No filme instantâneo Fuji FP 100, o negativo também precisa ser clarificado com sulfeto de sódio? A embalagem não traz nenhuma informação sobre o processamento posterior dos negativos e a ficha técnica apenas descreve como descartá-los corretamente.
Olá, Steffen,
tive experiências bastante positivas com o negativo do Fuji FP 100C:
- Primeiro, deixo a imagem revelar por cerca de 4 minutos. Após 4 minutos, o produto químico “desliga-se” sozinho e não continua a revelar. Pela minha experiência, para o positivo, não faz diferença se você deixar revelar além dos 2 minutos recomendados.
- Em seguida, removo o revelador residual do negativo, segurando-o na horizontal entre as duas mãos sob o jato de água da pia (a cerca de 20 °C) e esfregando o revelador com um pouco de pressão. Na verdade, não dá para errar muito nisso, desde que não se dobre o negativo.
- Para remover a camada protetora preta no verso, uso o produto de limpeza “Domestos Grot Buster” (disponível em qualquer farmácia). Dizem que este é o único que ainda contém o alvejante adequado, necessário para este processo. Passei o Domestos em gel no verso com um pincel e tomei muito cuidado para
que nada caísse na frente, pois ali ele dissolve imediatamente a camada do filme.
- Enxágue um pouco e pronto.
- Opcionalmente, pode-se tratar o negativo depois com um fixador P&B comum; eu uso o ADOX Adofix da Hausherrenshop. Além disso, dá para mergulhar os negativos em Aqua Dest + agente umectante para garantir a secagem correta. Mas, na maioria das vezes, acho que isso dá muito trabalho, e os resultados ficam bons assim mesmo. É claro que não posso dizer como os negativos estarão daqui a alguns meses.
Mais dicas:
A ordem de remoção do revelador e de esfregar o verniz da parte de trás não importa. Entretanto, provou-se ser prático primeiro remover a camada de revestimento traseiro com o alvejante, mantendo todo o resto do negativo intacto; assim, dá para segurá-lo bem e as bordas ficam protegidas pelas faixas brancas. Menos alvejante é melhor, pois assim ele não escorre tanto.
Já extraí negativos com sucesso de cópias com vários dias de idade, sem nenhum problema.
Agora, eu simplesmente coleciono as contrapartidas completas do positivo sem qualquer tratamento e, a cada poucos dias, preparo todos os negativos de uma vez.
Atenciosamente,
zoomie
PS: Fique à vontade para fazer mais perguntas sobre o processo, se ainda houver alguma dúvida ;-)
PSII: É recomendável usar luvas de látex durante o processo, pois o alvejante e o revelador não são exatamente amigos da pele!