andreasdegner
Olá,
Ontem fiz uma pequena sessão de testes para avaliar a aptidão de vários papéis Adox para lith. Usei o Easy Lith na diluição A+B+água=1+1+40, ou seja, 1+20. Ampliei um negativo que tem relativamente pouco contraste devido à sub-revelação (preciso de gradação 5 para ampliação convencional).
Fiquei desapontado com o Adox MCP: fiz três tiras de teste com exposição normal, +1 f-stop e +2 f-stops. O tempo de traço da imagem foi bem curto na tira com +2 f-stops. Em determinado momento, as luzes ficaram bem definidas, mas a densidade intensa não quis aparecer, nem mesmo após 15 minutos. Algo parece não estar funcionando, especialmente porque o tom da imagem se aproxima bastante do cinza neutro do revelamento convencional.
Pergunta: como vocês revelam o MCP? Qual diluição, superexposição, tempo de revelação?
Minha decepção, porém, foi compensada pelos resultados (quase idênticos) com o Adox Vario Classic PE (série Easy-Print) e o Adox Fine Print Vario Classic (Baryt). Na variante PE, refiro-me àquela com a etiqueta cinza (Dukalight vermelho escuro), não à azul. A nomenclatura é um pouco infeliz. Os resultados corresponderam exatamente aos que eu havia obtido com meu antigo Agfa MCC! A mesma tonalidade (um bege suave e agradável nas luzes) e pretos marrom-chocolate, com transições um pouco acentuadas para os tons médios. O tempo de revelação desagradavelmente longo de >20 min também foi praticamente o mesmo do MCC. Com a superexposição de 2 stops, surgiram contrastes marcantes, o que combinava com o motivo. Em breve vou testar como o papel se comporta com superexposições intensas. De qualquer forma, os tempos de revelação teriam que ser mais curtos.
Quando, no final, fiz uma ampliação de 30x40 (depois dos recortes, eu estava com vontade de uma foto bonita), tive que esperar nada menos que 40 minutos até que a foto estivesse totalmente revelada. Provavelmente também foi por causa do esgotamento do revelador e da queda de temperatura na cuba verde.
Conclusão: se eu conseguir reduzir os tempos de revelação, esses dois últimos papéis vão se tornar meus papéis favoritos para revelar em lith!
Quais são as experiências de vocês com esses papéis ao revelar em lith?
Atenciosamente
Andreas
WolfgangMoersch
Olá, Andreas,
O MCP não revela em lith — é uma pena, mas não há o que fazer, nem mesmo com pré-aquecimento ou outros truques.
O Vario Classic leva seu tempo; com uma diluição de 1+20, não deve demorar muito mais do que 10 minutos para o preto aparecer. Com este papel, uma alta intensidade de luz não tem influência significativa na cor da imagem; por isso, uso soluções mais fortes (1+8 a 1+10) e chego a um tempo de 7 a 8 minutos. Como o Classic, ao contrário dos “papéis de tom quente”, também acumula prata suficiente nas áreas claras, ele pode ser tonificado muito bem (também indiretamente — após o branqueamento). O resultado pode ficar bem colorido ou apenas com uma viragem sutil. Portanto, não há necessidade de se preocupar com o processo de revelação — a viragem é concluída em poucos minutos.
Atenciosamente
wm
andreasdegner
Olá, Andreas,
O MCP não revela em lith – é uma pena, mas não há o que fazer, nem mesmo com pré-aquecimento ou outros truques.
O Vario Classic leva seu tempo; com uma diluição de 1+20, não deve demorar muito mais do que 10 minutos para o preto aparecer. Com este papel, uma alta intensidade de luz não tem influência significativa na cor da imagem; por isso, uso soluções mais fortes (1+8 a 1+10) e chego a 7-8 minutos. Como o Classic, ao contrário dos “papéis de tom quente”, também acumula prata suficiente nas luzes, ele pode ser tonificado muito bem (também indiretamente – após o branqueamento). O resultado pode ficar bem colorido ou apenas com uma viragem muito sutil. Portanto, não há necessidade de se preocupar com o processo de revelação — a viragem é concluída em poucos minutos.
Atenciosamente,
wm
Olá, Wolfgang,
não entendo por que o MCP não revela em lith, se a emulsão deveria ser idêntica à antiga da Agfa e a antiga Agfa revelava em lith...
Seja como for, vou tentar uma solução mais forte para o Classic Vario... 1+10 significa então A+B+água=1+1+20?
