MarcS
Olá,
Tenho um problema (apenas) desde alguns rolos:
As tiras de filme (6x6) ficam um pouco mais escuras ou mais claras a partir do meio, com bastante precisão
(exemplo digitalizado em anexo)
Até agora, sempre revelei com 1 minuto de agitação
(HP5, AdoxCHS100, PanF) em Ultrafin Plus ou RODINAL
Após um teste com 3 segundos de agitação, o problema foi resolvido, mas gostaria
de continuar com 1 minuto.
Alguém tem alguma ideia de como esse efeito pode ocorrer?
Muito obrigado
Marc
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
Wolfram
Olá, Marc,
Se todas as fotos estiverem assim, parece que uma das cortinas do obturador está muito lenta...
(A sua câmera MF tem um obturador de fenda?
Então você teria que verificar qual cortina expõe a metade direita ou esquerda da imagem.
O mais lento pode estar um pouco emperrado. (?)
Lembre-se de que a imagem no filme está de cabeça para baixo.
Não parece que o cartucho esteja com defeito.
O que é aquele “tridente” à esquerda no céu?
É um erro na sua foto ou surgiu depois?
Espero ter ajudado.
Atenciosamente,
Wolfram
Urnes
Olá, Marc,
bem, se você me perguntar, eu diria que seu frasco está apenas meio cheio e que a parte que está no revelador é revelada com mais intensidade.
Atenciosamente, Sven.
MarcS
Olá, Marc,
Se todas as fotos estiverem assim, parece que a cortina do obturador está muito lenta...
O que é aquele “tridente” à esquerda no céu?
Atenciosamente,
Wolfram
Olá, Wolfram,
já verifiquei o obturador também, pensei nisso,
mas não é isso, é uma Hassel (obturador central)...
A “tridenta” deve ser resultado de uma secagem apressada, eu acho,
por causa da rápida detecção de erros
Olá, Sven,
nunca alterei as quantidades e elas estão como devem estar
(500 ml de JoboDose) Ultrafin Plus 1+4 / RODINAL 1+25
Será que poderia ser por causa da remoção da fita adesiva do filme?
Às vezes deixo a fita colada, outras vezes talvez a tenha arrancado
com muita força? De qualquer forma, nunca tive esse problema antes
e se eu agitar por 3 segundos, também fica tudo bem.....
Atenciosamente, Marc
StefanCaspari
Olá, Marc!
Tenho quase certeza de que o problema está no processo de revelação.
O lado “mais escuro” do negativo (ou seja, o mais claro do positivo) é também o lado que fica na parte de baixo da lata?
Tenta fazer uma revelação por rotação (basta rolar a lata para frente e para trás sobre a mesa do laboratório).
A lata com a quantidade de líquido que você escolheu está realmente cheia até a borda superior da espiral do filme?
Atenciosamente: Stefan
Wolfram
Olá, Marc,
Quanto ao obturador central, também não consigo pensar em mais nada.
Então, provavelmente o problema está mesmo no revelamento...
Você usa rotação, agitação ou virada?
TODOS os negativos estão assim?
Atenciosamente,
Wolfram
Xenar
Olá, MarcS,
Sua Hasselblad com obturador central (na lente) possui um obturador auxiliar à frente do plano do filme (= à frente do cartucho). Pelo que sei, ele é composto por duas partes (metades?), que se retraem para dentro (antes do obturador central abrir) e se abrem novamente (depois que você solta o botão do obturador). Se uma das metades demorar um pouco para se dobrar para dentro, você perderá um pouco de luz nessa metade do negativo (ou seja, o negativo ficará mais claro e o positivo, mais escuro).
No entanto, isso não explicaria por que o erro não ocorre quando a inclinação é constante...
Atenciosamente,
Volker
Wolfram
Olá,
Ah, você está inclinando.
Você leu a quantidade errada na escala?
Tambor novo?
Mas você não começou a fazer isso ontem.
Pelo menos parece que o revelador está molhando mais a metade...
Infelizmente, laboratório não é muito a minha praia.
É covardia, mas eu mando revelar.
E na época em que eu ainda revelava meus filmes sozinho, eu trabalhava com rotação...... .
Nisso eu não posso te ajudar.
Estou curioso para ver o que vai sair disso.
