frau_ett
Olá a todos os membros do fórum,
Estou começando a me aventurar no processo de revelar em lith e adoraria que pessoas com experiência na combinação Easylith + Wephota DD pudessem me dar algumas dicas.
Já fiz alguns testes e gostaria, por exemplo, de saber como realçar melhor os detalhes de uma imagem.
É melhor ajustar a abertura ou o tempo de exposição?
Atenciosamente,
Frau_ett
Urnes
Estou começando a me aventurar no revelamento em lith e adoraria que pessoas com experiência na combinação Easylith + Wephota DD pudessem me dar algumas dicas.
Já fiz alguns testes e gostaria, por exemplo, de saber como realçar melhor os detalhes de uma imagem.
Atenciosamente,
Frau_ett
Olá,
acho que você precisa ser um pouco mais precisa na sua pergunta. Ainda não trabalhei com o DD. Já trabalhei com o Easylith. Em geral, não importa se você abre a abertura ou aumenta o tempo de exposição. Para a coloração, a relação entre diluição e tempo de exposição é decisiva. Se a imagem estiver escurecendo nas sombras, você precisa retirá-la mais cedo e parar imediatamente. Você também pode interromper parcialmente se quiser que algumas áreas fiquem mais escuras.
Atenciosamente, Sven.
frau_ett
Estou começando a me aventurar na revelação em lith e adoraria que pessoas com experiência na combinação Easylith + Wephota DD pudessem me dar algumas dicas.
Atenciosamente,
Frau_ett
Olá,
acho que você precisa ser um pouco mais específica na sua pergunta. Ainda não trabalhei com o DD. Já trabalhei com o Easylith. Em geral, não importa se você abre a abertura ou aumenta o tempo de exposição. Para a coloração, a relação entre diluição e tempo de exposição é decisiva. Se a imagem estiver escurecendo nas sombras, você precisa retirá-la mais cedo e parar imediatamente. Você também pode interromper parcialmente se quiser que algumas áreas fiquem mais densas.
Atenciosamente, Sven.
Obrigado, Sven, pela resposta rápida. Você está certo, não fui preciso o suficiente. Na verdade, o que me interessa é entender um pouco melhor o que exatamente acontece no processo de revelação em lith e como posso influenciar isso.
No revelamento em preto e branco, um segundo de tempo de exposição já faz uma grande diferença no resultado final da imagem.
Na revelação em lith, ainda não tenho essa noção. Fiz alguns testes ontem. Um com a abertura totalmente aberta por 7 segundos e, depois, duas aberturas a menos e mais 7 segundos. A primeira imagem apresentou grandes falhas. A segunda, por outro lado, ficou muito clara para mim. Gostaria de ter mais detalhes e mais cor. Por isso, fiz mais uma tentativa. Terceiro nível de abertura, mas não 7 segundos, como na minha bela foto em preto e branco, e sim 25 e 35 segundos. O resultado foi que tudo ficou muito pálido. Mas, para o meu gosto, já estava indo na direção certa, pois os detalhes eram visíveis e havia muito mais cor.
Devo simplesmente dobrar ou triplicar o tempo de exposição? Como já disse, ainda não tenho o jeito certo para o tempo de exposição.
Atenciosamente...
Urnes
Então, você tem certeza de que seu papel também é apto para lith. Para lith, é necessário um alto teor de prata. O Sr. Moersch descreve os detalhes técnicos do revelamento em seu site. Presumo que você já tenha lido, afinal, o Easylith também é uma criação dele.
