Gast
Olá a todos,
como provavelmente a maioria de vocês já sabe, as fotos coloridas reveladas na década de 70 costumam apresentar uma tonalidade avermelhada.
Tenho muitas dessas fotos antigas, é uma pena ver como elas ficaram...
Minhas perguntas:
Percebi que a maioria dessas fotos com tonalidade avermelhada foi revelada em papel Agfa... Sabe-se que esses papéis em particular são especialmente suscetíveis a isso?
Muitas outras fotos dos anos 50 e 60, assim como as a partir dos anos 80, não apresentam esse tom avermelhado...
Também tenho vários diapositivos que estão bem avermelhados... Por outro lado, há outros que continuam exatamente como estavam há cerca de 40 anos.
É um problema do fabricante (Agfa) ou um problema do laboratório...?
Ainda tenho a maioria dos negativos. É de se esperar que as cores também tenham mudado neles? Ainda não testei...
Mas, na verdade, não queria me dar ao trabalho de mandar revelar todas as fotos novamente, além dos custos.
O que se poderia realmente fazer com essas fotos, caso os negativos não existam mais ou também tenham as cores alteradas? Existe alguma abordagem de laboratório para isso? Imagino (como leigo) que as substâncias que alteraram as cores devem, de alguma forma, ser revertidas à sua forma química original...
A opção de digitalizar as fotos antigas e tentar um processamento em preto e branco funciona apenas parcialmente; consegue-se eliminar o vermelho em grande parte, mas, em contrapartida, as outras cores ficam muito artificiais...
Talvez alguém tenha uma ideia...?
Muito obrigado,
Atenciosamente,
Wolfgang
Wolfgg
Olá, homônimo,
pode ser o Agfa MCN 310, 312 etc., tipo 4, que passou a ser utilizado a partir de 1972; eu também trabalhei com esse tipo a partir de 1974 e, no meu caso, também se observa uma clara diminuição da densidade do ciano, apesar do armazenamento em local escuro. Não conheço nenhuma medida que permita restaurar a densidade original do corante ciano.
Você pode ler mais detalhes aqui no 80 MByte (por exemplo, p. 28):
http://www.wilhelm-research.com/book_toc.html
Atenciosamente, Wolfgang
Gast
Olá, Wolfgang
O livro é, claro, muito extenso e, no momento, não está me ajudando muito...
Já ouvi falar sobre a perda de ciano, mas acho que falta mais alguma coisa...
Como demonstração, uma foto em condições extremas e o que consegui fazer digitalmente com ela. Não deu muito certo...
Agora vou tentar digitalizar o negativo.
Estranhamente, as imagens afetadas são principalmente aquelas tiradas com uma câmera de bolso... Mas isso certamente não tem nada a ver com o filme... Talvez a maioria dos filmes de bolso tenha sido revelada naquele papel Agfa de baixa qualidade...
Talvez ainda seja possível salvar algumas imagens importantes...
Atenciosamente, Wolfgang
[ANEXO NÃO ENCONTRADO] [ANEXO NÃO ENCONTRADO]
Gast
...Aqui coloco mais uma foto que digitalizei a partir do negativo e retocou um pouco...
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
Andreas_23
Olá, Wolfgang,
Eu também tenho um álbum desses com fotos “monocromáticas” em tons de vermelho e marrom. Por volta de 1974, papel Agfa da Foto Quelle. Acho que não dá para fazer nada a respeito (exceto digitalizar e editar). Mas, enquanto os negativos ainda estiverem intactos, você pode mandar fazer novas cópias. Pelo menos no meu caso, os negativos continuam intactos.
Atenciosamente,
Andreas
Gast
... eu também não achava que fosse o único com esse problema... :ph34r:
Provavelmente existem milhões, ou até bilhões, de fotos espalhadas pelo mundo que têm essa mesma aparência.
No entanto, parece que (pelo menos no meu caso) TODAS as fotos afetadas foram tiradas em papel AGFA... Por acaso, tenho, de uma série de fotos que está toda vermelha, uma foto que, por algum motivo, foi tirada em papel Fuji... e essa está perfeita. Provavelmente, mandei refazer essa foto na época. Todas as outras fotos que estão OK são em papel Fuji, KODAK ou outros.
Eu também mandei revelar muitas fotos na Quelle... Será que só a Quelle recebeu esse material de baixa qualidade???
Mas nem a Quelle nem a Agfa podem ser responsabilizadas posteriormente, já que estão falidas...