A cor discreta me agrada bastante. Na verdade, revelo em lith principalmente pelos contrastes que consigo alcançar e pelo estilo gráfico; não preciso necessariamente de cor. Vou testar o comportamento da tonalização (selênio) no Vario Classic.
Como é possível suprimir o brilho nos tons médios? Li uma vez que é preciso alterar a proporção da mistura de A e B...
Atenciosamente,
Andreas
WolfgangMoersch
Andreas,
as emulsões do MCC e do MCP não são totalmente idênticas. Além disso, a sensibilidade à luz do MCC também mudou várias vezes ao longo dos anos. O MCC “que está por vir” revela em lith, mas, em comparação direta, prefiro o Adox Vario Classic.
Sim, 1+10 significa A+B+água=1+1+20
A nitidez nos tons médios pode ser suprimida ou reduzida por meio de:
1. exposição mais curta com revelador mais espesso
2. diluição mais leve de B — porém, isso também torna a imagem mais suave
3. adição de C — gota a gota — o sulfito é consumido, a nitidez aumenta; um teor excessivo de sulfito impede a “infecção”
Para o que você almeja, o aditivo E seria possivelmente a ferramenta de escolha. Mas ele só deve ser adicionado gota a gota! Quinze gotas correspondem a cerca de um mililitro e isso já poderia ser demais para o EasyLith (devido ao elevado teor de brometo). Com a dosagem “correta”, o escurecimento das sombras começa mais cedo, com aumento simultâneo do Dmax e menor saturação de cor. Em caso de superdosagem, nem as luzes nem os tons médios aparecerão antes que a densidade comece!
A viragem ao selênio pode demorar quando se trata também de mudança de cor; o aumento da densidade das sombras ocorre relativamente rápido, e o contraste aumenta.
andreasdegner
Andreas,
as emulsões do MCC e do MCP não são totalmente idênticas. Além disso, o MCC também mudou várias vezes ao longo dos anos, tornando-se apto para lith. O MCC “que está por vir” revela em lith, mas, em comparação direta, prefiro o Adox Vario Classic.
Sim, 1+10 significa A+B+água=1+1+20
A nitidez nos tons médios pode ser suprimida ou reduzida por meio de:
1. exposição mais curta com revelador mais espesso
2. agitação mais suave do B — porém, isso também torna a imagem mais suave
3. adição de C — gota a gota — o sulfito é consumido, a nitidez aumenta; um teor excessivo de sulfito impede a “infecção”
Para o que você almeja, o aditivo E seria possivelmente a ferramenta de escolha. Mas ele só deve ser adicionado gota a gota! Quinze gotas correspondem a cerca de um mililitro e isso já poderia ser demais para o EasyLith (devido ao elevado teor de brometo). Com a dosagem “correta”, o escurecimento das sombras começa mais cedo, com aumento simultâneo do Dmax e menor saturação de cor. Em caso de superdosagem, nem as luzes nem os tons médios aparecerão antes que a densidade comece!
A viragem ao selênio pode demorar quando se trata também de mudança de cor; o aumento da densidade das sombras ocorre relativamente rápido, e o contraste aumenta.
Olá, Wolfgang,
obrigado pela resposta informativa, vou experimentar o aditivo E.
Acabei de dar uma olhada no site da FOTOIMPEX... O Vario Classic PE está sendo oferecido a um preço especial enquanto durarem os estoques. Isso significa que a produção foi interrompida?
E você já experimentou a outra variante do EasyPrint com Lith?
Atenciosamente
Andreas
WolfgangMoersch
>O Vario Classic PE está sendo oferecido a um preço especial enquanto durarem os estoques. Isso significa que a produção foi encerrada?
Na verdade, não consigo imaginar isso, mas se eu estivesse no lugar do Mirko, certamente consideraria essa possibilidade, pois o MCP é simplesmente imbatível em termos de qualidade. Não faço ideia de qual é a participação do PE-Lithprinter no faturamento, mas estocar esse papel apenas para esse fim certamente não faz sentido. Não me preocupo com diferenças de preço, nem sei se existem, pois o PE não é exatamente minha especialidade, mas ter três PE’s no catálogo já é um luxo.
>E você já experimentou a outra variante do EasyPrint com Lith?
Não precisa tentar — não dá certo.
Inspirado pela sua pergunta, fiz hoje algumas impressões lith no Classic Baryt.
Sem grãos, isso só funciona com “C” — 5 ml a no máximo 10 ml/litro, embora o efeito lith seja atenuado.
Sem aditivo, chego a 5-7 minutos (1+10).
