Zeze
Olá a todos,
Estou procurando uma combinação de revelador e filme que produza resultados homogêneos com granulação grossa, de preferência em filme em rolo. Também podem ser produtos que eu possa comprar na Impex :)
Minha antiga mistura era com Tmax 3200 e RODINAL, mas o antigo da Agfa. Infelizmente, não sei como funciona com o RODINAL atual, estou completamente por fora desse assunto e estou recomeçando do zero — é assim que estou me sentindo no momento em relação à câmara escura :/
Também gostaria de saber da opinião dos colegas do fórum sobre como funciona na prática com os filmes ADOX CHS: também aqui, qual combinação de revelador traz bons resultados no que diz respeito à revelação. Estou mais interessado em negativos que possam ser revelados bem; a digitalização não é minha prioridade; se for digitalizar, prefiro digitalizar a imagem revelada. No Flickr, vi muitos negativos CHS digitalizados, mas, como disse, como fica a revelação?
Agradeço qualquer dica :)
Sobre mim, já que este é meu primeiro post: após um trabalho de câmara escura que considerei bem-sucedido, há cerca de 2,5 anos, abandonei o lado negro da força e me voltei para a fotografia digital; os sensores full-frame tornaram isso possível. Como naquela época eu também comecei a revelar fotos coloridas e isso só me frustrava, a fotografia digital veio na hora certa.
Para resumir todo o resto da minha jornada de volta: estou novamente onde mais gostava e onde volto a gostar. Por assim dizer, de empurrar o mouse de volta a empurrar a cuba :(
Aguardo ansiosamente por eventuais respostas e dicas
Dieter
bernhardmangelsgmxde
Olá,
Pelo que sei, o RODINAL antigo é igual ao novo.
Atenciosamente,
Bernhard
Olá a todos,
Estou procurando uma combinação de revelador e filme que produza resultados homogêneos de granulação grossa, de preferência em filme em rolo. Também podem ser produtos que eu possa comprar nas lojas de fotografia :)
Minha antiga mistura era com Tmax 3200 e RODINAL, mas o antigo da Agfa. Infelizmente, não sei como funciona com o RODINAL atual, estou completamente por fora desse assunto e estou recomeçando do zero — é assim que estou me sentindo no momento em relação à câmara escura :/
Também gostaria de saber da opinião dos colegas do fórum sobre como funciona na prática com os filmes ADOX CHS: também aqui, qual combinação de revelador traz bons resultados no que diz respeito à revelação. Estou mais interessado em negativos que possam ser revelados bem; a digitalização não é minha prioridade; se for digitalizar, prefiro digitalizar a imagem revelada. No Flickr, vi muitos negativos CHS digitalizados, mas, como disse, como fica a revelação?
Sobre mim, já que este é meu primeiro post: após um trabalho de câmara escura que considerei bem-sucedido, há cerca de 2,5 anos, abandonei o lado negro da força e me voltei para a fotografia digital; os sensores full-frame tornaram isso possível. Como naquela época eu também comecei a revelar fotos coloridas e isso só me frustrava, a fotografia digital veio na hora certa.
Para resumir todo o resto da minha jornada de volta: estou novamente onde mais gostava e onde volto a gostar. Por assim dizer, de empurrar o mouse de volta a empurrar a cuba :(
Dieter
StefanCaspari
Olá a todos,
Estou procurando uma combinação de revelador e filme que produza resultados homogêneos com granulação grossa, de preferência em filme em rolo. Também podem ser produtos que eu possa comprar nas lojas de fotografia :)
Minha antiga mistura era com Tmax 3200 e RODINAL, mas o antigo da Agfa. Infelizmente, não sei como funciona com o RODINAL atual, estou completamente por fora desse assunto e estou recomeçando do zero — é assim que estou me sentindo em relação à câmara escura no momento :/
Também gostaria de saber da opinião dos colegas do fórum sobre como se comportam os filmes ADOX CHS na prática: também aqui, qual combinação de revelador traz bons resultados no que diz respeito à revelação. Estou mais interessado em negativos que possam ser revelados bem; a digitalização não é minha prioridade; se for digitalizar, prefiro digitalizar a imagem revelada. No Flickr, vi muitos negativos CHS digitalizados, mas, como disse, como fica a revelação?
Para resumir todo o resto da minha jornada de redescoberta: estou de volta onde mais gostava e onde volto a gostar. Por assim dizer, de empurrar o mouse de volta a empurrar a cuba :(
Dieter
Olá, Zeze!