Agora, na prática. Primeiro, faça uma cópia normal do seu negativo, uma tira de teste ou o que for. De qualquer forma, você já determinou o tempo de revelação para um processo normal de p/b. Se quiser ter muita cor na impressão lith, use uma diluição alta e muita luz. Experimente com 1+1+50. Você preparou o revelador e o aqueceu a uma temperatura de 24 a 30 graus. Agora, aumente o tempo de revelação que você determinou em 2 stops. Ou seja, você quadruplica o tempo. Quanto mais tempo, menos importa cada segundo individualmente. De vez em quando, tenho tempos na casa dos minutos. Em seguida, você realiza a exposição com luz branca e coloca a impressão no revelador. Pronto, agora você fica ali esperando, agitando e esperando. No meu Polywarmton, os primeiros traços da imagem aparecem depois de uns 8 minutos (em outras combinações, pode demorar até 20 minutos); agora você fica olhando para a sua imagem e percebe que os pretos vão se fechando cada vez mais e mais rápido. Então, você está revelando praticamente a olho nu. Quando achar que gostou do resultado, retire-a do revelador, coloque-a rapidamente no banho de parada e fixe em seguida. É preciso um pouco de prática. As impressões ficam um pouco mais claras à luz e não tão densas quanto sob luz vermelha. Também pode acontecer de a cor mudar novamente quando a impressão estiver completamente seca. O Polywarmton parece mais amarelado a esverdeado quando molhado, mas, quando seco, fica com um tom rosado bem bonito.
Atenciosamente, Sven.
PS.: Esqueci de dizer. Se a sua foto ficou muito clara, basta deixá-la mais tempo no revelador. Em algum momento, o revelamento acelera. Como já disse, você também pode esperar 25 minutos. E mantenha sempre o revelador aquecido! Muito importante!
frau_ett
Olá, Sven,
obrigado pelas dicas. Sim, claro que conheço o site do Moersch e já entrei em contato diretamente com ele.
Ontem também tive muita paciência e revelei as imagens desbotadas por quase uma hora no revelador, agitei, esperei :-)
Na sua opinião, quando é que o Easylith fica pronto? O meu já está com uma cor laranja-avermelhada de novo e não sei até que ponto ele ainda vai funcionar?!?!
Tenha um ótimo dia...
frau_ett
Ah, ainda tenho uma pergunta. O que você quer dizer com “aumentar 2 pontos de luz = quadruplicar o tempo”?
Aumentar dois pontos de luz significa quadruplicar o tempo? Como você pode ver, ainda não estou muito familiarizada com o jargão fotográfico.
Atenciosamente, Eva
Urnes
Sim, se você abrir a abertura em um valor, terá o dobro da quantidade de luz. Se abrir mais um valor, a quantidade de luz dobra novamente. Com 2 valores de abertura, a luz quadruplica; ou seja, como alternativa, basta simplesmente dobrar o tempo duas vezes (por exemplo, se a exposição for de 4 segundos, você dobra para 8 e depois novamente para 16 segundos).
Uma hora já é muito tempo. Portanto, você precisa preparar o revelador sempre na hora. Ele se esgota muito rapidamente na cuba. Isso não dá para mais do que uma sessão razoável. Então, você prepara a quantidade certa pouco antes de revelar. O que você pode fazer é preparar apenas metade da quantidade na hora e completar o restante com o revelador “velho” (que já ficou marrom). Assim, ele também fica pronto mais rápido. E você precisa de calor. Deve ter, no mínimo, 24 °C e não ficar abaixo disso; melhor ainda, 26 ou 28 °C. A temperatura no porão sempre cai rapidamente, por isso não consigo me passar sem uma placa de aquecimento. Fora isso, o Easylith foi relativamente rápido. Com LP, eu sempre tive tempos em torno de 20 a 25 minutos com Polywarmton; com o Easylith, foram apenas 8 a 10 minutos.
Atenciosamente, Sven.
michael-kielgmxnet
Olá, Eva,
O papel que você está usando é um papel para documentos de alta resistência, ou seja, não é exatamente um material comum. Provavelmente, o melhor resultado será obtido com uma combinação de tempo de exposição prolongado e revelador diluído.
Eu também sou iniciante em litografia, mas já trabalhei com sucesso com papel Orwo, mais especificamente o BBN111. Preparei o revelador na diluição 1+50, e o tempo de exposição foi quatro vezes maior do que em uma impressão normal.
No entanto, a impressão levou cerca de 35 minutos para revelar! É bem possível que o papel que você usou exija tempos de revelação semelhantes.
