Olá, Stefan,
Infelizmente, o papel pancromático em preto e branco já é coisa do passado — pelo menos, não conheço nenhum fabricante atual.
Eu já temia isso. Bem, então vou esperar pacientemente para ver se o “mercado de usados” talvez ainda ofereça um ou outro pacote de Panalure...
Eu tentaria com papel preto e branco de graduação fixa — infelizmente, a máscara do filme colorido influencia o grau de graduação dos papéis de contraste variável. Como o filme colorido funciona de forma “suave”, você provavelmente precisará de pelo menos grau 3 ou 4.
Hmm... e é exatamente aí que as opiniões parecem divergir: uns recomendam — assim como você — papel de graduação fixa, para impedir a influência indesejada do negativo na gradação; outros, por sua vez, são da opinião — a meu ver, não sem razão — de que com papel VC é possível reproduzir mais tons do negativo, já que o papel VC é sensível a uma faixa espectral mais ampla. O fato de que essa sensibilidade ampliada — veja acima —, por sua vez, prejudica as gradações corretas de tons, é o outro lado da moeda.
Acho que vou ter que experimentar. Como os negativos em questão são, de qualquer forma, fotos de casamento tiradas no pátio de um castelo sob um céu cinzento, imagino que talvez não haja tanta perda de detalhes quanto em um prado alpino florido contra um céu azul-aço.
No entanto, estou sempre aberto a mais dicas e sugestões!
Muito obrigado e um fim de semana tranquilo,
Stefan