Olá, Lichtlicht,
Em termos de medição, o MCC está em linha com os papéis anteriores; no entanto, os parâmetros são determinados relativamente logo após a moldagem.
O MCC original da Agfa, de há mais de 5 anos, está hoje, dependendo do armazenamento, mais ou menos distante do ideal.
Por isso, eu calibraria a embalagem antiga apenas para esgotar o estoque.
Quanto à sua segunda pergunta, preciso dar um pouco mais de detalhes.
A fotografia clássica de halogeneto de prata, comum hoje em dia, baseia-se em sais de prata fotossensíveis, como o iodeto de prata, o cloreto de prata ou o brometo de prata.
Cada um dos tipos listados possui uma sensibilidade absoluta e espectral própria. Todos são ajustados e estabilizados em sua sensibilidade por meio de maturação física e química e, posteriormente, sensibilizados espectralmente, o que, por sua vez, influencia a sensibilidade. Cada tipo de cristal incorpora as propriedades fotográficas desejadas com maior ou menor eficácia.
Além disso, os papéis são maturados/misturados e aplicados em diferentes gradações. Isso, por sua vez, influencia a sensibilidade e a cinética de revelação.
Se eu quisesse projetar um novo papel fotográfico, anotaria em meu caderno de especificações diversas características que exijo do novo papel.
Em seguida, passaria às adaptações para exigir dos meus cristais exatamente o que eu quero. No caso do Multigrade, acrescenta-se ainda a sensibilização ao azul e ao verde para as gradações dura e suave, respectivamente.
No final, dá muito trabalho fazer com que tudo saia exatamente como se queria. Além disso, garantir que um papel tenha exatamente a mesma sensibilidade e a mesma resposta de gradação que o da concorrência foi, provavelmente, muito trabalhoso para todos os envolvidos ao longo dos anos.
Além disso, é claro que alguns dos envolvidos nem sequer seriam capazes, tecnologicamente, de implementar o que está presente, por exemplo, no MCC (precisão dos níveis de gradação, constância na curva característica, sensibilidade total, estabilidade de armazenamento por mais de 5 anos etc.).
Já só por isso sempre existem diferenças, pois não pode ser que o melhor, devido à padronização para o menor denominador comum, tenha que rebaixar sua qualidade ao nível do pior (como é o caso, por exemplo, dos testes de moedas do euro).
Portanto, não é tão simples assim. Como tudo na vida ;-)
Você precisa calibrar primeiro. Depois disso, tudo funciona sozinho.
Atenciosamente,
Mirko
Muito obrigado pela explicação.
Em que pontos o Adox MCC se diferencia do Adox Variotone?
Quando comparo as descrições dos papéis, por exemplo, Adox Variotone vs. Ilford MG(W) vs. Oriental (novo) e agora o MCC 110, fica difícil determinar qual papel tem a melhor qualidade ou a maior capacidade de reprodução (por exemplo, negativos de formato médio).
Recentemente, ampliei um negativo de 35 mm no novo Oriental e no Adox Variotone; visualmente, mal consegui perceber diferença (sem contar a viragem), além disso, o tempo de tonalização do Oriental me pareceu muito longo, enquanto no Variotone é preciso tomar cuidado para não ultrapassar o “pico”,...
Os fanáticos afirmam que o Oriental seria (ou foi) o “melhor dos melhores” só porque Ansel Adams o usava?
Qual papel você recomendaria?
Atenciosamente,
Oliver