GBoos
Olá,
Tenho aqui um frasco fechado de Spur Ultrafix do ano passado, e o líquido ficou amarelado e dá para ver resíduos no fundo.
Esse fixador já está impróprio para uso?
Bonderer
Na garrafa não tem nada escrito: lote, validade até... ou algo assim? Eu entraria em contato com o fabricante, porque ele certamente faz testes sobre isso. Portanto, ele deve poder dar alguma informação a respeito. Eu, pessoalmente, só uso produtos que tenham a data de fabricação, o lote ou a validade indicados. A ADOX também faz assim.
Se o prazo já passou e o produto ficou velho comigo, o risco é meu, a decisão é minha. Mas isso me poupa de ficar com algum produto obsoleto que está ultrapassado. Infelizmente, isso já me aconteceu algumas vezes no passado. Para filme, eu não usaria, mas para papel, sim.
Negativos estão irremediavelmente perdidos, fotos podem ser reproduzidas.
GBoos
Não, não tem número de lote.
Antes de encher o novo processador NOVA Print com produtos químicos inutilizáveis, prefiro jogá-los fora.
Eu só queria passar este fim de semana no laboratório fotográfico, mas agora não vai rolar.
Franco
Por que você não testa o fixador com um pedaço de filme?
GBoos
Decidi que, a partir de agora, o fixador só estará disponível em pó; já fiz o pedido.
Obrigado a todos.
Renate
Essas manchas amarelas provavelmente são enxofre. Isso significa que o fixador está pronto para ir para o lixo.
€
O pó também se deteriora com o tempo. Por isso, aconselho não estocar em excesso.
€
€
Atenciosamente
€
Renate
GBoos
Citação da FOTOIMPEX sobre o ADOFIX P:
Prazo de validade do concentrado em pó: Não mensurável (até o momento, os dados empíricos indicam > 25 anos)
Prazo de validade da solução preparada: 3 meses?
Fim da citação.