...E sempre dá para dar a desculpa de que as cores mudam com o tempo...
Mas as cores de outros fabricantes, obviamente, não. Algo deve ter dado errado naquela época... Preciso perguntar a um conhecido que trabalhou por muito tempo na Agfa, talvez ele saiba de algo.
Tenho mais uma pergunta: alguns dos meus diapositivos também foram afetados... Trata-se do mesmo efeito?
Lembro-me de que naquela época eu comprava frequentemente filmes de slides da Revue... Mas só uma série de um determinado período foi afetada, todos os outros ainda estão OK.
Só nos negativos é que agora é difícil avaliar, pois todos parecem meio avermelhados...
Atenciosamente
Wolfgang
Wolfgg
No entanto, é possível destacar alguns pontos-chave:
1) Não se conhece nenhum procedimento que restaure a densidade de ciano na imagem em papel
2) Digitalizar a imagem em papel e “refrescá-la” no computador só faz sentido se ainda houver um resquício de densidade de ciano que possa ser recuperado; caso contrário, o aparente tom avermelhado só será agravado pela sobreposição de ciano em grandes áreas
3) O único caminho viável passa pelo negativo colorido, que esperamos ainda esteja intacto, a partir do qual, com os meios disponíveis hoje (computador), geralmente é possível gerar uma imagem em papel com contraste e reprodução de cores significativamente melhores em comparação com a imagem original (fresca)
Em princípio, vale o seguinte: nos processos coloridos (negativo/positivo e reversível), com exceção do filme Kodachrome e do papel Cibachrome, todos os copulantes de cor não consumidos permanecem na emulsão após o processamento. Estes são incolores e, portanto, invisíveis, podendo ter efeitos desagradáveis a longo prazo na imagem colorida. Eles podem atacar os corantes (resultando em desbotamento) ou podem reagir mesmo depois de muitos anos e formar sua cor. O Agfa CT18 de aproximadamente 1969 apresenta, no meu caso, essa última tendência: o copulante púrpura “desperta” após 40 anos e cobre cada vez mais todo o diapositivo com um tom púrpura.
Quem revela em casa sabe: o melhor método para neutralizar os copulantes de cor a longo prazo continua sendo a formalina.
Atenciosamente, Wolfgang
Gast
1) Não se conhece nenhum procedimento capaz de restaurar a densidade de ciano na imagem do papel
Tem certeza? Já consultamos o funcionário da Agfa. Parece haver uma ou duas patentes, mas não se sabe mais detalhes.
2) Digitalizar a imagem em papel e “refrescá-la” no computador só faz sentido se ainda houver um resquício de densidade de ciano que possa ser reforçado; caso contrário, o aparente tom avermelhado só será agravado pela sobreposição de ciano em grandes áreas
Eu também tive que aprender isso da maneira mais difícil... Algumas são tão vermelhas que não dá mais para fazer muita coisa.
3) O único caminho viável passa pelo negativo colorido, que espero ainda esteja intacto, a partir do qual, com os meios disponíveis hoje (computador), geralmente é possível gerar uma imagem em papel com contraste e reprodução de cores significativamente melhores em comparação com a imagem em papel original (fresca)
Acho que ainda tenho a maioria dos negativos. Mas há muitos rolos de bolso entre eles. Curiosamente, justamente a maioria das fotos dos rolos de bolso ficou avermelhada, provavelmente uma “correlacão aparente”. A maioria dos meus negativos (inclusive os de 35 mm) também tem um tom avermelhado, mas não sei exatamente até que ponto isso é normal e se é filtrado na produção das fotos em papel; não entendo muito desse processo.
Preciso mesmo mandar revelar um filme novamente, só para testar, e ver se ainda dá para fazer alguma coisa com os negativos.
Tenho um scanner de filmes, já tentei digitalizar os negativos com ele... O resultado final fica muito melhor do que com os positivos vermelhos digitalizados, mas ainda está longe de ser ideal...
Em princípio, vale o seguinte: nos processos coloridos (negativo/positivo e reversível), com exceção do filme Kodachrome e do papel Cibachrome, todos os copulantes de cor não consumidos permanecem na emulsão após o processamento. Eles são incolores e, portanto, invisíveis, e podem ter efeitos desagradáveis a longo prazo na imagem colorida. Eles podem atacar os corantes (resultando em desbotamento) ou podem reagir mesmo depois de muitos anos e formar sua cor. O Agfa CT18 de aproximadamente 1969 apresenta, no meu caso, essa última tendência: o copulante púrpura “desperta” após 40 anos e cobre cada vez mais todo o diapositivo com um tom púrpura.
