Dennis
[size=2]Olá a todos!
Dirijo-me àqueles que ainda consultam, de vez em quando, o[color="#006400"][font="Impact"] medidor de exposição Weimarlux CdS[/color] :) :)
Foi o meu primeiro medidor de exposição, quando eu tinha quinze anos, e quase nunca me deixou na mão, exceto......
Ao longo dos anos, aconteceu várias vezes que o fio de aço para molas, que aciona o diafragma de orifício limitador de luz (comutação de faixa), escorregava do orifício previsto para ele no diafragma. Então, bastava abrir o medidor, enfiar o fio e pronto: funcionava por cinco segundos, cinco dias ou, às vezes, até cinco anos.
Hoje, esse conserto não funcionou mais. Após todos esses anos de uso intenso e apesar da “lubrificação” feita há cerca de 10 anos com a estearina de uma vela de chá, o diafragma simplesmente não desliza mais tão bem em sua ranhura de plástico — que, após mais de duas décadas e meia de uso, está obviamente um pouco desgastada.
Então, o que fazer? O conselho do Belis, por experiência própria, já era mais importante para mim na penumbra. Consequentemente, simplesmente tirei o diafragma de fenda de vez, abrindo mão assim da “faixa de medição diurna”, e agora tenho um medidor de exposição para crepúsculo puro-sangue. :ph34r:
Por que estou contando tudo isso para vocês? Bem, também não sei.
Talvez deva ser um agradecimento à indústria fotográfica da RDA pelo produto de qualidade, acompanhado de sugestões de melhorias tardias :D
Para completar e para que esse fato finalmente seja divulgado:
Não se deve simplesmente jogar o Weimarlux de uma altura de 7 metros de uma cabana de caça escalada ilegalmente. Foi o que aconteceu em 1990, com um amigo meu. Esse incidente foi, na época, o fim abrupto de sua Weimarlux CdS.
Quanto custou? Algo em torno de 65 marcos da RDA?
[/size]
michael-kielgmxnet
Sim, o Weimarlux também foi minha primeira câmera de verdade, e me serviu muito bem. No entanto, acabei substituindo a minha por um modelo digital mais recente.
Wolf_XL
...bem, o Weimarlux certamente não é ruim — só que é melhor evitar ao máximo qualquer grosseria. O interior é tão delicado que quem já viu isso nem se atreve mais a tossir na presença de um Weimarlux... ;-)