fotolabdude
Que medidores de luz vocês têm ou quais poderiam me recomendar?
Eu fotografo principalmente ao ar livre — nada de fotos em estúdio!
Até agora, tenho usado um Weimarlux antigo que já tem alguns anos de uso.
Atenciosamente,
fotodude :-)
Wolfram
Olá, “Fotodude”,
Eu mesmo uso um GOSSEN LUNASIX F com acessório de medição pontual.
Mas o uso principalmente por causa da sua capacidade de medir também a luz do flash em estúdio.
Isso não é problema seu.
Mas, de qualquer forma, prefiro um medidor analógico com ponteiro a um digital com visor.
Talvez seja apenas um hábito.
Mas acho bom poder “medir na imagem” para determinar a faixa de contraste.
Fazer a medição integral, zerar e depois observar o que o ponteiro faz.
Assim, ainda posso realizar uma exposição mais intensa para as luzes ou para as sombras.
O ideal é a possibilidade de medição pontual.
Principalmente quando não dá para medir cada canto de perto ao ar livre.
Estou muito satisfeito com o meu Gossen.
Ele nunca me deixou na mão.
Esse modelo também existe sem medição de flash, como o LUNASIX 3.
Pelo menos eu não compraria mais nenhum com células de selênio.
Elas ficam muito imprecisas com o tempo.
Também não há motivo para comprar um fotômetro novo.
Antes de comprar um novo e barato, prefiro comprar um aparelho profissional usado pelo mesmo preço.
Atenciosamente
Wolfram
fotolabdude
Obrigado, Wolfram!
Estou pensando em comprar um Digiflash ou um Digisix da Gossen.
Atenciosamente, fotodude :-)
Wolfgg
Olá!
Ao adquirir um medidor de luz, deve-se sempre esclarecer primeiro a questão fundamental: se a medição pontual de 1° é necessária ou não. Só depois de ter essa resposta é que se sabe quais aparelhos merecem uma análise mais detalhada. Os aparelhos de 1° não são apenas incomodadoramente grandes (precisam de uma lente grande), como também oferecem muito mais margem para erros na utilização do que, por exemplo, a medição de luz simples.
Para mim, basta um Variosix F com acessório de 5°: prático, leve, muito preciso, faz tudo e ainda funciona com uma bateria de 9 V, que continuará disponível no futuro.
Atenciosamente, Wolfgang
JensW
Oi,
Isso me fez lembrar de uma segunda questão fundamental: qual é o nível de precisão necessário? Você faz diapositivos coloridos para uma revista ou negativos coloridos “comuns” ou em preto e branco para uso pessoal? Eu uso uma Gossen Sixtomat Flash, que, com uma resolução de 1/10 de abertura, já é precisa demais para a maioria das fotos, mas dá para “recalibrar” bem a exposição das suas câmeras com ela. É possível registrar a faixa de contraste de um motivo em um piscar de olhos e representá-la bem, desde que o motivo esteja próximo. Se estiver mais distante, é realmente necessário um belim spot caro.
Ele também mede a luz, mas fica um pouco difícil de manusear, pois é preciso segurá-lo “de cabeça para baixo” (o que talvez não pareça tão profissional quanto um Sekonic em retratos). A medição do flash também é muito prática e precisa.
Foi um dos poucos aparelhos que comprei novo; eles não ficam muito mais baratos usados, pois os bons quase não envelhecem.
Hoje, porém, costumo estimar a exposição (em P&B) e, por isso, compraria apenas um modelo pequeno.
As séries de exposição também são uma alternativa a um medidor de ponto caro ou a uma SLR antiga e barata com medição de ponto.
Atenciosamente, Jens
Wolfram
Olá, Jens,
Você consegue ajustar o tempo de exposição e a abertura da sua câmera com precisão de 1/10?
As minhas só permitem ajustes em meios pontos de abertura e tempos.
Nesse caso, um medidor de luz com precisão de 1/3 EV deve ser suficiente.
Mesmo para condições críticas de fotografia com diapositivos.
E eu teria cuidado com a calibração dos medidores de luz das câmeras.
A influência da lente na medição é um pouco grande para isso.
O valor da abertura é, afinal, indicado matematicamente.
Dependendo do número de lentes e do revestimento (transmissão de luz), a transmissão real de luz pode variar.
Mas o método é útil para uma verificação aproximada.
E, desculpe, eu não gostaria muito de ter que carregar por aí uma SLR com medição pontual e uma teleobjetiva.
Uma LUNASIX 3, por exemplo, com um acessório de medição pontual de 5 graus, deve poder ser adquirida por cerca de 40 a 50 euros.
Atenciosamente,
Wolfram
StefanCaspari
Olá, fotodude!
Sou fotógrafo profissional há 30 anos e trabalho com os Gossen-beli desde o início.
Há 20 anos, trabalho em exteriores com um Profisix e, no estúdio, com um Lunasix F (medição de flash).
Mas você deve ter em conta que esses medidores de ponteiro são bastante sensíveis a vibrações e podem ser danificados com relativa facilidade.
No entanto, o visor analógico (o ponteiro me mostra, por assim dizer, “mecanicamente”, sem que eu precise fazer cálculos mentais, qual é a amplitude de contraste que tenho diante de mim e como devo ajustar minha exposição para o tom de cinza médio selecionado) compensa esse risco.
Além disso, a Gossen ainda repara esses aparelhos com peças originais e garantia do fabricante.
Se você quiser ter certeza absoluta, compre, sem falta, um cartão cinza.
Este é (mesmo com a melhor iluminação) o único valor de referência seguro com o qual você pode medir o cinza neutro em relação à luz, além da medição integral.
Atenciosamente de Munique:
Stefan
Wolfgg
Ainda não foi mencionado um bom truque:
Em vez de um cartão cinza, também dá para simplesmente medir uma folha de papel branco (papel de cópia comum). O medidor de luz indicará então, com bastante precisão, 2,5 pontos acima do valor correto. Portanto: se for medida a abertura 11/16, a abertura correta seria 5,6.
Vantagem: não custa nada e você ainda consegue uma indicação clara do ponteiro mesmo em cantos escuros de igrejas ou na cidade à noite.
Atenciosamente, Wolfgang
StefanCaspari
Ainda não foi mencionado um bom truque:
Em vez de um cartão cinza, também dá para simplesmente medir uma folha de papel branco (papel de cópia comum). O medidor de luz indicará então, com bastante precisão, 2,5 pontos acima do valor correto. Ou seja: se for medida a abertura 11/16, a abertura correta seria 5,6.
Vantagem: não custa nada e você ainda consegue uma indicação clara do ponteiro mesmo em cantos escuros de igrejas ou na cidade à noite.
Atenciosamente, Wolfgang
Você está certo, Wolfgg!
Ótima ideia!
Atenciosamente, Stefan
Gawan
Caros amigos da fotografia;
Ao fotografar, costumo confiar no medidor de luz / no modo automático de exposição das câmeras de 35 mm. Só quando uso a câmera 6x6 é que preciso de um “medidor de luz manual” externo — e, nesse caso, utilizo um Gossen Lunalite, sem acessórios (embora ele também possa ser equipado com acessórios).
Seguindo as orientações do meu irmão, que já trabalhou em um estúdio profissional, eu faço — especialmente em condições de alto contraste — tanto uma medição do objeto quanto uma medição da luz e, em seguida, transfiro o resultado, conforme desejado, para o valor de tempo-diafragma / combinação de exposição. Na Hasselblad, esses “valores” estão simplesmente disponíveis, por exemplo, “14” à luz do dia ao ar livre.
Atenciosamente,
Gawan