Primeiro de tudo: por que você quer passar para o formato médio se está procurando grãos grossos?
O que importa para você é o resultado na ampliação final.
Com um negativo 35 mm e o mesmo tamanho de impressão, você consegue um grão maior.
Tenho boas experiências com o antigo APX 400, mas também com o HP5 e o RODINAL — mais diluído, mas com revelação mais longa (você precisa testar — depende da extensão do motivo e da escolha do condensador/compartimento de mistura do ampliador).
Outra possibilidade seria usar um filtro vermelho ou laranja, se a distribuição de cores do motivo permitir.
A luz vermelha ou laranja, de comprimento de onda mais longo, realiza principalmente a exposição dos sensibilizadores de cor para o vermelho (Pan) — que geralmente são um pouco maiores.
Saudações cordiais de Munique: Stefan
Tandemfahren
Olá!
Já entendi o que você quer dizer, e também que você usa MF para isso. O Tmax 3200 com RODINAL parece até fazer sentido nesse contexto, embora, claro, você nunca consiga evitar ter que testar.
O que para um é “quase sem granulação”, para outro é um deserto...
Mas tenho uma dica: RODINAL, ou melhor ainda, APH09 quente, ou seja, a mais de 20 °C.
Como eu sigo o caminho inverso, ou seja, 15 °C, com algum sucesso, isso deve funcionar bem, e com nitidez.
Tempos curtos também estão garantidos para você — a 15 °C é preciso ter um pouco de paciência!
Quanto ao CHS, só posso dizer que o 25 fica ótimo em RODINAL 1+100 a 15 °C, mas é exatamente o que você não quer. Sem um ajustador de granulação de 20x, você está perdido.
Boa sorte
Frank
StefanCaspari
E aí, galera!
Já entendi o que você quer dizer, e também que você usa MF para isso. O Tmax 3200 com RODINAL faz sentido nesse contexto, embora, claro, você nunca consiga evitar ter que testar.
O que para uns é “quase sem granulação”, para outros é um deserto...
Mas tenho uma dica mesmo assim: RODINAL, ou melhor ainda, APH09 quente, ou seja, a mais de 20 °C.
Como eu sigo o caminho inverso, ou seja, a 15 °C, com algum sucesso, isso deve dar certo, e com nitidez.
Tempos curtos também estão garantidos para você — a 15 °C é preciso ter paciência!
Sobre o CHS, só posso dizer que o 25 fica ótimo em RODINAL 1+100 a 15 °C, mas é exatamente o que você não quer. Sem um ajustador de granulação de 20x, você está perdido.
Boa sorte
Frank
Olá, Frank!
Com o APH09 “quente” e o grão, você está basicamente certo.
Mas você pensou também na gradação? Afinal, o conjunto deve ser ampliável em analógico...
Já que você mencionou o CHS: o CHS 100 tem, no APH09, qualidades de grão que, além do efeito de borda, garantem uma boa e nitidez na capacidade de reprodução. Mas em MF...?
Basicamente, sou da opinião de que a maior sensibilidade do Tmax 3200 é, em parte, anulada pela intensidade luminosa geralmente menor das lentes MF (em certas situações de luz disponível, você simplesmente se sai melhor com KB!).
Além disso, a “desfocagem admissível” nas lentes de KB é consideravelmente menor do que no MF, o que pode ser relevante em caso de grão grosso e dos limites de resolução que isso acarreta.
Uma lente de ampliação de alta nitidez e contraste, bem como uma luz de condensador forte, é, em qualquer caso, um “must” para um grão intencionalmente buscado pelo criador.
Atenciosamente: Stefan
Tandemfahren
Olá de novo,
Você precisa ajustar a gradação separadamente para cada temperatura de revelação, levando em conta o tempo de revelação e a agitação.
Com a combinação mencionada, aposto sem hesitar que é possível obter uma gradação ampliável (claro que não a 45 °C!).
De resto, o Stefan está certo, claro, mas tudo depende do que você gosta e para que precisa disso.
Ou seja, talvez você não dê a mínima para as qualidades de luz disponível do filme 3200 e escolha a combinação por motivos totalmente diferentes (para aumentar a velocidade, eu já não usaria RODINAL de jeito nenhum).
Isso você mesmo já deve saber (ou vai ter que saber).
Então, boa luz e divirta-se experimentando!
Frank
Zeze
*Muitas dicas*
Obrigado a todos pelas respostas até agora.
