Saishi
Olá, pessoal do fórum.
Desde setembro, venho me dedicando à fotografia analógica por meio da minha escola.
Consegui comprar um ampliador por um preço acessível.
Agora, minha dúvida é: quais produtos químicos são mais adequados para o seguinte papel?
Ilford MG 1M 10x15/100
Como filme, uso o AGFA APX 100. Eu o revelaria com TENTENAL Neofin Blau. Posso usar o mesmo fixador que uso para o papel?
Minha ampliadora é uma Kaiser VCP 3502.
Minha câmera é uma Canon EOS 10
Atenciosamente, Matthias
cfb_de
Agora, minha dúvida é: qual revelador é o mais adequado para o seguinte papel?
Ilford MG 1M 10x15/100
Olá, Matthias,
qualquer revelador padrão, como por exemplo Eukobrom (líquido) ou N113/Adotol (em pó), ou reveladores de tons quentes, como por exemplo Adotol liquid WA (líquido), incluindo soluções especiais, como reveladores que conferem tons azuis. Não sei se o papel é apto para lith, pois não testei. No entanto, pela sua pergunta, parece que (ainda) não há o desejo de fazer uma impressão lith.
Como filme, uso o AGFA APX 100. Eu o revelaria com TENTENAL Neofin Blau. Posso então usar o mesmo fixador que uso para o papel?
Você pode usar o mesmo fixador que usa para o papel.
Mas: não a mesma solução! Ou seja, prepare um frasco para filmes e outro para papel.
Meu ampliador é um Kaiser VCP 3502.
Ambos os aparelhos devem dar resultados suficientemente bons :P O que a câmera focar bem demais, você pode estragar no ampliador. No ampliador de 35 mm, o que importa mais é a lente; acima de 13x18, percebe-se que as lentes triplas (Rogonar, Componar, Belar) não são tão boas assim. Mas você poderia compensar isso na hora da captura com uma grande angular EOS, que é conhecida por ser igualmente ruim :blink:
Você tem um manual decente? Se não tiver: Para cerca de
bernhardmangelsgmxde
Acabei de ver que o Franz foi mais rápido... então, vou repetir parte do que já disse:
Para o MG, praticamente qualquer revelador de papel padrão serve. Recomendaria o N113/Adotol Konstant ou o Moersch Eco 4812; ambos duram bastante tempo.
Sobre o Neofin Blau, não posso dizer nada, mas deve servir. Tive experiências muito boas com o AM74 e o Calbe A49 / ATOMAL 49. Dizem que combina particularmente bem com o RODINAL, ainda não experimentei, mas acho que seria caro demais para mim.
O mesmo fixador está OK, mas não a mesma solução. Portanto, prepare duas soluções de trabalho a partir do mesmo concentrado.
Olá, querido fórum.
Desde setembro, venho me dedicando à fotografia analógica por meio da minha escola.
Consegui agora um ampliador por um preço acessível.
Agora, minha pergunta é: quais produtos químicos são mais adequados para o seguinte papel?
Ilford MG 1M 10x15/100
Como filme, uso o AGFA APX 100. Eu o revelaria com TENTENAL Neofin Blau. Posso usar o mesmo fixador que uso para o papel?
Meu ampliador é um Kaiser VCP 3502.
Atenciosamente, Matthias
Saishi
Obrigado por todas as respostas. Já fiz um pedido.
Mais uma pergunta:
É possível usar uma lâmpada incandescente vermelha comum nesse abajur?
Wolfgg
Olá, Matthias.
Isso geralmente dá errado. Depende se o revestimento da lâmpada atenua o suficiente as cores às quais o papel reage, ou seja, o verde e o azul. Se você já tiver uma lâmpada desse tipo, pode testar por conta própria. Basta, no escuro (ou seja, com a lâmpada ainda desligada), tirar um pequeno pedaço de papel fotográfico da caixa e colocá-lo sobre a base do ampliador, colocar a moeda em cima, acender a lâmpada e esperar 3 minutos; depois, desligue a lâmpada e revele/fixe o papel normalmente. Agora, a moeda não deve estar visível no papel. Não custa nada aplicar esse teste também em lâmpadas “oficiais” para ampliação, pois o tempo permitido depende do tipo de montagem, da reflexão da luz etc.
