michael-kielgmxnet
Olá a todos,
Estou procurando uma ficha técnica do Adox PAN 25, principalmente por causa de informações como curvas de gradação-tempo no revelamento e comportamento de Schwarzschild. Até agora não encontrei em lugar nenhum. Alguém aqui poderia me ajudar?
E tenho mais uma pergunta sobre o revelamento desse filme: há alguma recomendação para o tempo de revelação no Adox ATM49 (ou, mais recentemente, no ATOMAL)? Até agora, só encontrei tempos para reveladores como o D76 ou o RODINAL.
Atenciosamente,
Michael
KlausWehner
Oi, Michael,
Estudei a fundo o Adox 25. Considero-o um filme excelente, com desempenho excepcional (e algumas pequenas falhas). É uma pena que ele não seja vendido em filmes em rolo!
Para o revelamento, uso um revelador especial de receita própria. Assim, consigo atingir com segurança a sensibilidade nominal de 15 DIN, evito um contraste excessivo e obtenho tons de cinza muito bem modulados.
Se você tiver interesse, posso enviar uma amostra para você testar.
A propósito, com esse revelador também se obtêm resultados muito bons com o Foma T 200, que normalmente é muito difícil de revelar.
Eu identifiquei o efeito Schwarzschild — embora já em agosto de 2006 — quando o filme ainda tinha outro nome. Mas tenho certeza de que os valores podem ser aplicados à emulsão atual.
Tempo medido (seg.) 1 / 2 / 4 / 8 / 15 / 30 / 60
Tempo corrigido (seg.) 1,5 /4,5 /12 / 34 /`100 / 315 / 860
E, para concluir, este filme é excelente como filme de diapositivos em preto e branco no meu “processo de inversão segundo Wehner”. Acabei de iniciar um projeto para fotografar diapositivos de 8x10 polegadas (retratos em estúdio). Felizmente, existe o Adox 25 como filme plano nesse formato!
Cordiais saudações de Paderborn
Klaus
michael-kielgmxnet
Olá, Klaus,
Muito obrigado pela sua sugestão sobre o revelador caseiro. No entanto, não sou muito de "misturar meus próprios produtos" e, por isso, prefiro usar reveladores prontos. Até agora, tive minhas primeiras experiências com o Adox PAN 25 em RODINAL 1+100. Simplesmente gosto do “visual” dos filmes clássicos de baixa sensibilidade revelados em RODINAL. Seus valores sobre o efeito Schwarzschild me ajudam bastante, muito obrigado!
Muitas saudações da nevada região de Untertaunus,
Michael
KlausWehner
Oi, Michael,
Meu revelador não seria (muito) mais complicado do que o RODINAL. Basta realizar a diluição com água — pronto. A diferença é que ele tem dois componentes (para garantir maior durabilidade). Teoricamente, também seria possível combinar as duas partes.
Mas entendo bem a sua preferência pelo RODINAL. Eu também costumava trabalhar muito com ele antigamente. Posso imaginar que o RODINAL também combine bem com o ADOX 25.
Boa sorte e um abraço caloroso de Paderborn!
Klaus
Gerd
Tenho a impressão de que vocês não estão se entendendo.
Michael está falando do Adox PAN 25, enquanto Klaus obviamente se refere ao ADOX CHS 25, já que o Pan ainda não existia em 2006. Não é mesmo?
Infelizmente, não posso contribuir com nada em relação à pergunta original.
Gerd
KlausWehner
Olá, Gerd,
obrigado pela sua observação atenta.
Erro meu! De fato, não me expressei de forma totalmente correta — mas, mesmo assim, eu já estava me referindo ao Adox PAN 25.
A razão da minha imprecisão: no meu dia a dia no laboratório, o Adox PAN 25 recebe a sigla interna “A25” (provavelmente seria melhor AP25).
O Adox PAN 25 ainda não existia em 2006 — mas ele tinha um antecessor (quase) idêntico, comercializado por outra empresa — embora, naturalmente, sob um nome diferente.
Tudo claro?
Saudações de Paderborn
Klaus
Gerd
Obrigado pelo esclarecimento.
Acho que interpretei mal a frase “quando o filme ainda tinha outro nome”. Afinal, o ADOX CHS também pode ser comprado com outro nome.
Gerd
KlausWehner
Olá a todos,
É verdade, o CHS também já teve outro nome. Antes disso, ele tinha outro nome ainda — e se chamava...
