v-toya
Olá,
Hoje revelei filmes Kodak Tri-X de formato médio e observei o seguinte:
Um foi revelado com D76 (preparado ontem) na proporção 1+1.
O outro foi revelado com RODINAL na proporção 1+25.
O interessante foi que, ao despejar o RODINAL, saiu um líquido roxo da lata de revelador.
Com o D76, o líquido que saiu era transparente?
Os negativos revelados com D76 ficaram com uma coloração roxa, enquanto os revelados com RODINAL ficaram transparentes, sem cor.
Por que isso aconteceu? Vocês têm alguma ideia?
Estou curioso para ver como ficaram as fotos depois de digitalizar os negativos.
Obrigado e abraços, Martin
cfb_de
Olá, Martin,
isso é a proteção contra a luz ambiente. Com o RODINAL, ela sai; com o D76, ela permanece e deve ser clareada e removida durante a fixação. Que tipo de fixador você usa, já que os filmes continuam com uma tonalidade violeta depois disso?
Atenciosamente,
Franz
v-toya
Tetenal Superfix ...... 9 minutos
E já a próxima pergunta: é possível fazer uma nova fixação? Talvez com outro fixador?
Wolf_XL
Tetenal Superfix ...... 9 minutos
E já a próxima pergunta: é possível refazer a fixação? Talvez com outro fixador?
...nove minutos para fixar me parecem um exagero considerável — com fixador novo, não é necessário mais do que dois ou três minutos. Tempos de fixação mais longos são necessários apenas para filmes de cristal plano, como, por exemplo, o Kodak TMäe ou o Ilford Delta. Para remover completamente a proteção contra halos, não é preciso fixar o filme novamente — basta expô-lo ao sol por algum tempo. Fora isso, tive as melhores experiências com o método de lavagem da Ilford para remover a proteção contra halos — nem mesmo a proteção mais resistente resiste a esse método...
Klaus_H
A coloração rosada que permanece em alguns filmes após a fixação pode ser removida com segurança por meio de um banho em um produto auxiliar de lavagem (por exemplo, da Moersch). Não considero sensato fixar por mais tempo do que o necessário.
Atenciosamente,
Klaus
cfb_de
Olá, vocês três,
Sim, é possível refixar. Sim, também dá para fazer isso com outro fixador (eu, por exemplo, uso o Amaloco X55). E, como o Wolf e o Klaus já disseram, existem soluções mais simples. Um auxiliar de hidratação alcalino ou — especialmente agora, de forma muito simples — o clássico banho de sol na janela voltada para o sul.
Atenciosamente,
Franz
Gawan
D76/ID11 vs. RODINAL com um TriX
Caros amigos da fotografia;
na verdade, acabei de me deparar com este artigo e foi por isso que me cadastrei no fórum. - Meu irmão e eu usamos o TriX há muito tempo, há cerca de 25 anos, e só temos elogios a fazer! Pois ele não é apenas “rápido”, mas também parece ter um alto teor de prata e, por isso, é rico em nuances!
Nós, como fãs de grãos finos, sempre o revelamos apenas em Microdol-X, conforme indicado nas instruções, talvez por mais meio minuto. Revelações a temperaturas mais altas parecem resultar em um negativo ainda mais suave e com transições mais graduais; ou seja, é melhor revelar a 24-25°C do que apenas a 20-21°C — ajustando o tempo de revelação.
Rodinal e D76/ID11: na minha opinião, são tipos de reveladores muito diferentes; conhecemos os dois. O RODINAL é como o HC-110, um revelador versátil com o qual não se pode errar, que tem validade de mais de 20 anos — e provavelmente ainda produz bons resultados em Marte, mas não os melhores! - O D76/ID11 pertence mais ao grupo específico dos reveladores de grão fino. No entanto, há sempre exceções — surpreendentes.
Após um teste antigo, revelamos muitos rolos Panatomic-X (Kodak, 16 DIN, filme P&B) da época com RODINAL; e essa combinação realmente proporcionou resultados muito bons. Mais tarde, porém, mudamos para o “original”, a combinação de Panatomic e Microdol. O Plus-X funcionava bem com D76/ID11; não tanto com RODINAL. Hoje, por exemplo, revelo o maravilhoso Plus-X apenas em Microdol, seguindo as instruções. No entanto, eu nunca revelaria um TriX com RODINAL, pois, segundo nossa observação, essa combinação não é adequada.
De maneira geral, nossa observação foi basicamente esta: no que diz respeito a filmes e/ou reveladores, existem apenas “tendências”; mas há combinações muito boas de filmes específicos com reveladores específicos.
Atenciosamente,
Gawan