CPD
Olá,
agora que também
aqui se mencionou os novos sucessores da Agfa, eis a minha pergunta:
Já há uma data definitiva para o lançamento no mercado? Já se sabe algo sobre os preços dos rolos de filme?
Atenciosamente,
CP
MirkoBoeddecker
Sim, está prevista uma primeira tiragem do material de 35 mm 400 ASA para o final de fevereiro.
No entanto, só poderemos fornecer informações precisas sobre as características do produto depois disso.
Parece que o novo filme terá um grão fino do que o antigo, mas, por isso, precisa ser testado novamente nos reveladores.
Tivemos que substituir vários ingredientes críticos, pois os antigos não estavam mais disponíveis.
No geral, isso resultou em um esforço relativamente alto (muitas tentativas e testes de produção) para manter o filme o mais próximo possível do original.
No caso do 100, não é tão complicado, mas, do ponto de vista do mercado, infelizmente ainda não podemos abordá-lo.
Atenciosamente,
Mirko
michael-kielgmxnet
Um grão mais fino é mais do que desejável; quem conhece o antigo APX 400 sabe que ele não se destacava exatamente pelo grão fino. Fora isso, desejo boa sorte a vocês com a comercialização e estou ansioso para ver os primeiros exemplares.
CPD
Olá,
Isso já parece ótimo. No entanto, estou interessado exclusivamente em rolos e filmes planos.
Quando podemos contar com eles? Ainda este ano?
Agora estou curioso sobre o 400. Mesmo que antes eu não gostasse muito dele. Mas agora, depois da “renovação”. :ph34r:
Atenciosamente
Urnes
Olá, Mirco,
Como está o material de suporte? Continua tão grosso e com tendência a enrolar para dentro? Ou tem alguma novidade bacana que fique bem plano durante a digitalização? E, claro, a pergunta obrigatória sobre o preço... bem... talvez mais ou menos por aí... A Ilford subiu bastante de preço.
Atenciosamente, Sven.
Rotti
Portanto, por um sucessor do APX 100 com acabamento de qualidade e um APX 400 aprimorado fabricado na Alemanha, estou disposto a pagar os preços dos produtos analógicos da Kodak.
Como meu KB já acabou completamente, agora só estou interessado em filme em rolo.
KlausWehner
Olá a todos,
O APX 400 é/foi um filme excelente!
Ele tinha apenas algumas pequenas deficiências específicas, que não facilitavam a obtenção de resultados de ponta sem complicações.
Acho que, por isso, o filme nunca recebeu a atenção e o reconhecimento que realmente merecia.
O APX 400 tem um contraste muito baixo. Se, além disso, forem fotografados motivos com baixo contraste (paisagem na chuva), não há (quase) nenhum revelador capaz de conferir um contraste suficientemente alto ao filme.
A consequência: é preciso ampliar com papel muito duro — o que leva inevitavelmente a uma granulação fortemente visível.
O APX 400 não atinge realmente sua sensibilidade nominal — (assim como praticamente todos os outros filmes). Sua sensibilidade real é de 200 a 250 ASA / 24 a 25 DIN.
Se for realmente exposto na sensibilidade nominal, os detalhes nas sombras já desaparecem. (E, nesse ponto, o APX400 é de fato mais sensível do que, por exemplo, o HP5).
Quando o APX400 é tratado corretamente: exposição correta de 200-250 ASA e revelação com alto contraste (eventualmente com uma concentração maior de revelador), o filme oferece resultados que quase ninguém acredita ser possível: grão fino, nitidez muito alta, contraste nítido, rica gama de tons.
Tenho certeza de que isso também é de se esperar do novo ADOX 400 e gostaria muito que a exposição e o revelamento corretos se tornassem padrão!
Saudações de Paderborn
Klaus
CPD
Olá,
posso incomodar de novo e perguntar quando é que isso vai acontecer?
Tchau!
CP
MirkoBoeddecker
Olá, CP,
como aprendi nos projetos anteriores, tenho dificuldade em comprometer-me com prazos fixos.
Relançar um filme não é brincadeira de criança e, sempre que algo dá errado, acabamos imediatamente atrasados em semanas ou meses.
Fizemos muitos testes nos últimos 6 meses e o filme tem melhorado aos poucos — infelizmente, porém, também ficou visivelmente mais caro.
A situação atual é a seguinte:
Reino: visivelmente muito mais fino
Suporte: Triacetato transparente (oh-ha)
Proteção contra halo: Adicionada recentemente (o original dependia totalmente da coloração cinza do suporte) entre a emulsão e o suporte (AHU) — ai, caro!
Capacidade de cópia: igual
Sensibilidade: 1 DIN a menos; prometem melhorias a partir da próxima produção.
Aplicação de prata: aumentada em cerca de 40% para ajustar o filme às curvas antigas (caro!)