Atenciosamente,
Wolfram
MarcS
Primeiramente, muito obrigado pelas sugestões,
já disparei 3 HP5 com a mesma exposição e o mesmo motivo
1) 1 min (inclinar 10 s a cada minuto) 9 minutos (o problema voltou)
2) 30 s (inclinar 10 s a cada 30 segundos) 7 minutos (o problema desapareceu)
3) 3 seg. (inclinar a cada 3 segundos, ou seja, o tempo todo... Ufa) 5 minutos (problema resolvido)
Todos a 20 °C / Ultrafin Plus / Lata cheia e nova / Revelação 5 min. / Enxágue Ilford
Não entendo, mas parece que simplesmente não consigo ficar com 1 minuto?
Atenciosamente
Marc
MirkoBoeddecker
Olá, Marc,
Alguém já perguntou acima qual valor você leu na lata.
Existe, afinal, um número “que é o que deve ser” para a inclinação e um número “que é o que deve ser” para a rotação.
A quantidade de enchimento para a rotação não é suficiente para a inclinação!
Pelo fato de o problema desaparecer com mais movimento, na minha opinião, tudo indica que há pouco revelador na lata.
O teste é simples:
- Coloque o rolo de filme vazio no tanque
- Encha com água até que o filme fique totalmente submerso
- Despeje a água em um proveta graduada e leia o valor
- Compare o valor com a “quantidade correta”
- Se necessário, substitua por essa “quantidade correta” no futuro
Atenciosamente,
Mirko
MarcS
É meio constrangedor, mas parece que a solução do enigma é:
Descuido e reforma da cozinha...
Há duas semanas, guardo os produtos químicos em uma despensa (três paredes frias,
e também esfriou um pouco nos últimos dias)
A água está a 20 graus, coloquei o revelador frio e
não mexi (já que vai ser misturado de qualquer jeito...)
O líquido frio, claro, vai para o fundo!!!
Simplesmente não pensei que, com o novo local de armazenamento, o revelador, que antes tinha exatamente
e, após um teste com revelador na temperatura correta,
a variante de 1 minuto com inclinação também funciona...
......desculpem pelo alvoroço por nada
Atenciosamente
Marc
ps...preparação de revelador 500 ml no Jobo1520 (ou seja, cheio até a borda)
Wolfram
Oi, Marc,
Mas é uma solução barata!
E isso com certeza nunca mais vai acontecer com você.
Mas foi corajoso da sua parte ter admitido isso.
Atenciosamente,
Wolfram
TR
ps...500 ml de revelador na Jobo 1520 (ou seja, cheia até a borda)
Encher até a borda não adianta nada se você deixar a lata de cabeça para baixo a cada duas vezes que a inclina (parte do revelador escorre para a tampa e fica faltando no “Für”). Você também costuma deixar sua lata de cabeça para baixo? Esse é exatamente o erro que cometi durante anos, embora uma frequência maior de inclinação, como no seu caso, compense isso.
MirkoBoeddecker
Olá, Marc,
Hmm, ainda não estou totalmente convencido.
A transição de uma densidade mais baixa para uma mais alta na digitalização mostrada está representada com uma grande nitidez.
Não consigo imaginar que exista um limite de temperatura tão preciso no teu revelador depois de ele ter sido vertido na lata.
Isso acaba se misturando. Mesmo depois de cada agitação. Para isso, o seu revelador teria que formar emulsões com soluções diferentes que não se misturam (por exemplo, óleo e água). Reveladores não contêm substâncias desse tipo.
Para mim, tudo isso continua sendo um mistério.
Atenciosamente,
Mirko
MarcS
Olá, T.R. e Mirko,
É verdade, essa questão da temperatura foi um resultado fortuito e a dica
do T.R. também faz sentido!
Não consigo mais lembrar onde, mas a variante de “virar de cabeça para baixo
a cada duas inclinações” eu li em algum livro e
apliquei de forma irregular, dependendo do tempo de revelação.
Talvez seja também uma “cadeia” de fatores...
O último revelamento com temperatura exata e a lata no chão
funcionou de novo, espero que continue assim
Muito obrigado
Marc
TR
e a dica
do T.R. também se aplica!
