joram
Olá!
Estou com um problema: alguns dos meus rolos de filme apresentam listras estranhas após a exposição, que são visíveis principalmente nas bordas, e que não são causadas por uma câmera com vazamento, já que tanto a Leica da minha namorada quanto a minha Canonet GIII QL19 costumam realizar exposições excelentes. Sem listras.
Por isso, atribuo isso ao processo de revelamento.
Não me lembro exatamente quais filmes eram, mas revelo principalmente com RODINAL, X-Tol e, antes disso, D76, na maioria Fomapan e Neopan 400, muitas vezes com sensibilidade aumentada para 800 ou 1600. Depois, fixo com Adofix ou Ilford Rapidfix (admito que o frasco é de um mercado de pulgas, mas já funcionou sem problemas).
Agito cerca de 2 a 3 vezes por minuto; no verão, a temperatura ficava em torno de 25 graus, e no resto do tempo, em 20 graus Celsius.
E agora um conhecido meu também está tendo esses problemas; ele revela com T-Max e realiza a exposição com uma Leica M4, que funciona perfeitamente e acabou de sair da CLA.
Talvez alguém aqui tenha uma ideia do que possa estar causando isso.
bernhardmangelsgmxde
vai ser um pouco difícil chegar ao fundo da questão...
StefanCaspari
Olá, Joram,
Descreve essas listras com mais detalhes:
elas seguem no sentido longitudinal, ou seja, na direção do filme, ou são transversais ou diagonais?
São mais claras ou mais escuras que o negativo? São finíssimas ou um pouco mais grossas? Têm bordas nítidas ou difusas e suaves?
Você tem um ou mais rolos de filme na lata, etc.?
Só assim será possível tentar investigar as causas.
Atenciosamente: Stefan
uworischki
Olá, Joram,
talvez você possa digitalizar um negativo/positivo?
isso facilitaria bastante as coisas...
Atenciosamente, Uwe
Andreas_23
Olá, joram,
Sem uma imagem de exemplo, é realmente difícil identificar o problema.
Atenciosamente,
Andreas
joram
Vou digitalizar as imagens em questão assim que possível e publicá-las aqui. Infelizmente, estou muito ocupado no momento, mas obrigado pela ajuda rápida ;)
piu58
Tiras de brometo? Um negativo mais denso sob cada orifício de perfuração?
Movimento insuficiente durante o revelamento!
MarcS
Parece interessante, será que essas “listras” se parecem
com as do meu tópico?
[topic="0"]http://www.fotolaborforum.eu/index.php?showtopic=2204[/topic]
Atenciosamente
Marc
joram
Desculpem minha longa ausência, eu estava ocupado.
As listras já não aparecem há algum tempo e provavelmente são resultado de uma combinação de movimento ausente, insuficiente ou incorreto e fixador velho. O fixador está novo, e agora agito levemente a lata para que não haja apenas um movimento vertical do revelador, mas também um leve movimento lateral. Desde então, os negativos estão perfeitos.
andreasdegner
Olá,
Tive problemas semelhantes na minha última revelação de filme (Delta 100 em Ilfosol-S 1+9, 6 min, 20°). Na imagem a seguir, é possível ver, principalmente no céu à direita, listras verticais de densidade variável.
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
Além disso, notei neste filme que muitos contornos estão extremamente desfocados. Isso não pode ser devido a um foco incorreto, já que a borda preta (que, na verdade, deveria estar nítida) também está afetada.
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
Revelei com o ritmo habitual de 10 segundos por minuto. Na vossa opinião, isso se deve ao revelador ou pode ser também o fixador? Já li em outro lugar que o Ilfosol pode se deteriorar rapidamente. O filme também me parece estar sub-revelado.
Ficaria muito grato por dicas!
Cumprimentos
Andreas
StefanCaspari
Olá,
tive problemas semelhantes na minha última revelação de filme (Delta 100 em Ilfosol-S 1+9, 6 min, 20°). Na imagem a seguir, é possível ver, principalmente no céu à direita, listras verticais de densidades diferentes.
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
Além disso, notei neste filme que muitos contornos estão extremamente desfocados. Isso não pode ser devido a um foco incorreto, já que a borda preta (que, na verdade, deveria estar com nitidez) também está afetada.