Com o mesmo tempo de exposição e adição de “E” (com diluição 1+4 — 8 gotas para 1 litro de Easy Lith), o tempo de revelação aumenta apenas ligeiramente. O contraste aumenta, mas a granulação também! Tons médios sem granulação e aumento de contraste só são possíveis com dois banhos!
Amanhã vou postar um exemplo de foto.
Atenciosamente
wm
WolfgangMoersch
Aqui está a imagem de exemplo anunciada
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
Trata-se de um trabalho por encomenda. O negativo é bastante fino (logD 0,70) e, consequentemente, difícil de revelar em lith. Por um lado, deseja-se um bom contraste de cores (= muita luz); por outro, as áreas de tons predominantemente escuros não devem ficar totalmente esmaecidas. O cliente não se importa com a qualidade. Esta impressão foi feita apenas para explorar a possibilidade de obter um grão relativamente fino nas luzes e, ao mesmo tempo, o máximo de atenuação nas sombras. Em uma litografia de banho único a partir de um negativo tão delicado, não é possível ter as duas coisas, portanto, são necessários dois reveladores diferentes.
Primeiro revelador: 50+50+1000 (A+B+água em ml) +20 ml de D (não se aplica ao EasyLith, pois a proporção correspondente de brometo já está presente) +5 ml de C
Segundo revelador: 50+50+1000 + 5 ml de D + 8 gotas de E (diluído 1+4)
Com um tempo de exposição mais longo no primeiro revelador, a imagem se forma lentamente, com grãos finos, suave e colorida.
O segundo revelador, usado sozinho, produziria uma imagem de grãos grossos, relativamente incolor e com alto contraste em poucos minutos.
Através do tempo de revelação nas duas soluções de ação diferente, é possível obter o efeito de imagem desejado. Deve-se evitar uma superexposição excessiva, caso se queira que as sombras ainda apresentem alguma diferenciação. Com um tempo de exposição muito curto, não é possível obter cor.
Tempos de revelação:
à esquerda 3+4 minutos sem viragem
à direita 4+3 minutos com viragem MT4 Siena 1+40 30 segundos
andreasdegner
Aqui está a imagem de exemplo anunciada
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
Trata-se de um trabalho sob encomenda. O negativo é bastante fino (logD 0,70) e, consequentemente, difícil de revelar em lith. Por um lado, deseja-se um bom contraste de cores (= muita luz); por outro, as áreas de tons predominantemente escuras não devem ficar totalmente esmaecidas. O cliente não se importa com a qualidade da impressão. Esta impressão foi feita apenas para explorar a possibilidade de obter um grão relativamente fino nas luzes e, ao mesmo tempo, o máximo de atenuação nas sombras. Em uma litografia de banho único a partir de um negativo tão delicado, não é possível ter as duas coisas, portanto, são necessários dois reveladores diferentes.
Primeiro revelador: 50+50+1000 (A+B+água em ml) +20 ml de D (não se aplica ao EasyLith, pois a proporção correspondente de brometo já está presente) +5 ml de C
Segundo revelador: 50+50+1000 + 5 ml de D + 8 gotas de E (diluído 1+4)
Com um tempo de permanência mais longo no primeiro revelador, a imagem se forma lentamente, com grãos finos, suave e colorida.
O segundo revelador, usado sozinho, produziria uma imagem de grãos grossos, relativamente incolor e com alto contraste em poucos minutos.
Através do tempo de revelação nas duas soluções de ação diferente, é possível obter o efeito de imagem desejado. Deve-se evitar uma superexposição excessiva se se desejar que as sombras ainda apresentem alguma diferenciação. Com um tempo de exposição muito curto, não é possível obter cor.
Tempos de revelação:
à esquerda 3+4 minutos sem viragem
à direita 4+3 minutos com viragem MT4 Siena 1+40 30 segundos
Olá, Wolfgang,
ontem experimentei a diluição 1+10. Com o Vario Classic PE, com uma superexposição de 2-3 stops, chego a um tempo de revelação de 8-10 minutos (20 °C). No entanto, tive problemas graves com granulação nas áreas claras. Isso deveria ser (segundo a ficha técnica da EasyLith) um problema de revelador esgotado, mas uma solução tão forte não deveria esgotar-se após 2 impressões 24x30...
O Adox Fineprint Baryt também apresenta esses problemas ou você já adiciona um aditivo na preparação?
E mais uma observação sobre o tonificação: fiz uma tonificação indireta com enxofre nessas impressões lith. Tenho a impressão de que as luzes (que foram clareadas no banho de branqueamento) não voltam completamente no tonificador. Isso é específico do Adox VC?
