EJG Olá, Gostaria de experimentar o Arcos 100 para fotografias noturnas devido ao seu bom comportamento de Schwarzschild — sem necessidade de prolongar a exposição em relação ao valor medido. Alguém tem experiência com este filme, especialmente com combinações de reveladores? Minha preferência seria X-TOL e revelação rotativa. Talvez alguém saiba os tempos de revelação. Muito obrigado Atenciosamente EJG
mdeutgen Dá uma olhada no site do Jörg Bergs. Pelo que sei, é a descrição mais completa sobre o Xtol.
sgoetzin Olá, Uso o ACROS (KB + MF) + XTOL há 5 anos e recomendo vivamente essa combinação: Aqui estão alguns pontos a serem observados: 1. O XTOL deve ser preparado com água destilada (5 L é o ideal, assim dá para reutilizar o recipiente). Eu uso um agitador magnético, o que facilita muito a dissolução do produto químico. 2. Deixe descansar durante a noite para que o restante do produto químico também se dissolva. 3. Distribua os 5 L em 5 garrafas de 1 litro, enchendo-as até a borda (hermeticamente fechadas). O XTOL dura facilmente 8 meses para mim. 4. O ACROS não chega a 100 ASA. Eu costumo realizar a exposição em 80 ASA (luz difusa) ou 50 ASA (quando há muito contraste). Pessoalmente, uso o XTOL apenas na diluição 1+1. Não tenho experiência com a diluição 1+0. 5. Não faço pré-lavagem do filme. 6. ACROS + XTOL deve ser bem agitado e sacudido. No meu caso, 1 minuto de agitação, 1 minuto de pausa, 4 vezes de agitação; caso contrário, pode ocorrer um revelamento irregular. Resultado: manchas 7. O ACROS é um filme muito adequado para digitalização, especialmente em MF. Espero que isso ajude um pouco, mas, como disse, são minhas experiências pessoais. Outros usuários podem ter uma opinião diferente. Atenciosamente, Serge
Politer Olá, meus parâmetros para os filmes em rolo ACROS e o revelador XTOL 1+1 em revelação rotativa a 22 °C... 06:15 min. Nesse processo, utilizo um pré-lavagem de 5 min. Defino a sensibilidade ISO do filme em 64 ASA. Talvez essa resposta ainda ajude. Atenciosamente, PDM