Adox!
Mas mais uma palavra sobre o A49. Na verdade, trata-se de um revelador para grãos finos.
Medidas especiais para grãos finos não são realmente necessárias com o Adox PAN 25. A emulsão já é, por natureza, de grãos muito finos. Nesse sentido, o RODINAL me parece a escolha mais lógica.
No entanto, tenho também algumas reservas fundamentais em relação ao A49. A substância reveladora utilizada pertence a uma classe de substâncias um tanto problemática. O para-fenileno e seus derivados são, em parte, bastante tóxicos e só devem ser utilizados quando não houver alternativas. Neste caso, existem boas alternativas.
(Minha avaliação pessoal)
Cordiais saudações de Paderborn
Klaus
michael-kielgmxnet
Olá, Klaus,
Sei que o A49 não é exatamente inofensivo em termos de composição. Mesmo assim, gosto de usá-lo de vez em quando, principalmente quando se trata de lidar com contrastes difíceis. Como o serviço de revelação da FOTOIMPEX também utiliza esse revelador, minha esperança era receber uma dica sobre o processo de revelação do moderador do fórum.
Também já revelei com sucesso o suposto antecessor deste filme, o Orwo NP15, no A49. Por isso, suponho que o ADOX também funcione bem com este revelador. Mas acho que o RODINAL continuará sendo meu revelador padrão para este filme, já só pela nitidez.
Atenciosamente,
Michael
KlausWehner
Olá, Michael,
infelizmente, os derivados de para-fenileno também têm uma vida útil limitada. Lembre-se disso quando preparar o A49: use-o o mais rápido possível!
Pela minha experiência até agora, os resultados mais consistentes são obtidos quando se usa a solução como revelador de uso único.
Mas, provavelmente, como usuário experiente do A49, nem preciso te dizer isso, não é?
Você provavelmente terá que testar por conta própria para descobrir o tempo de revelação correto.
Saudações de Paderborn
Klaus
StefanCaspari
Olá a todos,
Estou procurando uma ficha técnica do Adox PAN 25, principalmente para obter informações como as curvas de graduação-tempo no revelamento e o comportamento de Schwarzschild. Até agora não encontrei em lugar nenhum. Alguém aqui poderia me ajudar?
E tenho mais uma pergunta sobre o revelamento desse filme: há alguma recomendação para o tempo de revelação no Adox ATM49 (ou, mais recentemente, no ATOMAL)? Até agora só encontrei tempos para reveladores como o D76 ou o RODINAL.
Atenciosamente,
Michael
Olá, Michael!
Acabei de revelar negativos de arquitetura em filme plano no ADOX PAN 25, que tirei em setembro(!). É de se supor que o PAN 25 recém-exposto e revelado reaja de maneira diferente.
No entanto, aqui vai minha dica: Revelei em Ultrafin liqu. 1:30, rotação lenta, 3 min 30 seg. A pré-lavagem é imprescindível com esses tempos.
Sensibilidade em 13 DIN.
Aliás, tenho a impressão de que esse filme se assemelha ao antigo Agfapan 25.
Vou testar novamente com filme recém-exposto.
Atenciosamente: Stefan
michael-kielgmxnet
Olá, Michael!
Acabei de revelar negativos de arquitetura em filmes planos com ADOX PAN 25, que tirei em setembro(!). É de se supor que o PAN 25 recém-exposto e revelado reaja de maneira diferente.
No entanto, aqui vai minha dica: Revelei em Ultrafin liqu. 1:30, rotação lenta, 3 min 30 seg. O avanço é inevitável nesses tempos.
Sensibilidade em 13 DIN.
Aliás, tenho a impressão de que esse filme se assemelha ao antigo Agfapan 25.
Vou testar novamente com filme recém-exposto.
Atenciosamente: Stefan
Olá, Stefan,
muito obrigado pelas informações. Ouvi dizer, ou melhor, li que o ADOX PAN 25 seria um sucessor aprimorado do antigo Orwo NP15 e que também é produzido em Wolfen pela Filmotec. Mas provavelmente o NP15 e o APX 25 já não eram tão diferentes um do outro... só não entendo por que fazem tanto mistério em torno desse filme e aparentemente não há informações detalhadas sobre o produto. Na verdade, um filme que é lançado no mercado deveria ter sido testado com os reveladores mais utilizados.