stickser Oi. Gostaria de experimentar ver como fica quando se realiza a exposição de um filme P&B sobre outro filme P&B. O resultado deveria ser um positivo, só que em um filme P&B. Alguém já fez isso e poderia me dar algumas dicas, principalmente sobre o tempo de exposição? Não sei bem como avaliar isso e isso provavelmente me pouparia de jogar alguns rolos no lixo. Muito obrigado e um abraço!
MichaelLaun Olá, stickser, Claro, isso é possível. Basta colocar a tira de negativo (na escuridão total) diretamente sobre um filme P&B, pressionar com uma placa de vidro para garantir que fique bem esticada e realizar a exposição (à luz ambiente, sob o ampliador ou com flash — o tempo de exposição você terá que determinar por tentativa e erro). Ou coloque o negativo em um adaptador para diapositivos e fotografe-o. Ambas as opções resultam em um positivo 1:1 do negativo. Atenciosamente, Michael
CPD Oi, Dá uma olhada no catálogo! Na página 9 tem o filme Adox Display. Com ele, dá pra fazer ampliações e também impressões por contato. O material é sensibilizado orto-cromaticamente, então dá pra trabalhar com iluminação vermelha na câmara escura. Tchau!
oliver_dresden ...em princípio, dá para fazer ótimos diapositivos em preto e branco dessa forma, e eles ficam realmente lindos quando projetados. Vale a pena usar filme ortocromático, já que a câmara escura pode, afinal, ser iluminada com uma luz vermelha fraca. Tempo de exposição entre 1 e 2 segundos, revelação em Dokumol 1+5, 4 minutos. Como auxílio, pode-se usar um Leitz ELDIA, que se encontra usado por cerca de 20 euros. Mas: a placa de vidro com a qual se pressiona o negativo e o filme deve estar tão perfeitamente limpa que chega a ser desesperante... Atenciosamente, Oliver
cfb_de Tempo de exposição entre 1 e 2 segundos Com que tipo de luz? Luz branca. Atenciosamente, Franz