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
Revelei com o ritmo habitual de 10 segundos por minuto. Na vossa opinião, isso se deve ao revelador ou pode ser também o fixador? Já li em outro lugar que o Ilfosol pode se deteriorar rapidamente. O filme também me parece subrevelado.
Ficaria muito grato por dicas!
Atenciosamente,
Andreas
Olá, Andreas!
Você poderia postar novamente uma digitalização em que se veja todo o negativo, incluindo a máscara de borda?
Pelo que vejo nas listras na cópia 28_18, isso não tem necessariamente a ver com o revelador; poderia(!) ser também uma irregularidade na emulsão. Para isso, porém, seria necessário ter uma comparação de tamanho com o negativo inteiro.
Considero que o efeito desfocado na borda 128:Rand seja um problema de resolução da digitalização (também aqui seria útil uma comparação de tamanho).
StefanCaspari
Olá de novo!
Diz aí: para um Delta 100, isso tudo me parece incrível; acabei de perceber que dá para ver o negativo inteiro.
E mais uma pergunta: você digitalizou o negativo ou uma ampliação dele?
Acho que é uma ampliação (por causa dos arranhões finos, brancos e com nitidez, que têm uma estrutura diferente do resto do grão).
Atenciosamente, Stefan
andreasdegner
Olá de novo!
Diz aí: para um Delta 100, isso tudo me parece incrível; acabei de perceber que dá para ver o negativo inteiro.
Acho que é uma ampliação (por causa dos arranhões finos, brancos e com nitidez, que têm uma estrutura diferente do resto do grão).
Olá, Stefan!
Adivinhaste errado — é uma digitalização do negativo com uma resolução bastante alta (Reflecta Crystal Scan, 3600 dpi). Mas tens razão, também me parece muito impressionante. Aliás, a imagem enviada parece mais granulada do que realmente é, quando a vejo no Photoshop. Por isso, as listras verticais no canto superior direito do céu também não são tão visíveis. Elas ficam mais visíveis enquanto a imagem carrega, logo após clicar nela.
A ampliação do recorte não foi salva em boa qualidade. Aqui está ela novamente:
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
Para comparar a granulação, aqui está outro recorte de um Delta100 diferente na mesma escala de ampliação:
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
É realmente uma diferença.
A nitidez da borda não é um problema de resolução do scanner. Dá para ver que a estrutura de grãos mais fina também é reproduzida. E nas minhas outras digitalizações de negativos, a borda está, na verdade, sempre nítida.
Estou bastante perplexo...
Atenciosamente,
Andreas
StefanCaspari
Olá de novo!
Diz aí: para um Delta 100, isso tudo me parece incrível, acabei de perceber que dá para ver o negativo inteiro.
Olá, Stefan!
Adivinhaste errado — é uma digitalização do negativo com uma resolução bastante alta (Reflecta Crystal Scan, 3600 dpi). Mas tens razão, também me parece muito impressionante. Aliás, a imagem enviada parece mais granulada do que realmente é, quando a vejo no Photoshop. Por isso, as listras verticais no canto superior direito do céu também não são tão visíveis. Elas ficam mais visíveis enquanto a imagem carrega, logo após clicar nela.
A ampliação do recorte não foi salva em boa qualidade. Aqui está ela novamente:
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
Para comparar a granulação, aqui está outro recorte de um Delta100 diferente na mesma escala de ampliação:
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
É realmente uma diferença.
A nitidez da borda não é um problema de resolução do scanner. Dá para ver que a estrutura de grãos mais fina também é resolvida. E nas minhas outras digitalizações de negativos, a borda está, na verdade, sempre nítida.
Estou bastante perplexo...
Atenciosamente,
Andreas
Olá, Andreas!
Tens razão, é realmente uma diferença enorme!
Diz-me, esse motivo de montanha em questão é mais duro ou suave, denso ou fino?
Se bem me lembro, escreveste que ele parece subrevelado — mas isso não se encaixaria com essa granulação, pois a subrevelação evita justamente a formação de grãos de prata grandes ou aglomerados de grãos...
Mais uma pergunta: será que esse filme está pré-exposto: calor, vapores químicos, raios X etc.?
Isso poderia explicar essa granulação realmente intensa para um Delta 100.
Macbeth
Posso te dizer com toda certeza qual é o problema:
O filme foi enrolado de forma errada nas espirais de revelação.
- Isso já aconteceu comigo também.
Atenciosamente,
Macbeth