Stefan_BL
Oi a todos,
-----------------------------------------------------------------
Primeiro, vou me apresentar rapidamente, já que me registrei aqui há pouco tempo. (Foi o único fórum sobre laboratório que encontrei :rolleyes: )
Brinco com fotografia e revelação há quase 18 anos. Tenho “dois” laboratórios: um para fotos rápidas, pequenas e em pouca quantidade, e outro para “cópias em série” e grandes formatos... Descrição detalhada => veja a página “sobre mim”.
Tiro fotos exclusivamente em analógico — de alguma forma, as câmeras digitais simplesmente não conseguem competir com bons filmes. Tenho um miniestúdio (50x60, com cerca de 70 cm de altura) e um estúdio médio (fundo de até 4 m de largura e 2,5 m de altura). Quanto à iluminação, sou fã incondicional dos flashes...
------------------------------------------------------------------
Na verdade, tenho três pedidos, mas não queria criar um tópico separado para cada um...
1.
Alguém por acaso tem experiência com a montagem das células de medição Wallner (P&B)? Quero construir uma para a minha Universal II.
Seria interessante saber o tipo de fotodiodos utilizados (resistência, curva positiva ou negativa, fonte de alimentação), bem como a altura do difusor, se houver, acima do fotodiodo/fotocélula
2.
Por puro instinto de colecionador – alguém por acaso conhece uma fonte onde eu possa baixar e imprimir instruções para o meu Magico e o RCP-20?
3.
Algum de vocês já modificou um RCP-20 para velocidade regulável e controle independente de temperatura?
Obrigado
Stefan
Wolf_XL
Sobre o ponto 1:
Você já pensou quanto custaria construir uma réplica da sonda de medição Wallner, se, por exemplo, você considerasse o seu próprio salário por hora? Compre no eBay um medidor de exposição Wallner com a célula de medição adequada — isso é mais rápido e, com certeza, mais barato do que qualquer tentativa de réplica...
Sobre o ponto 2:
Eu poderia digitalizar o manual do RCP 20 e te enviar, se necessário...
Sobre o ponto 3:
Não. Qual é o sentido dessa medida? Se a velocidade de passagem não for adequada, posso compensar isso com a temperatura. E a temperatura do fixador é bastante irrelevante nos processos que conheço no RCP...
Stefan_BL
Oi, Wolf,
Infelizmente, demorei um pouco mais para responder...
Sobre o ponto 1:
Trata-se de uma peça bastante antiga. Já dei uma olhada em algumas outras da Wallner — mas, infelizmente, nenhuma delas serve (elas têm conector DIN).
Trata-se de uma boa e velha tomada de alto-falante como conexão...
Portanto, a célula de medição não deve ser muito complexa (sem controle de brilho ou similares) e provavelmente possui apenas um fotorresistor e, se for o caso, alguns componentes para ajuste de tensão...
Por isso, na verdade, só preciso me preocupar com a “montagem mecânica” e encontrar um fotorresistor adequado.
Infelizmente, existem inúmeras opções para este último — por isso, gostaria de saber de que tipo (ou pelo menos os dados básicos) se trata...
E, como disse, a montagem da caixa...
sobre o ponto 2:
isso seria ótimo...!!!!
Sobre o ponto 3:
não sou exatamente fã de ajustar a química à velocidade.
Não consigo imaginar que, em termos de qualidade, não haja diferença entre manter o revelador em “temperatura normal” ou forçá-lo para atingir a velocidade...
Pensei em usar um pequeno display e um microcontrolador. Assim, seria possível definir diferentes perfis e operar de acordo com eles.
Basicamente, pré-programar processos e tipos de papel e pronto. Pois mesmo em papéis PE supostamente “idênticos”, já existem diferenças no tempo de revelação. (Cf. Ilford e Foma).
Ok, pode ter um pouco de brincadeira ou fantasia nisso, mas acho que otimizaria meu laboratório :rolleyes:
Obrigado
Stefan
Wolf_XL
Olá, Stefan,
Sobre o ponto 1:
Acho que sei qual é essa célula de medição, ou melhor, a que modelo Wallner ela pertence. É até possível que eu ainda tenha uma peça dessas guardada em algum lugar. A célula de medição fica montada em um suporte de chapa de metal — mas isso permite, no máximo, algo do tipo “medição integral de frequência média”. Minha opinião: descarte-a e compre algo mais moderno — você não vai ficar realmente satisfeito com ela.
Sobre o ponto 2:
...então me mande seu endereço de e-mail...
sobre 3:
Sim, dá para fazer isso. Como você precisa revelar o papel no processo de revelação a frio de qualquer maneira, basta que a temperatura seja alta o suficiente para que o papel seja realmente revelado. Eu uso 30 °C na minha RCP adaptada para RA-4. O ADOX MCP 310 no bom e velho Orwo N113 sai perfeitamente revelado da máquina.
Pensando logicamente: de onde viria a diferença? Se a impressão fica três minutos na solução a 20 °C ou um minuto a 30 °C, isso não faz diferença alguma no resultado...;-) Você também não precisa fazer grandes experiências — se, por exemplo, o seu papel se sair bem com um tempo de revelação mais curto ou uma temperatura mais baixa, não faz diferença, não dá para revelar mais do que isso... Você apenas compensa a alteração de um parâmetro com a alteração do outro parâmetro...
Stefan_BL
Boa noite, Wolf,
Sobre o ponto 1:
Na verdade, quero usar o medidor apenas no meu laboratório de gabinete para ter uma ideia rápida; o resto será feito com exposições de teste.
É tipo “rápido e sujo” :rolleyes:
Quando faço algo com a qualidade adequada, trabalho no meu laboratório “normal”. Não tenho equipamentos de medição da Wallner, mas tenho analisadores decentes da Philips... São dos anos 90, mas são geniais de se trabalhar...
Sobre o ponto 2:
Acabei de te enviar uma mensagem privada
Atenciosamente,
Stefan