StefanDietrich
Olá a todos,
Ao ampliar negativos, já é possível conseguir bastante com a técnica de sobre-exposição e o uso do filtro de luz. Mas e se, nesse retrato que de resto é impecável, a abertura da lente tivesse sido um ou dois degraus maior no momento da captura? Existem maneiras de criar um efeito de desfocagem parcial (neste caso específico, no fundo da imagem) ao fazer a impressão em papel?
Agradeço sugestões e possíveis abordagens!
Atenciosamente,
Stefan
bernhardmangelsgmxde
Eu mesmo nunca fiz isso, mas lembro de ter ouvido falar de uma placa de vidro e vaselina.
Atenciosamente
Bernhard
StefanCaspari
Olá, Stefan!
Eu também nunca tentei isso, mas acho que poderia funcionar de maneira semelhante à reexposição através de uma máscara perfurada.
Para isso, você pega uma grande placa de vidro e deixa uma área livre mais ou menos no meio, seguindo o contorno da parte da imagem que deseja reproduzir com nitidez.
Ao redor, você passa vaselina na placa (com uma camada mais ou menos espessa — experimente — comece com uma camada bem fina!).
Em seguida, você realiza a exposição do papel, balançando levemente a placa de vidro. (as partes de nitidez da imagem passam pelo segmento sem vaselina)
Em seguida, realiza novamente a exposição das áreas que foram previamente expostas pela camada de vaselina com uma máscara perfurada, para complementar a quantidade de luz que faltava.
É um trabalho bem minucioso e cheio de testes, mas vale a pena!
Atenciosamente: Stefan
StefanDietrich
Muito obrigado a vocês dois pelas respostas! O princípio faz sentido para mim e me lembra aqueles filtros difusores caseiros para câmera (que, no entanto, também ainda não experimentei). Ainda não tenho certeza se vou tentar essa brincadeira, parece um pouco bagunçado para mim, e algo como vaselina perto de negativos/ampliações... isso me dá arrepios... ;-)
Abraços e um fim de semana tranquilo!
Stefan
Urnes
Olá, Stefan,
Como alternativa, também dá para fazer a exposição usando uma meia de náilon. Basta cortar um buraco no meio. O que eu sempre acho legal é fazer 50% da exposição normalmente e 50% através de um pedaço de papel branco. Mas, normalmente, isso se aplica à imagem inteira. Mas também dá para cortar um buraco no papel e, para evitar manchas circulares, talvez colocar um vidro com um pouco de distância entre eles.
Atenciosamente, Sven.
TR
Teoricamente, não seria possível, depois de ter feito o desbranque total de tudo o que deve ficar desfocado, desfocar a lente, corrigir a cabeça na coluna para que a escala volte a ficar correta e, assim, reexpor a área desbranqueada anteriormente (desta vez, desbranqueando completamente a área que já estava nítida)?
No entanto, fica difícil acertar a escala de reprodução correta novamente. O que vocês acham?
Hoddy
Olá a todos,
Ao ampliar negativos, já se consegue um ótimo resultado com a técnica de sobre-exposição e o uso do filtro de sombreamento. Mas e se, nesse retrato que de resto é impecável, a abertura da lente tivesse sido um ou dois degraus maior no momento da captura? Existem maneiras de criar um efeito de desfocagem parcial (neste caso específico, no fundo da imagem) ao fazer a impressão em papel?
Ficaria muito grato por sugestões e possíveis abordagens!
[color="#0000FF"]Eu uso um bastidor redondo com um pedaço de meia de náilon (do tipo mais fino) esticado nele, com um orifício correspondente ao motivo, servindo como máscara de orifício para o sombreamento. Funciona também com filme colorido sem correção de filtro, pois a cor da meia se assemelha bastante à máscara do filme.
Sem o orifício, o efeito fica muito jovem em mulheres com traços faciais mais maduros. Utilização durante cerca de um terço do tempo de exposição. Não é necessária reexposição.
Atenciosamente,
Waldo
(com 10 anos de experiência em retratos como semiprofissional)