Andreas1
Bom dia,
Percebi que minha Gossen Profisix (que acabou de passar por uma revisão na oficina) sempre indica cerca de 2/3 de stop a mais (medição do objeto) do que minhas câmeras Nikon (fm2, fe, f90). Isso tem a ver com o fato de o campo de medição ou o ângulo de medição serem tão diferentes? A diferença também pode ser observada em um cartão cinza com iluminação homogênea. Gostaria de saber a opinião de vocês. Obrigado
Atenciosamente,
Andreas
Wolfram
Bom dia,
Percebi que minha Gossen Profisix (que acabou de passar por uma revisão na oficina) sempre indica cerca de 2/3 de stop a mais (medição do objeto) do que minhas câmeras Nikon (FM2, FE, F90). Isso tem a ver com o fato de o campo de medição ou o ângulo de medição serem tão diferentes? A diferença também pode ser observada em um cartão cinza com iluminação homogênea. Gostaria de saber a opinião de vocês. Obrigado
Atenciosamente
Andreas
Olá, Andreas.
Isso pode estar relacionado ao fato de as câmeras medirem TTL através da lente.
As indicações de abertura nas lentes são valores calculados.
Neles, as perdas causadas pelas lentes não são levadas em consideração.
Mas uma diferença de 2/3 de stop é bastante significativa.
Isso não tem nada a ver com o ângulo de medição em si.
Se você medir em uma superfície uniformemente iluminada, como um cartão cinza ou a parede de uma casa, não importa se você usa um ângulo pequeno ou o modo Spot.
A iluminação é a mesma.
Mesmo se você usar uma lente de 28 mm ou de 400 mm.
Wolfgg
Olá, Wolfram,
Aqui está a minha comparação com um cartão cinza adequado, ambas as câmeras com a lente 1,4/50 e foco ajustado para infinito:
A Gossen Variosix F indica abertura 11,1
A Canon A1 (câmera 1) indica abertura 11
A Canon A1, câmera 2, indica abertura 11
A Contax 139 teimosamente indica abertura 8/11
E mais uma descoberta (mas nada de novo no caso das células de selênio): uma Gossen Sixtino2 com célula de selênio, comprada em 1982, agora indica apenas abertura 2,8/4, ou seja, está completamente inutilizada.
Atenciosamente, Wolfgang
Wolfram
Olá, Wolfgang.
Está tudo bem.
Na Contax, é claro que a óptica pode influenciar.
Mas também é “apenas” meio valor de abertura.
Além disso, o que significa esse …,1?
É por isso que tenho minha LUNASIX F analógica.
Não quero saber disso com tanta precisão.
De qualquer forma, só consigo ajustar as aberturas das minhas lentes em valores de meio.
O Beli indica com precisão de um quarto.
Hoje em dia, nenhum filme é tão preciso assim.
Claro, as células de selênio envelhecem.
É possível reajustá-las, mas aí surge a questão se ele ainda mede de forma linear. (?)
Mas eu sei onde você quer chegar: a diferença entre a abertura real e a calculada.
É claro que, nas tuas Canon, ela é praticamente nula.
Isso pode variar de marca para marca.
@ Andreas:
Se o teu Beli estava na oficina, tu tens garantia...
Tu já pagaste pela solução do teu problema.
Por que queres te preocupar com isso?
Atenciosamente,
Wolfram
Wolfgg
Olá, Wolfram!
A exibição adicional das décimas de abertura pode parecer exagerada, mas faz sentido em visores digitais, pois permite que o arredondamento (para mais ou para menos) seja feito mentalmente; assim, é possível perceber imediatamente em que direção é mais adequado arredondar, dependendo do motivo. Aliás, não se trata de uma precisão “vazia”: um décimo de stop corresponde a cerca de 7% do valor medido (2 elevado a 0,1) e é facilmente realizável eletronicamente em conjunto com a tabela de linearização integrada.
