Olá, Grommi,
esse método com detergente também garante a maior durabilidade das cores? Infelizmente, esse é o ponto fraco do C41
Wolfgang
Eu só uso detergente testado dermatologicamente :-D
€
Brincadeiras à parte, Wolfgang, é claro que, como laborante amador, não posso provar que esse procedimento oferece a maior durabilidade possível. Você consegue provar o contrário? De qualquer forma, não tenho conhecimento de nenhuma desvantagem, nem mesmo por parte de usuários de longa data e profissionais, que deveriam saber disso.
€
Não consigo entender de forma alguma como quantidades minúsculas de substâncias desconhecidas, provenientes de uma gota de detergente por 250 ml após a remoção da maior parte dos resíduos do negativo, poderiam ter qualquer tipo de efeito sobre os negativos. Mas se eu mergulharia as mãos em água com formalina... bem, acho que não. Além disso, o teor de formalina hoje é muito menor do que há duas ou três décadas, e com isso entramos no reino da especulação sobre diluições quase homeopáticas.
€
E, com todo o respeito, nunca ouvi pulgas tossirem. Meus negativos revelados por mim são, sem dúvida, muito melhores do que aqueles negativos, em parte incrivelmente sujos, que tenho por aqui, provenientes de processadores em massa de décadas passadas. No entanto, já deve estar suficientemente comprovado que os negativos coloridos, independentemente de como foram processados, estão longe de ter a durabilidade de seus irmãos em preto e branco. Quem quiser deixar suas fotos coloridas para a posteridade terá que pensar em algo bem diferente. Por exemplo, impressões com tintas pigmentadas, algo que hoje qualquer loja de departamento de qualidade com seção de fotografia oferece. Nesse aspecto, o processo híbrido é claramente superior do ponto de vista da segurança de arquivamento.