Atenciosamente, Michael
P.S. Se você tiver algo apresentável, eu ficaria muito interessado :rolleyes:
frau_ett
Olá, Sven, olá, Michael,
Obrigado pelas várias sugestões de vocês. Dá para perceber que ainda não tenho muita familiaridade com o processo de revelar em lith. No começo, não conseguia entender como o revelador pudesse estragar tão rápido. E, ao revelar em preto e branco, também não precisava prestar muita atenção à temperatura.
Tenho apenas uma “câmara escura” bem pequena e improvisada no banheiro. :-) Ou seja, sem placa de aquecimento, nem mesmo uma mesa :-)
Mas vou tentar fazer tudo mesmo assim e enviar meus resultados para vocês nos próximos dias.
Vocês têm mais alguma dica sobre o papel? Talvez algo para “iniciantes”, que dê aquela sensação de sucesso logo no começo?
Saudações ensolaradas,
Eva
michael-kielgmxnet
Olá, Eva,
O Fomatone MG é um papel lith muito bonito. É relativamente fácil de trabalhar e, dependendo do tratamento e da exposição, produz resultados coloridos muito bonitos. Além disso, tem um preço relativamente acessível.
Atenciosamente,
Michael
Urnes
Olá, Eva,
Quanto ao papel, concordo com o Michael. Esse provavelmente será o próximo papel que vou experimentar quando o Polywarmton acabar. No site do Tim Rudman
, http://www.timrudman.com/, você pode se inscrever na lista de e-mails; assim, receberá sempre as informações mais recentes sobre materiais para litografia.
Quanto à temperatura, você pode simplesmente tentar usar um banho-maria ao redor da sua bandeja de revelação.
Atenciosamente, Sven
frau_ett
Olá, Eva,
Quanto ao papel, concordo com o Michael. Esse provavelmente será o próximo papel que vou experimentar quando o Polywarmton acabar. No site do Tim Rudman
, http://www.timrudman.com/, você pode se inscrever na lista de e-mails; assim, receberá sempre informações atualizadas sobre materiais para litografia.
Quanto à temperatura, você pode simplesmente tentar colocar um banho-maria ao redor da sua bandeja de revelação.
Atenciosamente, Sven
Sim, essa é, claro, uma solução bem simples para o problema da temperatura. Assim que tiver tempo, vou testar todas as dicas e sugestões.
Em princípio, faz diferença se eu quadruplicar o tempo de exposição da minha cópia em preto e branco (ou seja, deixar a abertura igual à da exposição em preto e branco) ou se eu aumentar a abertura em dois pontos, mas manter o tempo da cópia em preto e branco?
Pelo menos li que um tempo de exposição longo e uma diluição alta resultam em mais cor, enquanto uma exposição curta (mas intensa) mais um revelador espesso levam a contrastes altos e menos cor.
Um ótimo fim de semana para vocês dois,
Eva
michael-kielgmxnet
Olá, Eva,
em teoria, não faz diferença se você controla a exposição aumentando o tempo de exposição ou abrindo a abertura; em ambos os casos, aumenta a quantidade de luz que incide sobre o papel. Isso na teoria... na prática, entra em jogo o efeito Schwarzschild. Ele faz com que o comportamento não seja mais linear em tempos de exposição longos, ou seja, você pode precisar, na verdade, expor por mais tempo para realmente alcançar o dobro ou o quádruplo da exposição. Por isso, é aconselhável fazer a “impressão de referência” com a abertura do diafragma bem fechada (por exemplo, 16) e, em seguida, para a impressão lith, abrir o diafragma em 2 pontos (ou seja, para abertura 8), mantendo o mesmo tempo de exposição.
TR
Vou me intrometer aqui, especialmente porque li sobre esses tempos de revelação tão longos.
Também gosto de usar o Easylith.
