JensW
Olá, colegas da fotografia analógica,
Estou pensando em comprar uma câmera 6x9 e procuro pessoas que tenham experiência com a Mamiya Super 23 ou a Universal. O uso seria principalmente para paisagens, viagens e fotografia de rua, então, na maioria das vezes, não posso carregar um tripé grande comigo. Entre outras, uso uma M645 1000s.
Li bastante sobre as câmeras na internet, mas ainda tenho as seguintes perguntas:
1) As lentes ainda são competitivas, por exemplo, em comparação com as da série Sekor C? Pelas imagens, parece-me que elas não têm revestimento ou têm muito pouco. Como é a sensibilidade ao contraluz? Há alguma lente que seja especialmente recomendável?
2) Qual é realmente o tamanho e o peso da câmera? Quero dizer, não em cm e kg, mas será que ainda dá para fotografar com ela na mão ou preciso treinar primeiro?
3) Quais são as outras alternativas no formato 6x9, se a câmera precisa ter nitidez, ser prática e não muito cara? Lembro-me da Fuji GSW690, parece que existe uma Fotoman (mas nunca a vi à venda), as antigas câmeras sanfonadas, claro (mas raramente têm grande angular), a cara Plaubel 690 Proshift, a Fujica GL 690 (que é considerada apenas moderadamente nitida) e a Horseman VH-R (também não tenho certeza de quão prática ela é). Alguém aqui tem alguma dica ou experiência?
Obrigado pelas contribuições, estou ansioso por saber —
Atenciosamente,
Jens
Wolfgg
Olá, Jens,
A Universal pode ser usada facilmente com as mãos: a mão esquerda na alça com o obturador, a direita sob a câmera, com os dedos na lente. Conheço apenas as lentes para a Universal vendidas a partir de 1980; elas são impecáveis, totalmente revestidas e, até hoje, absolutamente competitivas. Em contraluz, não são piores do que as da M645. Não dá para destacar ou criticar nenhuma em particular, pois cada distância focal tem sua utilidade.
Atenciosamente, Wolfgang
cfb_de
Olá, Jens,
Como usuário de uma Polaroid 600, posso dar minha opinião? Em princípio, trata-se dessa Mamiya com distância focal fixa.
A câmera é bem pesada, por isso é “adequada para fotografar sem tripé”. A lente Sekor de 127 mm é muito boa (o filtro de gelatina está fixo e é importante), mas o visor não é tão bom assim: pouco contraste no visor eletrônico, sem nenhuma sobreposição decente de máscaras 6x7 ou 6x9.
Com o cartucho de filme em rolo 6x7 acoplado, ela se torna uma câmera bonita e muito boa para retratos.
Em um tripé baixo, ela também serve bem para diminuir o tráfego <_<
Atenciosamente,
Franz
Wolfgg
Sim, Franz, é verdade, dá para causar todo tipo de “efeitos colaterais” com isso: todo motorista que vê a câmera pela primeira vez fica surpreso, as crianças perguntam se você trabalha para um jornal, as vovós que passam por acaso pelo campo de visão logo acenam para se afastar, porque não querem aparecer no jornal, etc.
Mas também dá para trabalhar com ela discretamente, por exemplo, andando pela zona de pedestres com a supergrande angular de 50 mm, a câmera na altura da barriga e disparando diretamente pela lente; ninguém percebe.
O visor tem suas vantagens e desvantagens; a câmera é, afinal, uma “Leica M modificada”. De qualquer forma, graças à grande base de medição do telêmetro, é possível usar as lentes sem problemas em abertura total (exceção: 1:8/250); ele funciona com muito mais precisão (sensibilidade) do que qualquer tela fosca.
O visor exibe máscaras de visor para 100 mm, 150 mm e 250 mm para formatos 6x9 e 6x7 com compensação automática de paralaxe, selecionáveis individualmente por meio de controles deslizantes no corpo da câmera.
Atenciosamente, Wolfgang
cfb_de
Olá, Wolfgang,
Minha “Polaroid” não tem essas máscaras de busca. Já me acostumei com meus cartuchos 6x7; ainda estou procurando um cartucho 6x9 (até agora, eles estavam muito caros para mim).