É claro que as emulsões têm tolerâncias muito maiores do que 0,1 stop (até mesmo bons filmes diapositivos chegam a +/-0,3 stop), mas o fotógrafo que trabalha com zonas fica satisfeito, ao testar emulsões, se tiver pelo menos uma referência muito estável e precisa à disposição.
A Contax também mostra o leve desvio para baixo com outras lentes.
Atenciosamente, Wolfgang
sputnik
Bom dia,
Percebi que minha Gossen Profisix (que acabou de passar por uma revisão na oficina) sempre indica cerca de 2/3 de stop a mais (medição do objeto) do que minhas câmeras Nikon (FM2, FE, F90). Será que isso tem a ver com o fato de o campo de medição ou o ângulo de medição serem tão diferentes? A diferença também se verifica em um cartão cinza com iluminação homogênea. Gostaria de saber a opinião de vocês. Obrigado
Atenciosamente
Andreas
Quando levei minha Profisix para conserto, ela voltou com um relatório de medição que indicava que o desvio em relação ao valor de luz nominal, para valores de luz acima de 1 (em 15 DIN), ficava consistentemente abaixo de 1/10 de stop. Para valores de luz abaixo de 1, o desvio era de apenas +1/10 de stop. Comparações com um Digisix novo e com os Belis internos de uma Nikon F100 e de uma Rolleiflex 6003 mostraram 100% de correspondência. Li em algum lugar que a Gossen calibra para 12% (ou algo do tipo) e a Nikon para o cinza padrão de 18%. Depois da comparação que fiz, considero isso uma bobagem.
A propósito, para comparar seus valores Belis, você não precisa de um cartão cinza. Basta usar uma superfície grande, monocromática e com iluminação homogênea. Assim, você também não precisa se preocupar com círculos de medição divergentes.
Atenciosamente,
Siegfried
Wolfgg
Mas a grande área monocromática não deve ser muito colorida; caso contrário, as diferentes ponderações espectrais das Belis podem distorcer a comparação. Cinza ou branco seriam as opções mais seguras.
Atenciosamente, Wolfgang
sputnik
Ora, não vamos exagerar :-)
Não é bem assim que as coisas funcionam. Além disso, acredito que esses aparelhos não apresentem diferenças muito grandes na sensibilidade espectral. Só mencionei o desvio de menos de 1/10 de stop no protocolo de medição porque queria dizer que um desvio de 2/3 de stop APÓS UMA MANUTENÇÃO não é normal. A tolerância máxima de medição em aparelhos novos/revisados é de 1/3 de stop.
Aquela peça realmente esteve na GOSSEN em Nuremberg? Eles são bem competentes, afinal.
Atenciosamente, S.
PS: Se a peça tivesse sido testada, você certamente teria recebido um protocolo de medição, imagino.
Andreas1
Ora, não vamos exagerar :-)
Não é assim tão importante. Além disso, acredito que esses aparelhos não apresentem diferenças muito grandes na sensibilidade espectral. Só mencionei o desvio de menos de 1/10 de stop no protocolo de medição porque queria dizer que um desvio de 2/3 de stop APÓS UMA MANUTENÇÃO não é normal. A tolerância máxima de medição em aparelhos novos ou recondicionados é de 1/3 de stop.
O aparelho realmente esteve na GOSSEN em Nuremberg? Eles são bem competentes, afinal.
Atenciosamente, S.
PS: Se o aparelho tivesse sido testado, você certamente teria recebido um protocolo de medição, eu acho.
Olá,
obrigado pelas respostas. Não, a peça não esteve na Gossen e, infelizmente, não recebi nenhum relatório de medição. O serviço de manutenção da Gossen é bom? Com quais custos devo contar?
Obrigado
Andreas
sputnik
Não, a peça não estava na Gossen e, infelizmente, não recebi o relatório de medição. O atendimento da Gossen é bom? Com quais custos devo contar?
O pessoal da Gossen é muito competente, prestativo e flexível. Pude constatar isso novamente recentemente.
Quanto aos custos previstos, não sei mais te dar valores exatos. Se bem me lembro, foram exatamente 100