Bom dia,
Comprei uma prensa a seco antiga de padaria, sem termostato. Também vieram duas folhas de papel brilhante. Como não tenho experiência com prensas a seco, gostaria de perguntar se alguém poderia me explicar como devo proceder. O papel deve ficar com o lado revestido voltado para a placa ou para o pano? Acho que para a placa. E se eu quiser uma cópia com acabamento brilhante, preciso colocar uma folha de acabamento brilhante na placa e, em seguida, colocar a cópia com o lado revestido voltado para a folha? A prensa precisa ser pré-aquecida ou se inicia a frio?
Desde já, obrigado e desculpe pelas perguntas banais, mas...
Atenciosamente,
Andreas
Olá, Andreas!
Na minha opinião, o seguinte também é importante: se você quiser alto brilho, não pressione as imagens com muita força; apenas o suficiente para que todas as bolhas de ar saiam e haja uma boa aderência à folha.
Se aparecerem pontinhos (pequenas irregularidades salpicadas no brilho), ou você apertou com muita força ou há resíduos de calcário na emulsão. Muitas vezes, um banho em água destilada + um pouco de Mirasol ajuda.
Não deixe a prensa ficar muito quente; um pouco mais fria e por mais tempo costuma ser melhor.
Mas MUITO IMPORTANTE!!!: Enxágue MUITO BEM suas imagens!
Resíduos de fixador ou outros produtos inevitavelmente se acumulam no pano, deixando-o com manchas amareladas, e assim contaminam todas as imagens prensadas posteriormente.
Isso prejudica a durabilidade das imagens!
Atenciosamente: Stefan