Atenciosamente,
Franz
Wolfgg
Olá, Franz,
A sua 600 SE não tem aquela alavanca na parte traseira, no canto superior esquerdo?
http://www.polapremium.com/news?date=2009-05-21
Atenciosamente, Wolfgang
cfb_de
Olá, Wolfgang,
Tenho o modelo 600 sem “SE” e ele não tem essa alavanca.
Atenciosamente,
Franz
Wolfgg
Olá, Franz,
Você acabou comprando alguns itens com “limitações”. Pelo que sei, as lentes da série 600 nem sequer são compatíveis com a Universal.
Portanto: quem quiser entrar nesse sistema deve procurar uma Universal, e não uma da série 600 (com ou sem SE).
Atenciosamente, Wolfgang
cfb_de
Olá, Wolfgang,
Eu estava bem ciente disso. A maior limitação da 600 sem “SE” é, sem dúvida, o fato de a lente não ser removível...
Eu só queria uma câmera com visor óptico para filmar em Pola e em filme em rolo. E essa câmera é ideal para isso; além disso, graças à boa vontade do Rudi, não ficou muito cara. A lente 127 montada nela é simplesmente ótima!
Atenciosamente,
Franz
JensW
Olá,
muito obrigado pelas respostas de vocês.
Alguém conhece também a Super 23? Ela tem até um encosto ajustável; mas, como não tem fole na parte da frente, só dá para usá-la para fotos de perto ou macro, ou estou entendendo errado?
Atenciosamente, Jens
Wolfgg
Olá, Jens,
pelo menos a lente normal 3,5/100 pode ser recuada 10 mm; assim, mesmo com a haste estendida, ainda é possível focar no infinito. A propósito, você pode baixar um manual aqui:
http://www.butkus.org/chinon/mamiya/mamiya...ss_super_23.htm.
Atenciosamente, Wolfgang
Buchtnix
Olá,
A Polaroid 600 SE é idêntica à Mamiya Universal? Ou seja, é possível trocar os módulos traseiros, tanto para Polaroid quanto para filmes em rolo, entre si?
Obrigado,
Atenciosamente
Steffen
Wolfgg
Olá, Steffen,
Dá uma olhada aqui:
http://rfc1437.de/page/polaroid-600-se-komplettiert/.
Um abraço, Wolfgang
mattes
A Polaroid 600SE tem o mesmo design, mas infelizmente não é idêntica à Mamiya Universal. A montagem da lente e a fixação do painel traseiro são diferentes. O visor está ajustado ao formato Polaroid, que é um pouco maior. As lentes “pretas” mais recentes são muito boas; não sei dizer se as mais antigas são piores. No meu caso, elas fazem exatamente o que devem: boas fotos. Certa vez, montei uma lente dos anos 90 em uma placa Graflex e fiquei surpreso com o círculo de imagem, que é suficiente para 9x12.
As partes traseiras M em forma de S são geniais. Elas têm uma planicidade de primeira. Quanto à questão da “facilidade de uso com as mãos livres”: o corpo é retangular, sem saliências nem enfeites, e cabe em pequenas bolsas fotográficas com o cartucho e a lente. Infelizmente, montada, a câmera é um verdadeiro monstro; segundo minha esposa, do tamanho de um dinossauro. Ela é mais pesada do que uma Graflex Spezial. Uma câmera precisa de um certo peso para poder fotografar com a mão livre; no caso da Mamiya Universal, esse peso já é excessivo para pessoas mais delicadas. Eu mesmo a uso principalmente com um monopé. Em termos de manuseio, ela não se compara a uma SLR 4,5x6. Para ser sincero, ela tem uma capacidade limitada para fotografar com a mão livre.
A Universal certamente não é a câmera mais bonita, mas é super robusta e tem acabamento de primeira classe. Além da lente padrão 3,5/100, há toda uma série de lentes interessantes para a Universal, como a 100/2,8, a famosa e cara 50/6,3 e a 4,7/127 Sekor, há anéis intermediários, um adaptador Graflock, dois visores de tela fosca, sendo um deles com suporte para cartuchos de filme plano, cartuchos de filme plano e muito mais. A Universal também é frequentemente usada como base para todo tipo de construção especial. Para um amigo, uma vez montei a cabeça de lente de 3" de uma Polaroid Cu5 em um antigo corpo de câmera de pressão.
A Universal é uma câmera excelente, que vale a pena e subestimada.
Matte