Desculpa pela resposta tardia, tive problemas com minha conta, mas o chefe resolveu tudo, obrigado mais uma vez! :rolleyes:
Bem, eu também me perguntei por que, no caso de um concentrado líquido, se deve preparar a solução com água morna. Vou citar os
Dados Técnicos dos Produtos Químicos Agfa SW – Processamento de Papel, de 2004:
Neutol, Neutol Liquid NE, Neutol Liquid WA
...
Instruções de preparação
O concentrado de revelador deve ser diluído com água a cerca de 30 °C até atingir o volume final desejado e bem misturado. O revelador estará pronto para uso após esfriar até a temperatura de trabalho.
Então, fiz um pequeno teste e preparei duas quantidades, uma com água a 20 °C e outra a 30 °C. Dava para ver que, nos primeiros minutos, a mistura com a água “fria”, quando observada em uma garrafa de vidro, ainda apresentava estrias, como se a água e o revelador ainda não tivessem se misturado completamente. Da próxima vez, verifiquei após 15 minutos e, nesse momento, ambas estavam igualmente bem misturadas, sem mais estrias visíveis.
O que também observei foi que ambas as misturas esfriaram um pouco logo após a mistura, talvez uma reação química? De qualquer forma, a solução a 20 °C tinha apenas 18-19 °C logo após a mistura (tão preciso quanto consigo medir com meu termômetro simples). Não pode ter sido por causa da temperatura ambiente, que estava acima de 20 °C, e a área de evaporação na garrafa também era pequena.
Esses dois pontos parecem ser, então, a razão pela qual a Agfa recomenda, por segurança, a preparação com água morna. No futuro, porém, vou simplesmente usar água à temperatura ambiente. Até que o primeiro papel seja colocado na bandeja, a mistura já estará pronta há muito tempo e a temperatura terá voltado ao normal.
Atenciosamente,
Matthias