DennisG
Olá, queridos membros do fórum,
Ontem revelei meu primeiro filme em preto e branco para verificar se minha Mamiya RB67 recém-adquirida está em boas condições e funciona corretamente.
Após a revelação, notei manchas retangulares escuras em três dos negativos. Revelei um rolo de 120 HP5 400 da Ilford com ADOX RODINAL. Todas as três fotos foram tiradas em condições de iluminação totalmente diferentes.
A única coisa que notei é que, independentemente de como coloco o negativo no carretel do tanque Paterson, sempre há um pequeno pedaço (a parte inicial) que fica apoiado no filme ou encosta nele por cima.
Fora isso, segui exatamente as instruções de revelação. Além disso, tenho um véu roxo no filme (provavelmente não foi fixado o suficiente?).
Talvez algum de vocês possa me ajudar a entender o que está acontecendo com esses pequenos problemas. Abraços?
Dennis
Morte
Parece ser uma questão de entrada de luz na câmera. Dá uma olhada nas vedações contra luz para ver se ainda estão no lugar, se estão esfareladas, sujas, etc.
highscore
Oi
Eu
Eu também apostaria nas vedações contra a luz
Eu também troquei as vedações contra a luz na minha RB67.
Elas estão à venda no eBay.
Ou você mesmo pode cortar o material, foi assim que eu fiz.
É tudo bem simples!
Não acho que a moldura giratória esteja afetada.
Se você cobrir isso com fita adesiva e tirar novas fotos, vai saber com certeza.
Mas eu trocaria todas mesmo assim, assim você fica tranquilo por um bom tempo. E é bem fácil.
As vedações nas cassetes de filme também podem ser a causa, nesse caso. Elas também são fáceis de trocar.
Acho que o problema está na dobradiça das cassetes intercambiáveis.
Se você encontrar apenas uma pasta encardida ali, pode ter encontrado a origem do seu problema.
Aqui também você pode fazer um teste colando fita adesiva.
Apesar de tudo, eu trocaria as vedações das cassetes também.
Atenciosamente,
highscore
Wolfgg
Em câmeras de formato médio, cadarços pretos e finos funcionam bem como vedação contra a luz. São baratos e duram para sempre.
€
Atenciosamente, Wolfgang
DennisG
Oi, muito obrigado pelas dicas legais. Agora vou fazer uma pergunta meio boba: onde é que ficam as vedações dos orifícios na RB67 (já que até agora eu era um fotógrafo digital mimado)? Muito obrigado a todos. €
DennisG
Oi, muito obrigado pelas dicas úteis. Agora vou fazer uma pergunta meio boba: onde é que ficam as vedações contra a luz na RB67? (Afinal, até agora eu era um fotógrafo digital mimado). Muito obrigado a todos.
highscore
Se eu me lembrar disso mais tarde.
Vou desmontar meu RB
E tirar fotos dessas partes para você.
DennisG
Ah, sim, isso seria ótimo, muito obrigado
highscore
2 juntas no lado da câmera/moldura giratória (primeira foto)
4 juntas na tampa do compartimento (fotos 2 a 4)
4 no encaixe (foto 5), coladas nos cantos
DennisG
@highscore., muito obrigado mesmo. Vou dar uma olhada nisso hoje assim que o rolo de filme estiver cheio (ou talvez amanhã) e, se for o caso, trocar.
Alguém aqui conhece alguma fonte confiável onde se possa comprar acessórios (filtros de cor, lentes, etc.)? Recebi hoje um pacote do eBay Kleinanzeigen e, vejam só, fui enganado. Pena. Agradeço qualquer dica. Abraços, Dennis
highscore
Quase todas as minhas compras de câmeras (MAMIYA) foram feitas no eBay.
Tento separar o joio do trigo lendo e analisando cuidadosamente os anúncios.
Parece que sou bastante bom nisso.
Afinal, fiquei realmente insatisfeito com menos de 5% das minhas compras, segundo minhas estimativas.
€
E isso aconteceu novamente há apenas duas semanas, com uma câmera AGFA.
€
E os revendedores especializados sérios tornaram-se muito raros ou já desapareceram!