Talvez eu também tenha tonificado por tempo insuficiente, mas esperei até que não houvesse mais nenhuma reação... Nesse caso, seria necessário refixar, já que, na verdade, ainda há haleto de prata em excesso na emulsão?
Por enquanto é isso...
Atenciosamente,
Andreas
WolfgangMoersch
Olá, Andreas,
O PE reage de maneira diferente do Baryt no Lith; não sei por que isso acontece. Assim como em qualquer outro papel de brometo de prata, é de se esperar uma granulação a partir de uma densidade média. Se houver um efeito de “explosão” nas áreas claras, significa que a quantidade de luz está excessiva. Se reduzirmos a quantidade de luz, o tempo de revelação aumenta — ou seja, entramos em um ciclo vicioso. Provavelmente, o EasyLith é muito fraco para este papel; com uma configuração fixa, não é possível atender a todos os tipos de papel. Você pode tentar ajustar a proporção da mistura do Küng. Em vez de 50+50+1000, use cerca de 35+70+1000; o revelador precisará de consideravelmente menos luz, mas, mesmo assim, construirá as áreas claras devido à maior alcalinidade. Além disso, com um excesso de solução B, o teor de sulfito é maior, e o sulfito também impede a formação de grãos.
As únicas litografias realmente convincentes em PE e totalmente fáceis de processar são o saudoso Polywarmton e o Fomatone, mas elas podem ser coloridas demais para o seu gosto. No entanto, não dá muito trabalho tirar a coloração do Fomatone. Em vez de continuar se debatendo com as difíceis emulsões de brometo de prata, valeria a pena pensar em mudar. Também para mim os papéis de brometo nem sempre funcionam como eu quero. Às vezes dá certo logo de cara, às vezes nem um pouco. Por isso, só os uso quando estou de bom humor — e quero grãos.
andreasdegner
Olá, Wolfgang,
Estou falando mesmo daquele efeito de “grãos de pimenta”… ou seja, pequenos pontos pretos espalhados aleatoriamente, mesmo onde o papel deveria estar branco. Como se fosse um aditivo adicionado (em vez de alterar a proporção da mistura — mas vou tentar isso também)? E esse efeito de “grãos de pimenta” tem a ver com a solução de revelação mais espessa? Na impressão que ficou 40 minutos em uma solução 1+20, eu tive apenas um ou dois pequenos pontos nas áreas claras, que, em caso de necessidade, ainda podem ser removidos com Farmer. Na minha solução 1+10, eu tive cerca de 30 desses pontinhos...
Quanto ao meu problema com o tonificação com enxofre e as áreas claras que não voltaram completamente — há algo a se observar no método indireto (com banho de branqueamento), especialmente em impressões lith?
Atenciosamente
Andreas
WolfgangMoersch
Olá, Andreas,
os pontos aleatórios (black dots) podem aparecer até mesmo nas bordas não expostas da imagem. Esse fenômeno ocorre com reveladores recém-preparados exclusivamente em papéis de brometo de prata. Em emulsões mistas com maior teor de brometo de prata, isso só ocorre (em áreas sujeitas à exposição) quando o revelador já está em uso há algum tempo (após mais de 10 a 20 impressões) e, portanto, contém uma quantidade crítica (para esses papéis) de semiquinona. Ao contrário dos pontos pretos, isso é chamado de “grãos de pimenta”. É possível neutralizar ambos os efeitos adicionando sulfito (Lith C) ao revelador. Se isso for feito desde o início, ou seja, com uma solução nova (em quantidade excessiva), a capacidade de litografia também será reduzida (= sem preto profundo).
Alguns papéis de brometo de prata (por exemplo, Fomabrom, Slavich Unibrom) revelam em lith de forma intensa — granulosa, marcante. Alguns usuários gostam disso, outros não. Os grãos, seja qual for a forma, podem ser atenuados no revelador lith com a adição de sulfito.
O EasyLith contém, em comparação com a variante Master, tanto mais brometo (retardador) quanto mais sulfito, ou seja, um compromisso que agrada a todos. A adição de sulfito (ou Lith C) à solução fresca, ou como “regenerador” quando necessário, influencia a expressão do grão e o escurecimento máximo.
