andreasdegner
Olá, queridos adeptos da impressão lith!
Depois de um longo período sem praticar, finalmente voltei a fazer impressão lith. Estou gostando muito do Adox Fineprint Vario Classic (bárite). No entanto, com o Easy Lith, é preciso preparar uma solução bastante concentrada (1+10) para que o processo de revelação (com 2 stops de superexposição) não demore mais de 10 minutos. Revelei um 24x30 e preparei cerca de 1 litro de solução (40 ml de A + 40 ml de B + 800 ml de água). Separei metade dessa solução para regeneração. Seria de se esperar que essa solução concentrada permanecesse razoavelmente estável. No entanto, já a segunda impressão é bem diferente da primeira: com exposição idêntica, o contraste na segunda impressão é maior, especialmente o escurecimento máximo. A transição para as sombras também fica mais acentuada. E tive a impressão de que o desenvolvimento infeccioso começa cada vez mais cedo. Para atenuar o escurecimento, adicionei 10 ml de Lith C (sulfito) na terceira impressão. Resultado: a impressão levou quase o dobro do tempo, a intensidade (mas também a densidade máxima) diminuíram significativamente. Os 10 ml provavelmente foram um pouco demais.
Agora chego ao meu problema real: antes da 4ª impressão (de um negativo diferente), adicionei a solução regeneradora (ver acima). O resultado é totalmente insatisfatório, veja a imagem:
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
A falta de densidade máxima certamente se deve ao Lith C. Mas, além disso, a estrutura de revelação parece o chamado “desenvolvimento caótico infeccioso”, de acordo com a ficha técnica de Wolfgang Moersch (sinais disso são “manchas e padrões de densidade irregulares nas luzes e tons médios”). A causa indicada para isso é: “O desenvolvimento caótico infeccioso pode ocorrer com revelador esgotado com alto teor de semiquinona”.
Justamente isso me parece estranho no meu caso: no total, tenho um litro de solução concentrada (1+10) na bandeja de revelação (mais os 10 ml de C) e a capacidade é de apenas 4 folhas 24x30?
A solução ficou em contato por no máximo 3 horas e, no final da sessão de revelação, estava amarelo-claro, portanto certamente não estava esgotada nem totalmente oxidada.
Alguém poderia me explicar meu possível erro de raciocínio ou me dizer como regenerar de forma mais eficaz para obter uma capacidade maior com a mesma quantidade de revelador? Tenho a sensação de que estou desperdiçando revelador lith, ou seja, não o estou utilizando de forma ideal. Será que o papel mencionado é um caso especial devido à quantidade bastante elevada de prata (de acordo com a ficha técnica da ADOX)?
Fico muito grato pelas dicas de vocês!
Atenciosamente
Andreas