Olá,
aqui vão minhas experiências com o RODINAL e o APH09: revelo meus filmes (Kodak 400TX, Ilford HP5+, ClassicPan200) principalmente com APH09 (ainda na versão 1+40) e RODINAL, ambos nas diluições 1+50 (1+40) e 1+25 (1+20). Como você já descreveu, ambos os reveladores produzem imagens muito nítidas e com alto contraste. A única diferença que percebo é a granulação. Os filmes revelados com RODINAL apresentam um grão fino (mas bem visível!) do que aqueles revelados com APH09.
Não posso comentar sobre o ADX, pois não o utilizo. No entanto, às vezes também uso o Diafine como revelador de dois banhos. O processo é muito simples: solução 1 na lata, revelar por aprox. 4:00 min., esvaziar, solução 2 na lata, revelar por aprox. 4:00 min., esvaziar, enxaguar com água (sem banho de parada!); fixar, pronto. A temperatura do revelador não importa dentro de certos limites, assim como o tempo. Ainda não tive problemas com os negativos, eles sempre ficaram bons para ampliar. E o que é bom no Diafine: após revelar 20 filmes com cada uma das soluções A e B, basta reabastecer 700 ml da solução usada com 300 ml de solução nova e revelar mais 20 filmes. Com esse método de regeneração, uso o Diafine há mais de dois anos e não noto nenhuma alteração no processamento.
Atenciosamente,
Oliver.
Muito obrigado, Oliver
Era exatamente isso que me interessava. Então, pode-se dizer que o RODINAL mantém a qualidade em termos de nitidez e contraste, mas trabalha com grãos mais finos do que o APH09. Portanto, o desenvolvimento da química entre 1918 e 1954 não passou em branco.
Em que casos você recorre ao Diafine? Eu uso o ATM49 para os filmes mais sensíveis, porque temo que o APH09 produza muitos grãos. Mas, como era de se esperar, a nitidez das bordas se perde. Isso melhora de forma realmente perceptível com um revelador de dois banhos?
Atenciosamente,
Gilbert