Densidade máxima no início do filme: menor do que no antigo APX (apesar da maior aplicação de prata), pois o filme não é mais revelado a partir de uma certa densidade. A área copiável, porém, não é afetada por isso, portanto, isso não deve ter impacto nos resultados da imagem. Na área copiável, a densidade máxima é até maior.
A grande questão agora é até que ponto essas mudanças afetarão o filme na prática.
Esses testes estão programados para breve; depois disso, poderíamos (desde que sejam concluídos com sucesso) iniciar a primeira produção em série.
A propósito, os primeiros exemplares serão lançados no mercado como Agfaphoto APX, para que o canal de distribuição não se esgote.
No que diz respeito à nossa própria embalagem, vamos nos concentrar primeiro nos outros formatos.
Infelizmente, na construção da fábrica, somos constantemente prejudicados por exigências burocráticas.
Quando se tem que gastar 15.000 euros em lagoas de infiltração de água da chuva inúteis (porque já existem, funcionam, mas não são mais permitidas), falta dinheiro para concluir a instalação de climatização e outras coisas.
Eu poderia ficar aqui reclamando por horas sobre hidrantes com vazão 4% abaixo do necessário (substituição = 5.000 euros), fossas de coleta de água de escoamento ou exigências de proteção contra incêndio sem sentido (trocar portas de aço existentes sem certificação por outras piores, mas com selo), mas para quê? Sem uma revolução, provavelmente nunca nos livraremos desses burocratas, mas revoltar-se não está na moda atualmente; afinal, o FDP nem sequer pode simplificar o sistema tributário.
Então, fechar os olhos e seguir em frente. Depois disso, trancar imediatamente as portas da fábrica e não deixar mais ninguém entrar :-)
Atenciosamente,
Mirko
Wolf_XL
...ou espancar os fiscais com as portas de aço e jogá-los nos carvalhos... ;-) Como alternativa, também se poderia dar a eles um "trago sueco" com as bocas de incêndio 4% menores... ;-)
[size=2]
Vamos lá, companheiros![/size]
[size=2]Viva a revolução!!![/size]
StefanCaspari
Olá a todos,
O APX 400 é/era um filme excelente!
Ele tinha apenas algumas pequenas deficiências específicas, que não facilitavam a obtenção de resultados de ponta sem complicações.
Acho que, por isso, o filme nunca recebeu a atenção e o reconhecimento que realmente merecia.
O APX 400 tem um contraste muito baixo. Se, além disso, forem fotografados motivos com baixo contraste (paisagem na chuva), não há (quase) nenhum revelador capaz de conferir um contraste suficientemente alto ao filme.
A consequência: é preciso ampliar com papel muito duro — o que leva inevitavelmente a um granulado fortemente visível.
O APX 400 não atinge realmente sua sensibilidade nominal — (assim como praticamente todos os outros filmes também não). Sua sensibilidade real é de 200 a 250 ASA / 24 a 25 DIN.
Se for realmente exposto na sensibilidade nominal, os detalhes nas sombras já desaparecem. (E, nesse ponto, o APX400 é de fato mais sensível do que, por exemplo, o HP5).
Quando o APX400 é tratado corretamente: exposição correta de 200-250 ASA e revelação com alto contraste (eventualmente com uma concentração maior de revelador), o filme oferece resultados que quase ninguém acredita ser possível: grão fino, nitidez muito alta, contraste nítido, rica gama de tons.
Tenho certeza de que isso também é de se esperar do novo ADOX 400 e gostaria muito que a exposição e o revelamento corretos se tornassem padrão!
Saudações de Paderborn
Klaus
Olá a todos!
Não posso deixar de concordar plenamente!
O APX 400 em formato plano (e espero que volte a ser!) era meu filme plano para retratos na Linhof.
Além do grão fino e da nitidez, há também (assim como no APX 100) uma sensibilização de cor que me parece muito agradável, especialmente nos tons de pele.
Saudações calorosas de Munique: Stefan
KlausWehner
Olá a todos,
A espera valeu a pena! O novo APX 400 vai ser um filme simplesmente excelente.
No passado, tive várias oportunidades de testar amostras do APX 400. O material mais recente, que tenho à minha disposição há alguns dias, apresenta melhorias significativas tanto em relação ao material de teste anterior quanto em relação ao antigo APX 400.
O mais importante: as fraquezas típicas do APX 400 desapareceram completamente. Agora, uma densidade máxima suficiente é alcançada sem esforço — o filme reage de forma muito mais direta a um revelamento forçado. Mas, na prática, ainda mais importante é que a definição nas sombras profundas foi significativamente melhorada.
Pela primeira vez, agora será possível realizar a exposição de um APX 400 com a sensibilidade nominal (400 ASA/27 DIN) e esperar um bom desenho nas sombras. Isso é um enorme avanço!
(A qualidade de imagem ideal, porém, provavelmente continua sendo em 250 ASA/25 DIN — assim como em todos os outros filmes de 400 ASA).
A nitidez foi significativamente melhorada — possivelmente devido à nova e sofisticada proteção contra halos de luz. O microcontraste é visivelmente melhor do que no antigo APX 400.