Atenciosamente, Wolfgang
Tandemfahren
Oi, Matthias,
NÃO! Quer dizer, claro que dá, mas aí o seu papel vai ficar estragado, hehe...
Para quem está com o orçamento de estudante, o melhor é procurar no eBay por aquelas lâmpadas antigas da Kaiser-Duka (mais baratas na dúzia), aquelas de plástico com lâmpada de geladeira de 15 W e filtro laranja. Alguns papéis exigem filtro vermelho, mas isso normalmente está escrito na embalagem.
Principalmente com lâmpadas usadas, SEMPRE faça o teste do véu! Como fazer isso está em qualquer manual de fotografia a preto e branco.
Os filtros se desgastam com o tempo. Dá pra comprar novos, por exemplo, na loja do anfitrião por um preço bem baixo.
O livro do Merz que o Franz mencionou é ótimo, talvez até tenha na biblioteca municipal.
@Franz: a EOS de dedos rosados é a deusa da aurora, irmã de Selene e de Helios, seu ignorante cultural!
nothing for ungood,
Frank
Saishi
Mais uma vez, obrigado pelas respostas rápidas.
Encontrei este aqui no eBay.
O eBay
também oferece esse serviço?
Tandemfahren
Olá de novo,
Sim, deve funcionar.
No entanto, o filtro laranja torna a imagem mais clara, pelo menos com a mesma potência. Agora cabe a você decidir se uma lâmpada usada é a escolha certa. Quanto tempo você acha que ela ainda vai durar?
Como já disse, minha sugestão é optar por marcas como Kaiser/Rowi etc. e usar lentes novas.
O teste do véu descrito pelo Wolfgang é a versão mais simples.
Para ter certeza, faça assim: faça a exposição de um pedaço de papel fotográfico de forma que, após o revelamento, fique visível apenas uma densidade leve.
Pegue outro pedaço e faça a exposição da mesma forma, mas cubra uma área no meio com um cartão opaco.
Agora corte a folha ao meio, guarde uma metade no cofre de papel (ou em outro local protegido da luz) e exponha a segunda metade por cerca de 4 minutos à luz do Dukal – em todos os lugares onde o papel poderia ser exposto durante o processamento normal.
Revele as duas metades juntas.
Os tons de cinza devem ser iguais nas duas metades: a área coberta deve ficar branca como o papel e as áreas das bordas devem ter o mesmo tom de cinza.
Boa luz
Frank
cfb_de
@Franz:die, a EOS de dedos rosados é a deusa da aurora, irmã de Selene e de Helios, seu ignorante cultural!
Olá, Frank,
Eu sei disso muito bem. Por isso, não perguntei “quem é EOS?”, mas sim “o que é EOS?”.
Dificuldade de leitura? Precisa de óculos novos? :blink:
SCNR,
Franz
Tandemfahren
E aí, Franz (o Matthias tá se perdendo no próprio tópico dele?),
hihi, quando eu tento bancar o espertinho, sempre acaba saindo pela culatra... o, a, o, o EOS...
grmblgrmblmaséverdade, négrmbl
:-) Abraços
Frank
Saishi
Acabei de comprar a lâmpada no eBay por um preço bom.
Depois conto se deu certo.
E agora, por favor, me expliquem isso aí sobre a EOS :blink:
Tandemfahren
Ah, Matthias,
isso é tão simples:
Eos, a irmã de Selene, etc.
EOS, o sistema eletro-óptico introduzido pela Canon no início dos anos 1980 como padrão interno de montagem de lentes, um sistema de foco automático totalmente eletrônico.
Permite a captura eficiente de fotografias excelentes, não importa o que os céticos possam dizer (veja o cfb, aquele).
