Andreas1
Boa noite,
Testei meus primeiros rolos com o revelador Eco (Delta 400). Comecei seguindo as especificações da ficha técnica: 20 °C, 10,30 min, ISO 400. A primeira análise revelou: Zona I = 0,08 log de densidade e Zona VIII = 0,91 log de densidade. Um véu de fundo notavelmente alto, de 0,4 log de densidade; parece-me muito? Na segunda tentativa, prolonguei o tempo de revelação para 11,30 min a 20 graus. Agora obtive na Zona I = 0,13 log e na Zona VIII = 1,10 log. A Zona VIII ainda estava baixa demais para mim, assim como o contraste. Então, fiz mais uma tentativa e, desta vez, aumentei a temperatura em um grau, ou seja, para 21 graus (uso uma caixa de controle de temperatura). Realizei a exposição do filme com ISO 500 e realizei novamente a revelação por 11,30 min, obtendo os seguintes resultados. Zona I = 0,16, Zona VIII = 1,19. O valor gama ainda está muito baixo devido às zonas I e II elevadas. Portanto, eu teria que realizar a exposição do filme agora com 640 ISO e prolongar o tempo novamente. O que eu não entendo é que, nesse caso, eu já teria quase um revelador N+1. Ou meu termômetro está indicando uma temperatura muito baixa ou o densitômetro não está funcionando. Além disso, me parece estranho que eu precise aumentar tanto a sensibilidade ISO para atingir uma densidade de 0,10 na Zona I. O exposômetro da minha câmera deveria estar correto, pelo menos as outras duas câmeras que tenho mostram os mesmos valores. Fiz o teste com um cartão cinza sob céu nublado. E o que mais me chama a atenção é que as cópias apresentam um grão muito acentuado, para o Delta 400 (24x30).
Agradeço todos os conselhos e experiências.
Atenciosamente,
Andreas