Um dos pontos fortes do APX 400 sempre foi a reprodução muito diferenciada e natural dos tons de cinza. Isso parece ter sido totalmente preservado. Uma comparação direta entre o novo e o antigo material APX mostra visualmente uma reprodução idêntica das cores em tons de cinza.
Esta é, por enquanto, uma avaliação preliminar minha. Para testes abrangentes, não dispunha de material suficiente nem do tempo necessário. As avaliações foram feitas exclusivamente a partir do negativo — na maioria das vezes, em comparação direta com material APX 400 antigo revelado de forma idêntica. Revelei os filmes com meu próprio revelador. Paralelamente, utilizei os materiais HP5 e TMY. Realizei a exposição de todos os filmes a 25,5 Din; o APX 400, por experiência, também a 27 Din/400 ASA.
Conclusão: mesmo que meus testes não tenham sido muito extensos, as melhorias são tão evidentes que se pode falar de um salto de qualidade.
O filme está agora realmente no mesmo nível dos melhores do gênero — em alguns aspectos, talvez até um pouco à frente.
Quem já gostava do filme antes, agora vai realmente adorá-lo! Tenho certeza de que ele rapidamente conquistará novos fãs.
Cordiais saudações de Paderborn
Klaus
Andreas_23
Olá, Klaus,
muito obrigado pelo seu relato. Até agora, achava que o relançamento do Agfa/ADOX APX chegava tarde demais para mim, pois, depois de usar o último rolo da Agfa, mudei para a Ilford e estou muito satisfeito com esses filmes. Mas o seu comentário me deixou bastante curioso sobre esse novo filme “antigo”.
Saudações de Enger,
Andreas
KlausWehner
Oi, Andreas,
talvez você participe do fineartforum? Se eu conseguir arranjar tempo, poderia preparar alguns negativos,
nos quais você poderá perceber bem a diferença de qualidade.
Mas não quero prometer nada, porque, no momento, já não consigo dar conta de tudo o que realmente preciso fazer.
Mas isso posso prometer com toda a certeza: vale mesmo a pena esperar pelo filme!
Cordiais saudações de Paderborn
Klaus
Commander8x
Conclusão: mesmo que meus testes não tenham sido muito extensos, as melhorias são tão evidentes que dá para falar de um salto de qualidade.
O filme está agora realmente no mesmo nível dos melhores do gênero — em alguns aspectos, talvez até um pouquinho à frente.
Quem já gostava do filme antes vai adorá-lo agora! Tenho certeza de que ele vai conquistar novos fãs rapidamente.
Isso soa muito bem, obrigado pelo relato. Eu também me dei bem com o “antigo” APX400 original, e se a nova edição ficou ainda melhor, com certeza vou usá-la como sucessora. Um preço um pouco mais alto (dentro de limites razoáveis) não seria um problema para mim, pois qualidade custa, e o desenvolvimento do filme também precisa ser pago.
Continuo torcendo!
Matthias
MirkoBoeddecker
Cortamos agora um pouco mais de material de teste.
Caso alguém queira ter uma ideia do novo filme, eu poderia enrolar alguns cartuchos.
Trata-se de cartuchos de 18 a 20 fotos de filme 35mm, cortados, perfurados com manivela, perfurados, enrolados e fechados à mão por mim.
Como nem sempre conseguimos manter a fita reta na máquina de corte de amostras, infelizmente, de vez em quando, ocorrem “atolamentos de filme” na perfuradora, acompanhados de alguns pequenos arranhões.
Portanto, não vá com o filme de amostra para a próxima sessão de fotos com a Rainha da Inglaterra.
No trabalho, fico assim (sim, eu sei que as tampas ainda estão colocadas. Caso contrário, os sensores infravermelhos quebram com a luz):
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
Depois de cerca de 20 rolos, porém, eu geralmente perco a vontade ou começo a ver flashes diante dos olhos.
Se a demanda for muito grande, eu acabo pisando no freio em algum momento :-)
Atenciosamente,
Mirko
uworischki
Vou ficar esperando o filme plano.
Atenciosamente, Uwe
k-g
Se também vier no formato 220, o céu vai ficar bem alto.
Atenciosamente e muito obrigado pelo seu trabalho!
Karl-Gustaf
Rotti
Isso parece promissor.
Obrigado pelo empenho visivelmente ativo.
Se houver um novo APX 400 e um APX 100 em filme em rolo de 120, isso é praticamente tudo o que preciso em termos de filme.
Se, além disso, o nível de qualidade da embalagem for superior ao de alguns rolos da Rollei, a satisfação será enorme.
Atenciosamente, Rotti
CPD
Olá,
Isso parece ótimo e estou torcendo muito para que dê tudo certo!!!
Estou esperando por rolos e filmes planos. O formato 220 seria, claro, como se fosse Natal, Páscoa e cerveja de graça, tudo ao mesmo tempo. Mas já ficaria muito feliz com o formato 120.
Atenciosamente,
CP