MarcS
Prezada comunidade do alto brilho,
depois que encontrei debaixo da árvore de Natal uma prensa Baryt da Bäcker novinha em folha
e, até então, sempre havia pilhas de placas de fibra de madeira espalhadas pelo apartamento,
comprei aqui em casa as folhas de alto brilho da Doran e comecei a secar
com entusiasmo......bem,
li os diversos tópicos sobre o assunto, aqui e em outros fóruns...
Experimentei com temperatura, álcool, estabilizador, enrolar com força ou suavemente... etc.
mas TODOS os papéis grudam na folha de alto brilho! Sem piedade...
Kentmere Fineprint VC
Ilford MGFBWarmtone
ADOX Vario Classic
Secar sobre o pano não é problema, mas eu quero alto brilho.
Será que isso pode ser porque estou usando as pequenas folhas Doran (30x40) na
máquina de 50x60 e, por isso, a tensão/curvatura não está certa?
(Elas custam apenas um terço do preço das folhas para a máquina)
Ficaria muito grato por uma dica
Atenciosamente
Marc
HenningH
Olá, Marc,
Assisti a uma série de testes bastante extensa na casa de um amigo. Conseguimos resultados razoáveis com um banho de Hüte e um banho de Edwal-Superflat. E — o que foi muito importante — os papéis demoraram bastante tempo para se soltarem da folha. Antes, eles estavam colados com uma força incrível, mas depois de 40...50 minutos surgiu aquele estalo tão descrito e a folha se soltou quase sem deixar marcas (e sem quebrar a concha) da película, que antes havia sido tratada com um polidor automotivo muito caro (com grãos de diamante). A temperatura estava relativamente baixa (cerca de 40 °C).
Para mim, pelo resultado (ainda com pontinhos isolados), não vale a pena o esforço e, por isso, continuo secando com o pano... :rolleyes:
Saudações animadas
Henning
MarcS
Olá, Henning,
antes de mais nada, obrigado pela sua resposta; vou tentar usar o Hüter
e, principalmente, esperar mais tempo a 40 graus. O papel já estava seco (ao toque)
após 15 minutos nessa temperatura.
Já li sobre o trabalho que dá e, para minha “felicidade”, não sou só eu que me sinto assim :rolleyes:
Então, vamos continuar
Atenciosamente
Marc