No entanto, uso-o em uma concentração maior: 1+15 e realizo a exposição também no belo Fomatone. Mantenho a temperatura em cerca de 20 graus Celsius, ou seja, como em uma cópia “normal”, ou melhor, não me preocupo com isso. A saturância de cor é alta e levo cerca de 3 a 5 minutos por foto. Também realizo a exposição com o tempo normal multiplicado por 4. A solução dura (devido à alta concentração) cerca de 2 a 3 horas. Esperar 20 minutos pelos primeiros traços não seria para mim. Experimente com a minha “combinação de fatores”. Devo dizer, porém, que, nos motivos em questão, não busco que os traços mais finos ainda fiquem visíveis. Costumo usar o Lith apenas para imagens ou motivos “radicais”. Tenho controle sobre os pontos fracos colocando uma lâmpada de luz vermelha diretamente sobre a bandeja quando a situação fica séria (isso não afeta o Fomatone — pelo menos no meu caso). Para verificar, sob a luz vermelha fraca, se o preto já está realmente preto, coloco um pedaço de folha preta ao lado para comparação direta (um pedaço daquela em que o papel está dentro).
frau_ett
Bom dia,
É muito bom ver que cada vez mais pessoas estão participando.
Qual papel da Fomatone MG vocês usam? PE ou bárito?
Alguém tem uma foto de exemplo que mostre bem como o Fomatone é colorido?
Espero poder testar os conselhos de vocês em breve, pois minha tese deveria ser a prioridade :-)
Tenham um ótimo fim de semana,
Eva
TR
Bom dia,
É muito bom ver que cada vez mais pessoas estão participando.
Qual papel da Fomatone MG vocês usam? PE ou barita?
Alguém tem uma foto de exemplo que mostre bem como o Fomatone é colorido?
Espero poder testar seus conselhos em breve, pois minha tese deveria ser a prioridade :-)
Tenham um ótimo fim de semana,
Eva
Bom dia, Eva,
Bem, até agora eu realmente sempre usei a versão PE.
Aqui estão dois exemplos meus – Easylith em Fomatone PE.
Atenciosamente, Thomas
Argh. Não dá para inserir imagens aqui. Então, assim:
http://www.raatzional.de/kategorie-09.php
http://www.aphog.de/forum/download/file.php?id=4573
frau_ett
Olá, Thomas,
Fui dar uma olhada no seu site. Gostei especialmente das fotos com as cadeiras... sempre tive uma queda por texturas.
Acho a escolha do papel relativamente difícil, porque não consigo entender nada com os apelidos “Variant”, “Classic” etc. Vou experimentar o Fomatone em breve. Onde você compra seu papel? Até agora sempre tive que encomendar, porque por aqui não há muita variedade.
Abraços, Eva
frau_ett
Bom, agora vou atender ao pedido do Michael e mostrar o que faço na minha câmara escura. Aqui estão dois resultados. A propósito, essas são as minhas primeiras fotos litográficas.
A primeira eu fiz com a abertura totalmente aberta (7 seg.), a segunda, um pouco mais clara, com a quarta abertura (7 seg.).
Ambas com Wephota e Easylith 1+1+20
Atenciosamente...
MarcS
Olá, Eva,
O Wephota DD é realmente um papel interessante, mas, infelizmente, já é quase impossível encontrá-lo, ou só no tamanho 14x21.
Fiz algumas impressões com esse papel e o Moersch Lith SE5. O EasyLith rendeu-me
apenas 2 ou 3 impressões.
Eu realizo a exposição do DD 3,5 f-stops mais claros; o primeiro traço aparece após cerca de 4 minutos e
fica pronto após cerca de 7-8 minutos (com mistura de 25 ml + 25 ml em 1000 ml, sem aditivos)
A 20 graus, coloco 500 ml na cuba e, a cada 6 impressões, regenero com 250 ml.
Gosto especialmente do Adox MCC, ele também é muito bom para revelar em lith.
Você encontra os papéis aqui na FOTOIMPEX.
Atenciosamente
Marc
Em anexo, 2 impressões Wephota DD
michael-kielgmxnet
Os exemplos parecem realmente muito interessantes, bem mais coloridos do que o que consegui tirar do Orwo BBN111.
@frau_ett: como é que se consegue essa textura no papel? Parece quase um tecido de linho e tem um efeito muito interessante.
@MarcS: A “König” é simplesmente incrível... imagino que seja do papel e não do filme, certo?