelamento, 3 ou 4 minutos.
Depois da fixação, com certeza uns 10 minutos com água normal, depois água normal com agente umectante e, por fim, mais uma passagem com água destilada e agente umectante. Tudo isso acontece dentro do Jobotank.
ps... em quantos ASA você realiza a exposição? 14 minutos é bastante tempo, ou você realiza a diluição de forma tão intensa?
Sim, é bastante tempo, mas a diluição também é alta: 1+40. Eu realizo a exposição em 100 ASA.
comfortablynumb
Olá a todos,
Revelei mais um filme e prolonguei o tempo de lavagem. Mesmo assim, ainda há partículas na tira do negativo. Acabei de dar uma olhada com a lupa de 8x. Processei o filme da seguinte forma:
- Coloquei no tanque Jobo.
- 1ª pré-lavagem: deixei de molho por 2 minutos, depois esvaziei a água azul.
- 2ª pré-lavagem: agitei continuamente por 1 minuto, esvaziei a água levemente azulada.
- 3ª pré-lavagem: agitei novamente por 1 minuto, esvaziei a água limpa.
- Revelação
- Parada com água.
- Mais trocas de água
- Fixação
- Lavagem como de costume
Depois disso, novamente fiquei muito surpreso com o quão incrível esse filme é!!! Que tons! Pretos intensos, contrastes maravilhosos. Filme maravilhoso.....
mas...
foi tudo em vão. Porque, apesar da lavagem prolongada e do esvaziamento, a gelatina azul (...) não se dissolveu completamente.
Agora já tentei de tudo e estou sem saber mais o que fazer... :)
? Mirko... você poderia, por favor, ajudar a resolver esse enigma?
Obrigado e boa noite de Unna,
Andreas
mdeutgen
Você já tentou revelar o filme sem pré-tratamento? Talvez seja por isso!
Até agora, sempre revelei meus rolos de 100 diretamente com APH09 1+40 e não tive esses problemas. Por outro lado, depois do trabalho, o revelador saía bem forte da lata. No entanto, não uso o filme KB há um ano, então não estou familiarizado com a versão mais recente. Minhas experiências se referem ao formato 35 mm e os filmes foram comprados sob a marca Efke.
Martin
MarcS
Olá a todos,
Revelei mais um filme e prolonguei o tempo de lavagem. Mesmo assim, ainda há partículas na tira do negativo. Acabei de dar uma olhada com a lupa de 8x. Processei o filme da seguinte forma:
- Coloquei no tanque Jobo.
- 1ª pré-lavagem: deixei de molho por 2 minutos, depois esvaziei a água azul.
- 2ª pré-lavagem: agitei continuamente por 1 minuto, esvaziei a água levemente azulada.
- 3ª pré-lavagem: agitei novamente por 1 minuto, esvaziei a água limpa.
- Revelação
- Parada com água.
- Mais trocas de água
- Fixação
- Lavagem como de costume
Depois disso, novamente grande surpresa com o quão incrível esse filme é!!! Que tons! Pretos intensos, contrastes maravilhosos. Filme maravilhoso.....
mas...
foi tudo em vão. Porque, apesar da lavagem prolongada e do esvaziamento, a gelatina azul (?) não se dissolveu completamente.
Agora já tentei de tudo e estou sem saber mais o que fazer... :)
? Mirko... você poderia, por favor, ajudar a resolver esse enigma?
Obrigado e boa noite de Unna,
Andreas
Olá, Andreas,
o que eu realmente queria dizer é (desde que suas manchas sejam pequenos pontos
em quantidades variadas)
definitivamente não é por causa da pré-lavagem!
Vem do revelador ou do fixador (cristalização?!)
Conheço o problema, mas, felizmente, é muito raro.
No meu caso, não vem da água, já que eu sempre uso a
mesma água.
Nesse caso, preparo o revelador e o fixador novamente, o que também
ajuda.
Atenciosamente,
Marc
Anexo um exemplo das “manchas” (digitalização com forte ampliação)
...parece pó fino....
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
comfortablynumb
Olá, Marc,
Interessante. Já troquei o fixador. Vou revelar o próximo rolo nos próximos dias. Espero que seja só por causa do fixador cristalizado. O efeito começou ao mesmo tempo que mudei da Foma para a ADOX, o que já é um problema e tanto. Vamos ver...
Obrigado pela dica!
Atenciosamente
Andreas
Olá, Andreas,
o que eu realmente queria dizer é (desde que suas manchas sejam pequenos pontos em quantidades variadas)
definitivamente não é por causa da pré-lavagem!
Vem do revelador ou do fixador (cristalizado?!)
Conheço o problema, mas, felizmente, é muito raro.
No meu caso, não é da água, já que uso sempre a mesma água.
Nesse caso, preparo o revelador e o fixador novamente, o que também ajuda.
Atenciosamente
Marc
Anexo um exemplo das “manchas” (digitalização com forte ampliação)
...parece pó fino....
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
Wolfram
Oi,
pergunta boba:
Você pode descartar totalmente a possibilidade de ter poeira na câmera ou no laboratório?
Atenciosamente,
Wolfram
comfortablynumb
Olá, Wolfram,
Posso descartar isso com certeza. :-)
Atenciosamente,
Andreas
Oi,
pergunta boba:
Você pode descartar totalmente a possibilidade de poeira na câmera ou no laboratório?
Atenciosamente,
Wolfram
comfortablynumb
Olá a todos,
mais um rolo de filme!
Acabei de abrir um novo frasco de fixador e preparei uma nova solução. Depois, revelei o filme, com lavagens preliminares, em seguida parei com água, finalizei com o fixador novo, palavras-chave...
e vejam só: de novo aquelas partículas na tira de filme. :) :(
Ah, agora eu tenho vontade de chorar. Todo o trabalho, os belos motivos, as ótimas oportunidades, o esforço e o trabalho...
Amanhã vou entrar em contato diretamente com a FOTOIMPEX e escrever uma carta, com uma tira de filme no envelope. Esse problema precisa ser resolvido de uma vez por todas.
Atenciosamente
Andreas
docsteel
Por ocasião do que aconteceu, gostaria de trazer de volta este tópico antigo:
€
Em junho, comprei 10 rolos de filme em rolo CHS 100.
Revelei (sem pré-lavagem) em ADONAL 1+50 por 10 minutos a 20 °C,
parei em Ilfostop por 1 minuto,
Ilford Rapid Fixer por 5 minutos,
Ilford Washaid por 2 minutos,
lavagem >10 minutos,
Tetenal Mirasol por 1 minuto.
Depois disso, notei uma emulsão oleosa e incolor que não saía de jeito nenhum.
€
Então, simplesmente lavei-a sob água morna corrente, entre o polegar e o indicador.
€
Se eu tiver que fazer isso com cada Adox CHS, o filme para mim é história!
Alguém tem novas experiências a compartilhar?
HenningH
Por alguma razão, a função de busca não está mais funcionando direito...
?
Essa emulsão transparente na parte de trás é (pelo que entendi) justamente o supercoating e deve permanecer no filme. Se a câmera riscar levemente a parte de trás do filme, esses arranhões podem inchar após o revelamento e, assim, não devem causar mais problemas.
?
Deve haver um tópico sobre isso em algum lugar...
GleisNeun
Depois de experimentar o CHS 100, infelizmente constatei que meus negativos apresentam exatamente as “manchas” descritas acima. Em um rolo, além disso, encontrei pontos pegajosos no filme que não consegui remover.
Revelação conforme as instruções, com ADONAL e Adofix.