A pergunta sobre os filmes CHS não tinha, na verdade, nada a ver com a formação de grãos; de qualquer forma, gostaria de experimentá-los um dia, provavelmente começando com a solução de revelação descrita no texto de venda e indo aos poucos. Primeiramente, eu só queria saber sobre esses filmes, na prática: as imagens reveladas realmente têm aquele ar nostálgico, como diz o texto de venda? Estou realmente procurando por algo assim. Obrigado também pela dica do APH09, bem como pela questão dos filtros :)
Quanto ao formato do filme: só tenho mais o formato médio, pois vendi meu material de 35 mm no decorrer da, ?, recessão digital. Por favor, sem comentários sobre isso, eu sei, eu sei :(
Então o novo RODINAL é realmente o antigo? Isso soa promissor, só preciso ver se não peço um novo já, afinal a solução antiga já tem 3 anos.
“Por que ele quer o grão?” Bem, de qualquer forma, não é para jogar a toalha, pelo contrário: trata-se de fotos “místicas” de arquitetura na neblina. Após o revelamento, as cópias serão tonificadas e sulfuradas à vontade. Já consegui um resultado muito bom com essa combinação (ainda em 35 mm). Como o RODINAL antigo = novo, vou simplesmente tentar assim de novo.
O resultado final fica assim:
http://www.flickr.com/photos/foto_zelle/3742272550/
http://www.flickr.com/photos/foto_zelle/3742272556/in/photostream/
http://www.flickr.com/photos/foto_zelle/3742272560/in/photostream/
Vamos ver se consigo fazer isso de novo.
Saudações e agradecimentos a todos
Dieter
StefanCaspari
*Muitas dicas*
Obrigado a todos pelas respostas até agora.
A pergunta sobre os filmes CHS não tinha, na verdade, nada a ver com a formação de grãos; de qualquer forma, gostaria de experimentá-los um dia, provavelmente começando com a solução de revelação descrita no texto de venda e indo aos poucos. Primeiramente, eu só queria saber sobre esses filmes, na prática: as imagens reveladas realmente têm aquele ar nostálgico, como diz o texto de venda? Estou realmente procurando por algo assim. Obrigado também pela dica sobre o APH09, bem como pela questão dos filtros :)
Quanto ao formato do filme: só tenho mais o formato médio, pois vendi meu material de 35 mm no decorrer da, ?, recessão digital. Por favor, sem comentários sobre isso, eu sei, eu sei :(
Então o novo RODINAL é realmente o antigo? Isso soa promissor, só preciso ver se não peço um novo logo, afinal a solução antiga já tem 3 anos.
“Por que ele quer o grão?” Bem, de qualquer forma, não é para jogar a toalha, pelo contrário: trata-se de fotos “místicas” de arquitetura na neblina. As cópias serão tonificadas e sulfuradas adequadamente após o revelamento, o máximo possível. Já consegui um resultado muito bom com essa combinação (ainda em 35 mm). Como o RODINAL antigo = novo, vou simplesmente tentar assim de novo.
O resultado final fica assim:
http://www.flickr.com/photos/foto_zelle/3742272550/
http://www.flickr.com/photos/foto_zelle/3742272556/in/photostream/
http://www.flickr.com/photos/foto_zelle/3742272560/in/photostream/
Vamos ver se consigo fazer isso de novo.
Saudações e agradecimentos a todos
Dieter
Olá, Dieter!
Quanto ao “toque nostálgico” da série CHS, só posso dizer que o texto de venda está 100% correto.
Estou fotografando uma série no Jardim Botânico de Munique em 9x12/CHS100 e estou encantado com a reprodução de tons.
Ao contrário das emulsões pancromáticas “modernas” (inclusive a APX100, que de resto eu aprecio muito!), a CHS apresenta uma riqueza de detalhes enorme na faixa do verde.
Isso parece decorrer do teor de prata fundamentalmente mais alto, mas também da sensibilização ortopancromática.
A mesma aparência “nostálgica” também se vê nos tons de pele (maravilhosa em fotos de nus!).
Divirtam-se experimentando, com certeza vale a pena!
TR
"Por que ele quer o grão?" Bem, pelo menos não é para jogar a espingarda lá dentro; pelo contrário: trata-se de fotos "místicas" de arquitetura na neblina. Após o revelamento, as cópias ainda passam por um processo de tonalização e sulfuração, até onde for possível.