Quem revela em casa sabe: o melhor método para neutralizar os copulantes de cor a longo prazo continua sendo a formalina.
O técnico da Agfa comenta:
“A causa desse problema é que ficou uma grande quantidade de resíduos químicos nas imagens, o que leva à destruição dos corantes.
Ou seja, a lavagem foi ruim, não foi suficientemente ativa ou economizou-se na água, a água estava muito fria durante a lavagem, etc., etc....”
Isso coincide mais ou menos com o que você disse.
Como recomendação, me disseram para deixar uma foto dessas de molho em água morna por 1 hora. Ainda não tentei, mas quero experimentar. Parece quase esotérico...
Atenciosamente
Wolfgang
Wolfgg
É quase certo que, no passado, tenham sido desenvolvidas máquinas automáticas específicas para o “acabamento” de negativos de bolso. Essas máquinas foram certamente projetadas para oferecer máxima eficiência. Ou seja, o menor consumo possível em todos os aspectos, inclusive na lavagem.
Atenciosamente, Wolfgang
Wolfgg
Ah, sim, e me lembrei de mais uma coisa a esse respeito: o filme negativo colorido que apresenta o pior desempenho em termos de estabilidade da cor no meu arquivo chama-se Kodacolor II. Adivinha para que ele foi desenvolvido originalmente em Rochester: isso mesmo, para aquelas câmeras de bolso.
Atenciosamente, Wolfgang
Gast
Digitalizei e enviei uma foto particularmente ruim, da qual ainda tenho o negativo (KB). Infelizmente, não há indicação do fabricante no filme... Também digitalizei isso. Após um leve retoque (a imagem ficou com um tom azulado depois de digitalizar o negativo), tirei um pouco do azul, e as cores ficaram razoavelmente naturais. Estou curioso para saber como ficará a foto se eu mandar revelar no laboratório fotográfico...
[ANEXO NÃO ENCONTRADO] [ANEXO NÃO ENCONTRADO]
E aqui está uma como imagem (digitalização em papel), depois do filme digitalizado sem pós-processamento e a mesma com pós-processamento.
[ANEXO NÃO ENCONTRADO] [ANEXO NÃO ENCONTRADO] [ANEXO NÃO ENCONTRADO]
Sem pós-processamento, a imagem fica com um leve tom azulado, tirei um pouco do azul... Dá para perceber a diferença.
Mas apenas digitalizar os negativos também não é solução, dá para ver os arranhões mais finos...
Ou seja, embora os negativos já tenham um tom um pouco avermelhado, isso me dá esperança de que o laboratório fotográfico consiga corrigir isso...
hambo
É verdade que praticamente só o papel MCN Tipo 4 da Agfa foi afetado. Naquela época, o objetivo era lançar rapidamente no mercado o novo processo, que precisava ter tempos de revelação tão curtos quanto os do novo processo Ektaprint 2 da Kodak. Naquela época, a Agfa ainda estava presa a um tempo de revelação de uma hora com seu processo negativo ACN e só podia ser usada em máquinas de coluna, enquanto a Kodak, com o C41, era claramente mais moderna e mais rápida.
Especialmente em laboratórios de grande porte, tempo é dinheiro e aumenta a produtividade. Não posso confirmar que o Pocket tenha sido descartado por esse motivo; na maioria das vezes, usava-se apenas um fabricante em todo o laboratório. Para o papel da Agfa, seria necessária uma máquina de revelação extra, já que os produtos químicos ainda não eram compatíveis com a Kodak.
Mas o seu problema é o tom avermelhado nas fotos. Tive as melhores experiências digitalizando e editando no Photoshop. Não tente fazer isso sozinho, basta clicar em “Auto Tom” ou “Correção de cor”. Na maioria das vezes, basta ajustar um pouco o brilho e você terá um resultado muito bom.
Atenciosamente, Jürgen
Wolfgg
Quem não quiser gastar muito dinheiro com softwares pode experimentar o FixFoto; as correções automáticas integradas funcionam muito bem (eu mesmo uso há cerca de 5 anos):
http://www.j-k-s.com/.
Atenciosamente, Wolfgang
Gast
Muito obrigado pelas contribuições até agora.
Tenho um livro sobre o Photoshop CS4 que vem com um CD contendo uma versão de avaliação de 30 dias.
A versão completa custa quase 1.000 €.