Olá,
estou pensando em comprar um pequeno kit de flash para estúdio, mas não quero investir muito, pois minha verdadeira paixão é a fotografia de paisagem. Mas, com a chegada da estação mais escura do ano, quero fazer algumas fotos no estúdio. Trabalho com a Kiev 88 (6x6) e com o grande formato 8x10. Quero usar principalmente este último no estúdio, embora, devido à profundidade de campo, seja necessário fechar a abertura para f/11 ou f/16 na maioria das vezes.
Experimentei algumas lâmpadas de luz de fundo Adolight e os refletores correspondentes, mas ficaram muito escuras para o 8x10! Foram 2 Adolight 4500 e 2 Adolight 1600. Com essa iluminação, eu teria que realizar uma exposição de cerca de 3s em f/16...
O que vocês acham? Será que vai funcionar com os flashes Adolight 150? Eles têm potência suficiente para iluminar uma situação típica de retrato? Quantos flashes eu deveria usar ou seria melhor optar logo por modelos mais potentes (e, infelizmente, mais caros, com 400-800 Ws)?
Obrigado pelas dicas!
Matthias
Olá, Matthias!
Não é tão fácil responder a isso, pois depende muito da iluminação que você planeja usar.
Basicamente, os pequenos flashes ADOLIGHT oferecem uma potência de luz bastante “utilizável”.
Mas se você os distribuir por meio de um difusor ou de forma indireta, a abertura útil já fica relativamente pequena (por exemplo, no CHS 100)
Se você precisar de f-stop 11 ou mais, deve optar por um material mais sensível, mas no formato 8x10 isso fica complicado.
Portanto, se você quiser uma (!) luz principal dominante, que seja suave e difusa (caixa de luz ou difusor), deve procurar algo mais potente.
Se você puder e quiser “agrupar” dois ou três ADOLIGHTS (indiretamente em uma parede reflexiva, um difusor ou uma folha fosca), eu recomendaria, sem dúvida, os flashes ADO, porque são superbaratos e têm potência de luz ajustável de forma quase contínua!
Além disso, eles sempre emitem um “bip” simpático quando terminam de recarregar...
Saudações calorosas de Munique: Stefan