Olá, Zeze,
Já pensou em revelar positivos em um revelador lith? Também há alguns disponíveis para compra por aqui. Há algum tempo, ampliei e revelei meus negativos de 35 mm em Fomatone com Easylith: grãos e um visual “místico” em apenas uma lavagem.
Atenciosamente, Thomas
Zeze
@Stefan: Obrigado pela informação; então vou encomendar esse filme assim que voltar para casa, o melhor é experimentar todos os CHS. Que tipo de papel você ainda recomendaria para a revelação? Você tem alguma experiência pessoal ou preferência nesse sentido?
@Thomas: Não é que eu não conheça o Lith, mas, infelizmente, os resultados nunca saem como eu esperava, embora se possa fazer coisas bonitas com ele. Vou tentar usá-lo de novo algum dia.
Obrigado a todos :(
Dieter
StefanCaspari
@Stefan: Obrigado pela informação; então vou encomendar esse filme assim que voltar para casa, o melhor é experimentar todos os CHS. Que tipo de papel você ainda recomendaria para a revelação? Você tem alguma experiência pessoal ou preferência nesse sentido?
@Thomas: Não é que eu não conheça o Lith, mas, infelizmente, os resultados nunca saem como eu espero, embora se possa fazer coisas bonitas com ele. Vou tentar usá-lo de novo algum dia.
Obrigado a todos :(
Dieter
Olá, Dieter!
Sim, experimente-os, mas tenha em conta que o CHS100 é o que tem a maior gama tonal, mas também o grão mais grande; o CHS50 é um pouco mais “restrito” — com grão um pouco menor e uma graduação um pouco mais acentuada; o CHS25 é praticamente sem granulação, mas tem a menor amplitude tonal dos três e precisa ser exposto com precisão. Além disso, ele tem a característica intrínseca mais acentuada (ou seja, basicamente deve ser usado em diluição forte e revelado por um tempo um pouco mais longo; teste em todos os casos!)
Quanto ao papel, uso no dia a dia (ou seja, para clientes e outros usos cotidianos) o Ilford MultigradeIV RC DE LUXE.
Este é uma relíquia da época em que quase não havia papéis utilizáveis “para o trabalho rápido”. Estou em busca de algo melhor (talvez com um pouco mais de prata na emulsão).
Para a próxima exposição (a minha primeira em cerca de 20 anos), vou testar um papel barita brilhante, com secagem fosca.
Provavelmente será o novo MCC 111 (se, espero, chegar logo em todos os tamanhos!)
Testei um pacote e estou muito satisfeito!
Basicamente, você mesmo deve testar qual é o papel ideal para você. Você prefere RC ou barita? A escolha do revelador também é muito importante.
A FOTOIMPEX certamente oferece a maior variedade de papéis e reveladores para suas experiências.
De qualquer forma, divirta-se e boa sorte nos testes!
Atenciosamente de Munique: Stefan
cfb_de
Olá, Stefan,
Já há anos encontrei “o meu” papel barítico para exposições: o Vario Classic FB, também conhecido como Efke-Vary-não-vou-dizer.
Revelo-o por um pouco mais de tempo e ajusto a gradação um pouco acima do indicado na ficha técnica; assim, fico bastante satisfeito.
A tonificação com enxofre/ferro/viragem ao selênio funciona bem com ele; apenas na tonificação com urânio (da qual provavelmente serei o único a usar em breve) o resultado é um marrom escuro e sujo.
Entretanto, revelei esse papel em Eukobrom, Spur Paper Dur e Moersch 4812. Sem grandes diferenças visíveis.
Atenciosamente,
Franz
Zeze
Stefan,
muito obrigado pelo breve relato sobre as CHS. Agora estou realmente curioso e quero experimentá-las a todo custo. Quanto aos papéis, quero primeiro acabar com meu grande estoque de papéis Forte, que ainda existiam quando fiz uma pausa, há 3 anos. Na época, o Foto-Gregor em Kün vendeu os estoques restantes por um preço superbarato. Agora ele quase não tem mais consumíveis analógicos, exceto filmes, o que é realmente triste, mas o que se pode fazer?
Atenciosamente
Dieter
JensW
Olá, Dieter,
Se você for fazer um pedido na Impex, há uma oferta de estoque remanescente de filmes em rolo de Fortepan 400 na última página do catálogo. Eles são realmente excelentes, por exemplo, com RODINAL, e poderiam ser bem adequados para suas fotos com efeito de neblina. Um filtro laranja pode ajudar a conseguir esse efeito.