Então, presumo que seja por isso. Como já disse, por um tempo fiquei tão perdido quanto um boi diante do portão, e meus negativos pareciam muito com os seus (transição brusca), até que parei de deixar a lata de cabeça para baixo. Sempre se fala em inclinar, mas raramente se sabe exatamente como isso deve ser feito.
Aqui
, bem no final, foi onde eu cheguei (não faz muito tempo) à solução do enigma.
Atenciosamente, Thomas
StefanCaspari
e a dica
do T.R. também se aplica!
Então, presumo que seja por isso. Como já disse, por um tempo fiquei tão perdido quanto um boi diante do portão, e meus negativos pareciam muito com os seus (transição brusca), até que parei de deixar a lata de cabeça para baixo. Sempre se fala em inclinar, mas raramente se sabe exatamente como isso deve ser feito.
Aqui
, relativamente mais atrás, eu cheguei à solução do enigma naquela época (não faz tanto tempo assim).
Atenciosamente, Thomas
Olá, Thomas!
Parece bem aventureiro “colocar a lata de cabeça para baixo a cada duas inclinações” — não consigo entender totalmente para que isso serve...
Mas talvez, por causa desse fenômeno, devêssemos explicar o processo normal de inclinação:
1. A quantidade de revelador deve ser suficiente para que o filme na espiral fique completamente (!) coberto com a lata na posição vertical. Ao mesmo tempo, deve haver ar suficiente na lata para que, ao incliná-la, o revelador possa realmente girar dentro dela.
2. A mistura de revelador deve ser preparada e temperada antes (!) de ser colocada na lata.
3. Despeje rapidamente e comece a cronometrar quando o revelador estiver totalmente vertido;
feche imediatamente (!) a tampa e bata várias vezes na parte inferior da lata com a palma da mão, ou bata a lata contra uma superfície de apoio, para remover as bolhas de ar aderidas ao filme e molhá-lo uniformemente.
4. Em seguida, incline imediatamente várias vezes para distribuir o revelador uniformemente na emulsão na fase inicial.
5. Em seguida, execute o ritmo de inclinação escolhido.
6. Após o revelamento, esvazie rapidamente (!) e, de preferência, despeje o banho de parada também rapidamente, para que não ocorram revelamentos irregulares ou faixas de escoamento.
Somente quando o revelamento estiver concluído é que se pode prosseguir de forma um pouco mais “descontraída” com o fixador.
Cordiais saudações de Munique: Stefan
TR
5. Em seguida, execute o movimento de inclinação escolhido.
Bem, mas como é que a inclinação funciona na prática? ;)
Para mim, inclinar significa alterar a posição em 90° ou 180°. Mas seria mais correto dizer “inclinar, voltar e pousar”.
Na verdade, o método totalmente errado de ficar de cabeça para baixo funcionou para mim durante anos, mas apenas com um ritmo de inclinação elevado e em filme de 35 mm.
StefanCaspari
5. Em seguida, execute o movimento de inclinação escolhido.
Bem, mas como é que a inclinação funciona na prática? ;)
Para mim, inclinar significa mudar a posição em 90° ou 180°. Mas seria melhor dizer “inclinar, voltar e pousar”.
Na verdade, o método totalmente errado de ficar de cabeça para baixo funcionou para mim durante anos, mas apenas com um ritmo de inclinação elevado e em filme de 35 mm.
Olá, Thomas!
Você deve inclinar pelo menos 90° para que algo aconteça na lata.
Mas não importa o que você faça, deve sempre fazer da mesma maneira para obter resultados repetíveis.
Atenciosamente: Stefan
cfb_de
Bem, mas como é que se faz isso na prática? ;)
Para mim, "inclinar" significa mudar a posição em 90° ou 180°. Mas seria mais correto dizer "inclinar, voltar à posição original e pousar".
Olá, Thomas,
na verdade, seria muito útil se os fabricantes das latas projetassem suas tampas com formato hemisférico! Assim, a questão de “virar de cabeça para baixo” não se colocaria mais ;)
“
Inclinar
” é “
girar
pelo menos uma vez em torno de um eixo horizontal (um cilindro tem infinitos eixos) em 180° e voltar”. Eu faço esse movimento duas vezes no total por cada “inclinar”, mas também uso tempos de revelação adaptados a isso (por isso, os tempos de revelação que indico não são necessariamente aplicáveis a outros).
Atenciosamente,
Franz