Olá, pessoal,
Comecei há dois meses a ampliar fotos em preto e branco e agora me deparei (entre outros) com o seguinte problema: após o revelamento, aparece no papel uma área interna mais exposta, ou seja, mais escura. Parece quase como se tivessem sido projetadas sombras sobre as rodas. Também me parece um pouco mais acentuado à esquerda do que à direita...
Também não vejo nenhuma mudança em séries de exposição com outras aberturas de diafragma :(
Uso o ampliador preto e branco Kaiser VC 60 com lente Nikkor.
Dêem-me algumas dicas.
Desde já, obrigado!
Jürgen
Olá, Jürgen!
Pelo que parece, você tem um ampliador com iluminação por condensador.
Nesse caso, você precisa ajustar a iluminação, ou seja, ajustar a lâmpada opal de forma que o negativo seja iluminado uniformemente.
A melhor maneira de fazer isso é focar em uma área de pelo menos 18x24, depois, sem o negativo e com a luz reduzida, ajustar a lâmpada de forma que toda a área fique iluminada uniformemente (o ideal é projetar sobre um papel branco).
Se quiser ter certeza absoluta, verifique cada ponto da superfície de projeção com o Beli ou faça a exposição de um papel fotográfico em cinza médio; assim você verá com exatidão se tudo está uniformemente cinza ou se precisa fazer um reajuste.
Atenciosamente: Stefan