SvenB Oi, alguém já fez a calibração das películas? Vale a pena aumentar a exposição em mais um ponto? Atenciosamente, Sven
Tandemfahren Olá, Sven, Testei o 100 e o 400 e, com o 100, cheguei a 80 com RODINAL, e com o 400, a 250 no A49. Isso não vai te ajudar em nada. Esses são os meus valores no meu revelador com o meu Densi... Essa pergunta — como tantas outras desse tipo — NÃO PODE trazer uma resposta satisfatória. Repetir receitas de cozinha não adianta nada! — além disso, não funciona mesmo. Compre simplesmente um livro sobre sensitometria — há muitos, o clássico “O negativo”, de A. Adams, foi reeditado e é barato — e entenda o que você está fazendo! Isso é demais! Desejo-lhe horas tranquilas com o Dukast Frank
Xenar Olá, Frank, ... o clássico “Negativo”, de A. Adams, foi reeditado...Você tem informações precisas: editora, número ISBN? E as outras duas obras (“O Positivo” e “A Câmera”), elas também foram reeditadas? Desde já, obrigado pela sua resposta. Volker
Tandemfahren Oi, Volker, Os três estão disponíveis, só que em edição de bolso e em inglês, mas tudo bem. Não consigo entender nada dos ISBNs; em “The Print” consta, entre outros, o ISBN 978-0-8212-2187-7 PB, a editora é a Little, Brown and Company em Nova York, e o site se chama bulfinchpress.com (sim, “bulfinch” com um l). Acho que comprei o meu novo no site. Impresso em 2008. “O negativo” aparece por lá de vez em quando, usado. Parece que são bastante procurados. Espero que ajude. Atenciosamente, Frank
Xenar Olá, Frank, Muito obrigado pelas informações. Vou ver se consigo tirar proveito disso. Atenciosamente, V.