Canonier
Olá,
Espero estar um pouco mais perto do meu objetivo.
Estou procurando um filme ISO 400 com características semelhantes às do FP4+, existe algum?
Normalmente, realizo a exposição do FP4+ de acordo com a norma, mas, com luz forte, realizo um revelamento de compensação e, às vezes, até reduzo o ISO para 50.
O Tri-X e o Tmax400, com push e pull, em D-76, RODINAL (não é legal :wacko: ) ou Speed Major, não chegam lá.
Esses continuam subindo nas altas luzes, por assim dizer, enquanto o FP4+ se estabiliza ali.
Existe “algo assim” com um pouco mais de sensibilidade?
Ah, sim, estamos falando de 35 mm.
Renate
Olá,
Os filmes de 400 ISO geralmente têm mais prata na emulsão. Por isso, o achatamento só ocorre em densidades mais altas do que nos de 100 ISO. O filme que, pela minha experiência, tem a emulsão mais fina é o FomaPan 400. Talvez você tenha sorte com ele. Também seria possível realizar uma superexposição dos filmes de 400 de forma a deslocar as luzes para a área de saturação. Assim, também se obtém um achatamento.
Atenciosamente,
Renate
Renate
Olá,
Esqueci completamente que, infelizmente, o FomaPan 400 não atinge 400 ASA. Ele chega, no máximo, a 200 ASA, e isso também se consegue com o FP4 e o revelador Wehner. Este, além disso, ainda ajuda a equilibrar um pouco. Se isso também ajuda com os filmes de 400 ASA de verdade, terei que verificar novamente nos meus testes. Eu, pessoalmente, sou fã de curvas características retas.
Atenciosamente,
Renate
Canonier
Olá,
Estive bastante ocupado nos últimos dias.
Acho que vou comprar alguns rolos de filme ISO 400 e testá-los.