JensW
Olá a todos,
estou com um problema estranho: o filme em rolo Trix fica com uma mancha irregular, larga e amarelada ao longo de todo o comprimento do filme quando revelado com ATM49, mas apenas no centro, ou seja, não nas bordas. Já pesquisei na internet há algum tempo, mas não encontrei nada sobre isso. Claro, eu poderia usar o D76 (como quase todos os fotógrafos dos EUA ;-)), mas não quero ter tantos reveladores abertos, pois eles não melhoram com o tempo. A descoloração quase não incomoda no papel Multikontrast, mas gostaria de resolver esse problema, pois gosto de usar o ATM49 e os negativos ficam muito finos.
Eis o que aconteceu exatamente: Kodak 400TX exposto a 400 ASA, sem sobreposição, armazenado abaixo de 20 °C, 3x exposto (equipamentos de aeroporto), revelação em ATM49 1+0, solução nova, fixação em Adofix, novo. 5 filmes com o mesmo resultado, revelação manual na lata. (Eu revelo filmes com frequência.)
Alguém também usa essa combinação de revelador de filme ou talvez tenha alguma ideia de como posso evitar o véu?
Muito obrigado,
Atenciosamente, Jens
bernhardmangelsgmxde
Selecione “Fixador”. Eu tentaria primeiro refixar. Antes disso, verifique com o teste de clarificação se o fixador ainda está em boas condições.
Atenciosamente,
Bernhard
PS: A radiografia fica mais cinza e não amarelada.