highscore
Oi, pessoal
Há pouco tempo, comecei a recarregar cartuchos de filme de bolso.
Mais precisamente, com filme UN 54 de 16 mm.
Para usá-los na minha Pentax Auto 110.
E estou encantado com a qualidade que esse filme revestido e levemente acinzentado oferece quando combinado com essa câmera.
No entanto, dependendo do revelador, as diferenças são significativas.
No RODINAL, a partir de 13 x 18 cm, já se nota uma superfície com grãos na ampliação.
No revelador Wehner, porém, vejo, no máximo, os limites de resolução das lentes de 30 mm se revelarem.
Mas sem grãos.
O LQN da Foma também se dá muito bem com este filme.
Quanto à Pentax, devo dizer que tive que lixar o sensor de perfuração (o pino) para poder usar o filme de 16 mm da maneira que eu queria.
No entanto, perdi o bloqueio de transporte, o que às vezes me deixa com um espaço em branco no filme.
Gosto de usar a câmera na fotografia de rua.
Já que a câmera parece mais um brinquedo do que uma SLR a sério.
Por isso, é possível fotografar de forma autêntica sem problemas.
Isso também se beneficia da enorme profundidade de campo que a lente oferece na configuração multifocal.
Há mais alguém aqui no fórum que se interessa, entre outras coisas, por filme de 16 mm e/ou filme de bolso?
Atenciosamente,
highscore
Wolf_XL
...de vez em quando também saio com a Minox, a Pocket ou a 16 mm. Para a Pocket e a 16 mm, também prefiro usar o Orwo UN54 (em D-76) — mas sempre novo... Dá pra comprar direto do rolo na Kinotechnik Wittner... A Lomo, aliás, também enche seu Orca com UN54...
highscore
Sim, obrigado, Wolf.
Pela dica de que ele também ainda está disponível em rolo novo. Eu não sabia!
E ele nem fica tão cinza assim.
Só que agora ele não serve mais para revelar em negativo.
As opções que me vieram à cabeça foram:
- Slitten
- Foma 16 mm
- A Baía
O rolo de 122 m que estou usando agora deve dar para cerca de 200 fotos.
E, como já escrevi, os resultados são muito bons.
Mas o que mais gosto nesse jeito de fotografar é que
na Pentax não dá para ajustar nada além da distância!
Afinal, ela é totalmente automática.
O que importa é só a situação ou o motivo.
Wolf_XL
...mas, no que diz respeito a todas essas câmeras de bolso, não se deve esquecer que elas foram, na verdade, concebidas apenas para filme colorido. Para obter uma boa saturação de cor, essas câmeras costumavam, em geral, realizar uma exposição quase sempre superior à normal. Felizmente, as Minolta Autozoom têm uma correção de exposição de até +- 2 pontos de abertura. Com as Pentax, é preciso se esforçar um pouco — se quiser tirar o máximo proveito delas. Ou então usar um filme vencido — assim a sensibilidade volta a ficar correta... ;-)
highscore
Bem...
Como já disse.
Não há como ajustar!
E se o un54, que já é um pouco antigo, talvez saia um pouco mais “empurrado” do que “puxado”.
Nesse caso, só um revelador que aumente a sensibilidade e atue de forma compensatória pode me ajudar a obter um resultado melhor.
Aqui, o Wehner me parece ser o mais adequado.
Mas o LON também me parece combinar bem com o caráter do un54.
Nunca trabalhei com o D76.
O resto eu ajusto, se necessário, no processo de revelação de positivos com o split grade manual.
De qualquer forma, gostei muito das minhas impressões de ontem.
Apenas os tempos de exposição um pouco dominados pelo magenta vão me fazer ajustar um pouco o tempo de revelação do negativo.
No geral, adapto meu processo à câmera e ao meu equipamento!
Atenciosamente
Highscore
Gast
É uma alegria perceber que outras pessoas também gostam de sair por aí com filmes de bolso. Eu mesmo tenho uma Pentax Auto 110 Super, comprada em 2016 com três lentes, protetor solar, filtro, flash e enrolador.
Eu nem sabia que as câmeras de bolso sempre sofrem superexposição em pelo menos um stop, mas isso me convém perfeitamente, pois uso exclusivamente materiais vencidos. O bom é que a Super ainda tem uma configuração para contraluz, e assim dá para aumentar em mais um stop a exposição do filme vencido, o que na verdade é sempre melhor.
Infelizmente, suspeito que haja algo errado com a minha Pentax. Em 2016 e 2017, fotografei cerca de 15 rolos. Recentemente, enviei 5 deles (Kodak Kodacolor II, Kodacolor Gold e Kodacolor 200), todos vencidos em algum momento da década de 80, para a Pixelnet para revelação. Após uma breve espera, eles voltaram revelados, com uma decepção: 3 dos 5 rolos não mostram o menor sinal de imagem nos negativos. É possível reconhecer os números expostos, mas não há imagens neles. Um rolo está totalmente exposto; mandei revelá-lo na Flash Foto München, e os resultados são impecáveis. Muito granulados, é claro, e com desvios de cor etc., mas quase sem véu.
Um rolo apresenta 3 negativos impecáveis, que também mandei fazer a exposição. 6 negativos mostram uma mistura indefinível de cores e formas; eles foram submetidos à exposição, mas não há nenhum motivo reconhecível. Os outros dos 24 negativos no total estão em branco, assim como nos outros 3 rolos.
Vocês têm alguma ideia do que possa estar causando isso? O obturador da câmera parece funcionar perfeitamente quando eu o observo; será que ele às vezes simplesmente não faz nada? Embora eu sempre tenha ouvido um barulho alto...
Existem outras explicações ou suposições para o problema?
Ficaria muito feliz com uma resposta!
Atenciosamente, BayernFilm
?
Wolf_XL
...talvez seja uma boa ideia verificar a bateria ou trocá-la por uma nova...
Gast
Fiz isso antes de usar pela primeira vez e coloquei duas pilhas novas. Os LEDs também funcionam perfeitamente...