KB1984
Oi!
Eu reduzi a sensibilidade do rolo de filme 120 Rollei RPX 400 para 200 ASA. Agora, gostaria de revelá-lo em Xtol, mas não consigo encontrar informações precisas. Mesmo na ficha técnica da própria Rollei não há indicações sobre essa redução, exceto que ela é possível. Em outros sites, li que 10-15% do tempo original para ASA 400 deve ser suficiente como tempo de revelação com redução.
Alguém poderia me dar mais detalhes sobre isso, ou alguém já reduziu esse filme para 200?
Atenciosamente,
Bartosch
Wolf_XL
... bem, uma abordagem extremamente estranha... Quando quero fazer um push ou um pull — seja por que motivo for —, ou utilizo uma combinação já documentada, ou tenho que me preparar para descobrir tudo sozinho... A confiança na comunidade da internet já está assumindo, em alguns casos, contornos bastante grotescos...
TR
Olá, como você mediu a exposição? Ou tem certeza de que expôs o filme a luz demais? Se, em cenas com contraste muito alto (luz forte), você expôs com base nas sombras, eu recomendaria reduzir o tempo de revelação pelo divisor 1,3. Muitas vezes, porém, isso nem é necessário. Ou seja: basta revelar normalmente.
KB1984
Obrigado pelas respostas de vocês.
Foi uma decisão bem espontânea... talvez espontânea demais :-)
Em termos de iluminação, era uma hora antes do pôr do sol, com o céu ligeiramente nublado. Fiz a exposição principalmente com base nas sombras da paisagem.
Acho que, em vez de 9 minutos em Xtol Stock/ISO 400, vou tentar com 7 minutos e 30 segundos.