Patrick
Olá, recentemente experimentei o seleneto Adox com papel baritado Ilford, mas com uma diluição muito baixa (1/100), pois meu objetivo era apenas prolongar a durabilidade das cópias para arquivamento.
Tenho algumas perguntas a esse respeito: quantas cópias é possível tonificar com a solução de trabalho até que ela perca a eficácia? Dá para perceber quando ela está perdendo o efeito? Quanto tempo a solução de trabalho dura? Eu revelei apenas cerca de 12 cópias 24x30,5 por 10 minutos.
Outra pergunta: a partir de qual diluição começa-se a notar alterações de cor nos papéis Ilford? Em 1/100, não mudou nada. Na embalagem diz a partir de 1/50, mas, pelo que entendi, há grandes diferenças dependendo do papel. Muito obrigado por compartilharem suas experiências!
Tandemfahren
Oi, Patrick,
se você quer apenas melhorar a estabilidade de arquivamento das suas impressões, eu recomendaria o Sistan ou o ADOSTAB, pois com eles não há, de forma alguma, alteração de cor — pelo menos nada que eu consiga perceber. Quanto à estabilidade real das imagens, só poderei te dizer daqui a cem anos...
Eu também uso Adox Selenid (na verdade, deveria se chamar “Selenit”, não é?), mas apenas na diluição 1+9 para intensificar os pretos. O efeito é impressionante, principalmente no Polywarmtone, em cuja defesa o anfitrião aqui está tão empenhado — inscreva-se no projeto Polywarmtone!
Os detalhes nas sombras ficam mais nítidos e a amplitude de contraste aumenta, o tom nos valores baixos esfria (no Polywarm, uma verdadeira maravilha!), mas é preciso tomar cuidado, senão tudo fica alagado e fica vermelho. Portanto, mantenha a temperatura e o tempo sob controle. Eu consigo com 20s.
Refina e molha, aí você ainda pode usar Sistan ou ADOSTAB.
Não sei quanto tempo minha mistura dura, ainda não consegui usá-la toda, e depois de três meses prefiro jogá-la fora, para não mofar ou algo assim.
Desculpa, provavelmente não é a resposta para suas perguntas, mas antes que ninguém diga nada...
Um ótimo ano novo a todos
Frank
Patrick
Frank,
Obrigado pela sua resposta. Já percebi que ainda preciso fazer mais algumas experiências.
Nova pergunta: como você realiza a exposição do papel? Normalmente ou um pouco mais claro?
Sempre tenho medo de que o aprofundamento das sombras resulte em uma imagem muito densa; por isso, até agora nunca me atrevi a tonificar minhas “belas” cópias em 1/10, nas quais muitas vezes passei várias horas para deixá-las do jeito que eu queria...
Patrick.
Tandemfahren
Olá, Patrick!
Você está absolutamente certo, essa questão da exposição é realmente emocionante... É claro que você deve expor a impressão já levando em conta a viragem ao selênio posterior. Eu diria para deixar “um pouco” mais clara, pois, claro, as luzes podem queimar. O selênio não altera nada nessas áreas.
Você se sai melhor se, em vez disso, optar por uma filtragem um pouco mais suave. No entanto, você deve aproveitar ao máximo a escala de tons original do seu papel.
O revelador de selênio amplia a escala em — bem, digamos meio tom, dependendo do papel, para baixo. Você quer transformar o preto em preto-puro, não em preto claro a partir do cinza escuro.
E isso com melhor definição.
O revelamento do papel pode ser representado, assim como no filme, por uma curva característica. A viragem ao selênio torna a curva um pouco mais reta na extremidade escura e a torna mais íngreme; talvez isso ajude na sua compreensão (ajudou a mim).
Mas isso não te poupa de ter que experimentar várias vezes — provavelmente você também vai chorar no travesseiro à noite... eu também ainda não superei isso.
Minha ideia é que, antes da viragem, eu queira ter algumas partes totalmente pretas na imagem, mas mantendo sua extensão bem pequena (dependendo do motivo, é claro).
A viragem então separa melhor os detalhes, sem que os pretos se expandam. O que, com certeza, também acontece se você tonalizar por muito tempo.
Para visualizar o tempo ideal de viragem, também ajuda realizar a exposição de uma escala de cinza em várias tiras de papel e realizar a viragem com tempos diferentes.
Presta atenção em como a reprodução ainda muda após a viragem! A impressão visual DENTRO do banho de viragem não é uma referência!
Além disso, parece que o revelador que você usou também faz diferença. Não consigo entender, mas é assim mesmo. Encontre sua combinação favorita e seja fiel a ela.
A minha: Gottes Papier (Polywarmtone) + Tetenal Variospeed W. E MCP (Gottes Papier) + N113.
Desejo boas noites de revelação
Frank
Patrick
Frank,
Muito obrigado pelas explicações detalhadas, preciso experimentar isso agora mesmo!
Atenciosamente,
Patrick.
GeorgK
Só para constar: não adianta nada retocar depois da viragem ao selênio (o que já era de se esperar, não?).
Georg
Tandemfahren
Olá, Georg,
Na verdade, você está certo. Alguém me deu essa ideia e agora estou fazendo assim, porque não tenho certeza se não vai acontecer alguma coisa se eu deixar de lado. O (segundo) fixador já está lá, então não custa nada a mais. Depois, aplico o Lavaquick e rego.
Mas seria bom se alguém que soubesse pudesse nos informar. No momento, estamos todos apenas supondo.
Provavelmente, um abraço, talvez de
Frank
GeorgK
Olá, Frank,
Na verdade, só é necessário fazer uma fixação posterior se, por exemplo, tiver sido feito um branqueamento prévio para uma tonalização indireta com enxofre. Como não há garantia de que o tonalizador de enxofre transforme toda a prata branqueada em sulfeto de prata, é preciso fixar novamente após a tonalização para eliminar qualquer brometo de prata que possa ter ficado. Pode ser que isso ainda estivesse rondando em algum canto da minha mente.
Na viragem ao selênio, nada é clareado; portanto, definitivamente não é necessária uma fixação repetida. É um desgaste desnecessário para o papel e uma perda de tempo.
Atenciosamente,
Georg