EJG
Olá,
Comprei uma CPA e o tambor 4551 para, de vez em quando, ampliar para 40x50 ou 50x60.
Para evitar erros ou desperdício desnecessário de papel, eis as minhas perguntas:
Qual é a melhor maneira de proceder?
1. Determinar o tempo de exposição (fazer uma tira de teste e, em seguida, expor automaticamente com o Wallner Report, por exemplo, em 50x60).
2. Colocar o papel no tambor
3. Adicionar 500 ml de revelador
3. Após o tempo de revelação (quantos minutos?), esvaziar como revelação única ou para reutilização?
4. Banho de parada: 500 ml
5. Fixação (quantos minutos?): esvaziar como fixação única ou para reutilização?
6. Enxágue, por exemplo, na base do chuveiro
Está tudo certo assim? Há mais alguma coisa que deva ser levada em consideração?
Talvez haja alguém no fórum com experiência com esses tambores.
Atenciosamente,
ejg
cfb_de
Olá, EJG,
Você tem o suporte de formato para o tambor? Caso contrário, no modelo 4551, o tamanho máximo seria 40x50?
Com o suporte de formato, o procedimento seria o seguinte:
- Coloque a tira de teste “normalmente” no tambor e gire-o.
- Colocar a “nitidez” no suporte de formato, com o lado da emulsão, naturalmente, voltado para longe do plástico.
- Deixar girar. Ao contrário do que está indicado no tambor, recomendo cerca de 500 ml de produto químico.
Como tempo de revelação, uso 2,5 minutos com o Agfa-MCP. O Adox Vario Classic FB gira por 5 minutos no meu equipamento (trilha Paper Dur ou Eukobrom). Eu preparo o fixador sempre na proporção 1+7 e o utilizo várias vezes com controle do processo. Pelo menos no Amaloco X55 que uso, está bem documentado quantos m² ele consegue fixar por preparação.
Você pode enxaguar no tambor seguindo o método da Ilford. É prático e, depois, a lata fica limpa de novo.
E mais uma coisa: embora eu já tenha duas dessas máquinas (e uma 3063, que processa 50x60 sem suporte de formato, mas costuma ser bem cara), eu não deixo secar, mas coloco o próximo papel logo em seguida.
Atenciosamente,
Franz
EJG
Olá, EJG,
Você tem o suporte de formato para o tambor? Caso contrário, no modelo 4551, o tamanho máximo seria 40x50?
Com o suporte de formato, o procedimento seria o seguinte:
- Coloque a tira de teste “normalmente” no tambor e gire-o.
- Coloque a “nitidez” no suporte de formato, com o lado da emulsão, naturalmente, voltado para longe do plástico.
- Deixe girar. Ao contrário do que está indicado no tambor, recomendo cerca de 500 ml de produto químico.
Como tempo de revelação, uso 2,5 minutos com o Agfa-MCP. O Adox Vario Classic FB gira por 5 minutos no meu caso (retrato em papel Dur ou Eukobrom). Eu preparo o fixador sempre na proporção 1+7 e o utilizo várias vezes com controle do processo. Pelo menos no Amaloco X55 que uso, está bem documentado quantos m² ele consegue fixar por preparação.
Você pode enxaguar no tambor de forma análoga ao método da Ilford. É prático e, depois, a lata fica limpa na hora.
E mais uma coisa: embora eu já tenha duas dessas máquinas (e uma 3063, que processa 50x60 sem suporte de formato, mas costuma ser bem cara), eu não deixo secar, mas coloco o próximo papel logo em seguida.
Atenciosamente,
Franz
EJG
Olá, Franz
Muito obrigado pela resposta rápida e detalhada.
Atenciosamente
Ernst Jürgen
Urnes
Olá, Franz,
há vantagens significativas em enrolar o papel em comparação com o desenvolvimento em forma de concha? E se eu decidir enrolar o papel, basta enrolá-lo e colocá-lo lá dentro ou vou precisar necessariamente de algum tipo de espaçador? Acho que se eu juntar todas as latas com extensões, certamente chego a 1,80 <_< . Ah, e com o Baryth, dispensa-se a lavagem demorada em favor de 3 trocas de água... você resolve a questão da água simplesmente girando e, se sim, por quanto tempo cada vez?
Atenciosamente, Sven.
cfb_de
Olá, Sven,
Para mim, a maior vantagem do tambor é que não consigo colocar bacias de 50x60 no meu banheiro... A maior desvantagem, claro, é que se realiza o processo “às cegas”. É que eu gosto bastante de ver como a imagem vai se formando. Para mim, esse é o momento mais encantador na câmara escura.
Eu não encaixaria muitas caixas juntas: de alguma forma, você ainda precisa conseguir virar tudo para trocar os produtos químicos. Além disso, isso só serve para formatos panorâmicos: 180x50 cm? Seria o máximo. Papéis grandes e longos são revelados na floreira: duas pessoas puxam o papel em forma de U pela floreira. Se fizer isso com cuidado, quase nada escorre.
E, na verdade, eu enxáguo o papel baritado 5 vezes, por dois minutos cada. Meus testes mostraram que o papel já está enxaguado depois de 4 vezes, mas só com o 5º ciclo de imersão e retirada é que a caixa fica limpa.
Atenciosamente,
Franz
p.s.: E panos bem grandes se revelam no chão do laboratório. Foi assim que fizemos uma cor em 3x4 m: aquecemos o Duka a 38 °C por três dias, até que o chão também estivesse quente, colocamos o papel no chão, despejamos o produto químico do balde e depois espalhamos com esfregões. Depois, jogávamos no ralo (com um esfregão de limpeza de banheiro, “ecologia” ainda não tinha sido inventada no início dos anos 80), e partíamos para o próximo banheiro... Não era nada agradável em termos de temperatura e cheiro, mas depois disso todos nós conseguíamos limpar o Duka mesmo na escuridão total.