Olá, Gilbert,
o enrolamento frouxo do filme durante a exposição também indica falta de pressão por trás da placa de pressão, que deveria, juntamente com o carretel de saída, frear o transporte do filme.
Só para comparar: em uma câmera moderna como a M645, preciso colocar 320 g sobre a placa de pressão para que ela comece a abaixar. Portanto, se a placa de pressão já encosta na parte traseira com um peso significativamente menor, as molas estão gastas; talvez você possa tentar ajudar colocando um pouco de espuma atrás da placa de pressão, a título de teste.
Atenciosamente, Wolfgang
Olá, Wolfgang
Sim, você está certo. Eu medi a contrapressão da placa de pressão com a balança de cartas, o que ficou um pouco impreciso. Com cerca de 180 g, ela cedeu de qualquer forma. Agora coloquei pequenas almofadas de espuma nos quatro cantos. Infelizmente, o tempo está tão ruim no momento que não consigo realizar a exposição de um filme de 100 ASA com a Nettar, que de qualquer forma precisa de abertura 8-11 para reproduzir imagens decentes. Assim que eu realizar a exposição do filme, entro em contato com o resultado. Estou curioso.
Muito obrigado por enquanto.
Atenciosamente, Gilbert
Ótimo. Como prometido, aqui está a experiência, depois de ter realizado a exposição e o revelamento de meu próximo filme. Fiz fotos noturnas com filmes em rolo Adox CHS 100 na minha Nettar, que, como Wolfgang havia recomendado, forrei com pedacinhos de espuma na placa de pressão. Os tempos de exposição variaram entre 20 e 40 segundos e revelei o filme a 200 ASA (20 minutos em APH09). O problema com a borda ondulada desapareceu completamente. A borda está nítida e perfeitamente reta. A nitidez da imagem também parece ter melhorado à primeira vista. Estou muito satisfeito e agradeço sinceramente pelo excelente conselho.
Atenciosamente
Gilbert