Tonificação indireta de impressões lith
Se as impressões lith forem tonificadas após o clareamento, no melhor dos casos (com papéis de brometo de prata), é possível restaurar a mesma densidade de luzes ou uma densidade aproximadamente igual. A densidade das luzes é composta pela densidade da prata + corante (produto da oxidação). Se a prata metálica for convertida em um sal de prata (tonificável) durante o branqueamento, a densidade secundária (corante) desaparecerá para sempre. Por isso, a impressão tonificada pode parecer menos densa nas luzes (dependendo da emulsão).
andreasdegner
Olá, Wolfgang,
Eu teria mais algumas perguntas. Para começar, o Adox Fineprint revelou-se ótimo na diluição 1+10, sem pontos pretos. A cor nas áreas claras era um amarelo-ocre claro, enquanto na diluição 1+20 havia um tom esverdeado.
Ontem preparei cerca de 400 ml de revelador 1+10. As duas primeiras impressões (24x30) ficaram boas: sem grãos excessivos mesmo com altos contrastes. As duas seguintes começaram a apresentar grãos nas transições para os tons médios.
A partir de quantas impressões e com que quantidade de solução de trabalho nova se deve regenerar? É necessário adicionar sulfito neste caso? E por que a solução concentrada se esgota tão rápido? A solução ficou parada por no máximo 2 a 3 horas e estava amarelo-claro quando a transferi de volta para uma garrafa.
Gostaria de ter obtido resultados consistentes, semelhantes às duas primeiras impressões.
Será que o Master Lith é mais adequado para este papel?
Atenciosamente
Andreas
WolfgangMoersch
Olá, Andreas,
Com o Master Lith, é possível reagir com mais flexibilidade. Para isso, porém, é preciso saber o que está acontecendo. A solução concentrada não se esgota, mas o efeito muda. No Easy Lith, o teor de brometo inibidor já é bastante alto e, a cada ciclo de revelação, a quantidade de brometo aumenta, resultando em um tempo de revelação cada vez mais longo com a mesma quantidade de luz. Com tempos de revelação mais longos, surgem grãos maiores também nos tons médios, que então se manifestam como grãos. Na verdade, o revelador só agora está realmente pronto para o processo Lith, mas se se desejam resultados como os de uma solução nova, é preciso abordar a questão de outra forma.
No SE5, a regeneração é mais eficaz, porque a solução base contém menos brometo. Prepara-se uma solução, reserva-se uma parte para a regeneração e adiciona-se à solução de trabalho ou nenhum brometo (Lith D), ou apenas o estritamente necessário, ou então “inocula-se” o revelador fresco com a solução usada antiga. Assim que os tempos de revelação se prolongarem, regenera-se com uma dose de solução não utilizada. Caso isso não seja suficiente, pode-se adicionar sulfito (Lith C) em pequenas quantidades (gota a gota). O excesso de sulfito impede a formação da densidade. Para obter resultados o mais consistentes possível, é necessário que haja um equilíbrio entre o sulfito e o brometo. O sulfito se esgota, enquanto o teor de brometo aumenta.
Atenciosamente
wm
andreasdegner
Olá, Andreas,
com o Master Lith é possível reagir com mais flexibilidade. Para isso, porém, é preciso saber o que está acontecendo. A solução concentrada não se esgota, mas o efeito muda. No Easy Lith, o teor de brometo inibidor já é bastante alto e, a cada ciclo de revelação, a quantidade de brometo aumenta, resultando em um tempo de revelação cada vez mais longo com a mesma quantidade de luz. Com tempos de revelação mais longos, surgem grãos maiores também nos tons médios, que então se manifestam como grãos. Na verdade, o revelador só agora está realmente pronto para o processo Lith, mas se se desejam resultados como os de uma solução nova, é preciso abordar a questão de outra forma.
No SE5, a regeneração é mais eficaz, porque a solução base contém menos brometo. Prepara-se uma solução, reserva-se uma parte para a regeneração e adiciona-se à solução de trabalho ou nenhum brometo (Lith D), ou apenas o estritamente necessário, ou então “inocula-se” o revelador novo com a solução usada antiga. Assim que os tempos de revelação se prolongarem, regenera-se com uma dose de solução não utilizada. Caso isso não seja suficiente, pode-se adicionar sulfito (Lith C) em pequenas quantidades (gota a gota). O excesso de sulfito impede a formação da densidade. Para obter resultados o mais consistentes possível, é preciso manter o equilíbrio entre sulfito e brometo. O sulfito se esgota, enquanto o teor de brometo aumenta.
Atenciosamente,
wm
Olá, Wolfgang!
Comprei o SE5 Master Lith na FOTOIMPEX, mas sinto falta da tabela de combinações de papel/revelador, que deveria vir junto. Ela está disponível em algum lugar como PDF ou você poderia me enviar?
Atenciosamente,
Andreas