EOS, a câmera totalmente irada, fotos incríveis, mega-irada, muito legal!
Tudo certo no Camboja?
Apesar de tudo, boa luz
Frank
Saishi
Infelizmente, hoje não consegui revelar minha foto.
A velha lâmpada vermelha que ainda tínhamos em casa, infelizmente, não passou no teste.
Já preparei o fixador e o revelador. Agora, minha dúvida é a seguinte:
Por quanto tempo os produtos químicos duram na embalagem original e por quanto tempo duram depois de misturados com água?
Atenciosamente, Matthias
bernhardmangelsgmxde
Isso depende muito dos produtos químicos que você encomendou especificamente.
Atenciosamente
Bernhard
Infelizmente, perdi minha lâmpada hoje.
A velha lâmpada vermelha que ainda tínhamos em casa, infelizmente, não passou no teste.
Já preparei o fixador e o revelador. Agora, minha pergunta.
Por quanto tempo os produtos químicos duram na embalagem original e por quanto tempo duram depois de misturados com água?
Atenciosamente, Matthias
Saishi
Oi, então eu encomendei
TETENAL Eukobrom líquido 1 litro e TETENAL Superfix Plus 1 litro.
Atenciosamente, Matthias
cfb_de
Ei, então eu encomendei
TETENAL Eukobrom líquido 1 litro e TETENAL Superfix Plus 1 litro.
Atenciosamente, Matthias
O Eukobrom dura quase para sempre; mesmo a solução preparada ainda pode ser usada, mesmo que fique com uma coloração marrom. Uma vez, tive que preparar 12 litros e usei tudo sem problemas por quase dois anos. Ah, e mais uma coisa: eu sempre cubro o revelador com Protectan (ou gás de isqueiro).
O Superfix é mais crítico. Se aparecerem precipitações amarelo-esbranquiçadas no concentrado ou se a solução começar a cheirar mal: deite fora. Mas o concentrado também deve ter uma validade de pelo menos um ano.
Cumprimentos,
Franz
bernhardmangelsgmxde
O Superfix é mais delicado. Se aparecerem sedimentos esbranquiçados ou amarelados no concentrado, ou se a solução começar a cheirar mal: descarte-o. No entanto, o concentrado deve ter uma validade de pelo menos um ano.
O Superfix sem cheiro me pareceu bastante inofensivo. Comprei uma garrafa, depois mudei para o Calbe A300 (porque li em algum site de revendedores que ele seria mais adequado para papel baritado)... acho que usei ainda sem problemas três anos depois. A solução também nunca estragou (embora eu tenha feito pausas mais longas às vezes). Não sei se essa é uma característica geral dos fixadores inodoros/neutros, mas imagino que sim; a Amaloco também indica uma durabilidade muito boa para o seu X88.
Atenciosamente
Bernhard
Saishi
Tudo bem, obrigado pelas informações.
Então, resolvi tentar revelar uma foto.
Tirei a foto na escuridão total, já que ainda não tenho uma lâmpada Duka.
A imagem foi digitalizada e, na realidade, é mais clara e brilhante. Ou seja, fica melhor ao vivo.
Gostaria de saber a opinião de vocês.
Sou um fotógrafo
cfb_de
Olá, Matthias,
Já está ficando bem legal. Tem preto e branco, então você já conseguiu determinar o tempo de exposição e a gradação corretos. O fato de a imagem não estar totalmente com nitidez pode ser culpa da digitalização.
Mas, obviamente, você consegue expor e revelar um filme de forma a obter negativos que possam ser copiados. E você também consegue transferi-los para o papel. Continue assim!
Atenciosamente,
Franz
Saishi
Muito obrigado pela tua contribuição.
A imagem tem nitidez, mas isso se deve mesmo à digitalização. A cabeça está em foco e o fundo está desfocado.
Só mais uma perguntinha rápida.
O que você quer dizer com “gradação”?
Edit: Que droga! Acabei de estragar meu papel, agora ele tem uma borda preta. Deixei a caixa aberta.
ARGH!