highscore
Oi
?
Que sensibilidade ISO devo escolher?
O prazo de validade expirou em 1981
Pelo que li por aí, eu diria que entre 125 e 160 ASA.
Afinal, o 400 ASA já não está mais disponível!
?
Como recebi 5 rolos, vou “sacrificar” um para testar.
?
Atenciosamente,
highscore
?
Wolf_XL
...provavelmente não vai ser por causa da sensibilidade — mas sim por causa do véu de fundo... Mas, só entre nós — o que você realmente espera de um filme que já está vencido há cerca de 36 anos... Afinal, filme não é vinho, que, no ideal, fica melhor com o tempo... Não se pode partir do princípio de que não se obtêm resultados especiais com filmes vencidos... Mas, em geral, vale o seguinte: quanto mais sensível for o filme, mais intenso será o véu de fundo...
highscore
Oi, Wolf
O que espero desse filme.
Na verdade, nada. Novo é sempre melhor!
É o meu lado brincalhão, e para mim vale os 9 euros.
Gosto de experimentar coisas novas.
Com esses 5 rolos é como uma montanha. O alpinista a escala porque ela está lá.
A propósito, não dou a mínima para a tal “lomografia”.
Sim, o véu de fundo pode estragar a diversão.
Talvez eu já consiga ver hoje se é assim.
De qualquer forma, ontem fotografei 30 vezes um pano preto, um cartão cinza e um pano branco.
Como base, usei 160 ASA.
Agora tenho 16 tiras de filme para determinar aproximadamente o tempo de revelação em diferentes reveladores.
E espero que o véu não estrague a diversão.
Atenciosamente,
Highscore
Wolf_XL
...bem, cada um tem o seu gosto — se você gosta, vá em frente... ;-) Mas eu não me daria ao trabalho só por cinco filmes... Com meus 170 metros de Agfa Isopan IF bem envelhecido, que eu comprei no site de leilões, acho que valeu a pena fazer os testes — afinal, são mais de 100 rolos de 36 fotos...
highscore
Eh Wolf
Você estava totalmente certo sobre aquele maluco.
Infelizmente, também sobre o véu cinza.
A densidade do véu de fundo é de 1,15, então quase não sobrou espaço para uma foto.
Trocar de revelador de grande formato também é bobagem nesse caso.
Mas agora eu tive essa minha experiência.
É sempre melhor passar por experiências negativas por conta própria do que apenas ler ou ouvir sobre elas.
Agora só espero que o ORWO UN54 de 16 mm que ainda estou esperando não seja tão ruim quanto esse Ilford foi.
Atenciosamente
Highscore
Wolf_XL
...quanto menos exigente for o filme, maior a chance de que o resultado seja satisfatório...
highscore
Gostaria de colocar o rolo UN54 de 16 mm em cartuchos compactos de 110.
E depois usá-lo na minha Pentax 110.
Com 122 metros, teria bastante material para recarregar por um bom tempo.
highscore
Eu, o maluco
acabei de revelar mais um desses filmes antigos.
E consegui negativos que dão certo!
Eles podem ser impressos muito bem, embora, admito, o tempo de exposição do papel fotográfico tenha sido bem longo.
Consegui reduzir o véu de fundo adicionando KBr ao revelador.
Mas ainda assim continua sendo uma experiência!