O segundo melhor entre os filmes ainda em produção talvez seja o TriX 400, em RODINAL ou D76. Em 25x25 cm, percebe-se o grão,
mas, claro, ele não fica tão bom quanto nas suas fotos de exemplo em MF. A gradação do filme pode ser bem ajustada com push ou pull (200-1600 ASA). Também entram em consideração o sucessor da Rollei do APX400 e o Fuji Neopan 400, mas ainda não usei esses.
Não entendo muito bem a discussão sobre o Tmax3200, pois ele não existe como filme em rolo — ou você queria usá-lo em um cartucho de 35 mm em uma câmera MF?
Atenciosamente,
Jens
Tandemfahren
Não entendo muito bem a discussão sobre o Tmax3200, já que ele não existe em filmes em rolo — ou você queria usá-lo em um cartucho de 35 mm numa câmera de formato médio?
Ha!
Boa observação!
Eu também pensei no Delta 3200, que é outro filme com uma mensagem otimista no nome...mas pelo menos esse existe no formato 120.
Eu mesmo não conheço o Tmax, mas com o Ilford já tirei fotos incríveis (e, infelizmente, que acabaram no lixo) em 35 mm. Que pena, que pena.
A propósito, do Adam Bomb. Uma pena.
früstl
Frank
StefanCaspari
Olá, Stefan,
Já há anos encontrei “minha” película de barita para exposições: a Vario Classic FB, também conhecida como Efke-Vary-não-vou-dizer.
Revelo por um tempo um pouco mais longo e ajusto a gradação um pouco acima do indicado na ficha técnica; assim, fico bastante satisfeito com o resultado.
A viragem ao enxofre/ferro/selênio funciona bem com ele; só na viragem ao urânio (da qual provavelmente serei o único a usar em breve) o resultado fica um marrom escuro e sujo.
Entretanto, revelei esse papel com Eukobrom, Spur Paper Dur e Moersch 4812. Sem grandes diferenças visíveis.
Atenciosamente,
Franz
Olá, Franz!
Acabei de encomendar um pacote de Vario Classic Baryt.
Pelo que está no catálogo, parece-me que esse é mesmo o que...
Muito obrigado pela dica!
StefanCaspari
Olá, Stefan,
Já há anos encontrei “minha” barita para exposições: a Vario Classic FB, também conhecida como Efke-Vary-não-vou-dizer.
Revelar por um tempo um pouco mais longo, ajustar a gradação um pouco acima do indicado na ficha técnica, assim eu gosto bastante.
A viragem ao enxofre/ferro/selênio funciona bem com ele; só na tonalização com urânio (da qual provavelmente serei o único a usar em breve) o resultado fica um marrom escuro e sujo.
Entretanto, revelei esse papel em Eukobrom, Spur Paper Dur e Moersch 4812. Sem grandes diferenças visíveis.
Atenciosamente,
Franz
Olá, Franz!
Acabei de fazer as primeiras ampliações no Vario Classic fine print.
Estou bastante impressionado com o resultado: pretos intensos onde eu quero, nuances delicadas nas luzes e, quando nada mais adianta: soprar e esfregar até que algo aconteça. Isso só funciona com papel baritado.
Revelo com NEUTOL NE.
Zeze
Bom,
agora tenho aqui diante de mim meus novos cartões de memória (CHS 50) e, antes de começar, gostaria de saber de vocês, especialistas com experiência prática, se é mesmo necessário adicionar Hütter ao fixador.
Para começar: não tenho Hütter em casa e nem saberia onde conseguiria um hoje em dia (Kön) :( Li a recomendação na página da loja, mas pensei... bem, agora está do jeito que está :))
Atenciosamente
Dieter
cfb_de
Olá, Dieter,
Nunca usei os Hüter com os Efkes dos anos 50. No entanto, também sou bastante cuidadoso e não tenho um raspador de filme.
Atenciosamente,
Franz
Zeze
Olá, Dieter,
Nunca usei o Hüter com os Efkes dos anos 50. No entanto, também sou bastante cuidadoso e não tenho um raspador de filme.
Atenciosamente,
Franz
Franz, desde já muito obrigado! Admito que essa era a resposta que eu esperava ;)
Em termos de reveladores, tenho aqui RODINAL (antigo) e Spezial, bem como D-76. Qual seria a combinação mais inteligente? (Acho que nem preciso falar do Diafine)
Dieter