Olá, Wolfgang,
Obrigado pela citação. Como já disse, estou tentando seguir essa linha.
Só que as diferentes indicações me deixam um pouco confuso:
No site ADOX.de fala-se em 1+7 e 1+15
Na loja fala-se em até 1+19
A documentação da Agfa menciona 1+11, além disso, de forma muito detalhada
sobre uma solução-mãe que se deve preparar, a partir da qual se
diluirá posteriormente.
E até agora tenho seguido a Agfa.
O que me incomoda um pouco é que, com o próprio revelador, não são fornecidos
dados aos quais se possa recorrer.
Mas, mais uma vez, obrigado a todos
Seu Gert
Olá, Gert,
talvez te ajude o que a Agfa escreveu sobre a diluição econômica logo após o lançamento dos concentrados líquidos NEUTOL, há quase 40 anos:
"As diluições econômicas permitem um trabalho particularmente econômico quando se processam diariamente grandes quantidades de fotos e, portanto, o conteúdo da cuba se esgota rapidamente. Embora as diluições econômicas resultem em soluções menos duradouras, elas permitem, em operações em massa com trabalho rápido e grande arrastamento do revelador, uma utilização completa do rendimento e, consequentemente, custos de revelação particularmente baixos. No interesse de uma alta consistência do trabalho, a quantidade de revelador arrastada deve ser compensada várias vezes ao dia por meio de reabastecimento com a mesma solução. Esse modo de trabalho leva a uma excelente uniformidade do revelamento. Rendimento com diluição econômica: cerca de 4 m² por litro. Prazo de validade da diluição econômica: deve ser consumida em um dia. Tempo de revelação: 1,5 a 2 minutos."
Atenciosamente, Wolfgang