Beef
Oi,
gostaria de perguntar com qual revelador vocês obtiveram bons resultados ao usar a linha CHS (principalmente o 50).
O CHS 50 é conhecido por ter uma nitidez muito alta (devido à emulsão simples) e provavelmente teria potência suficiente para um pôster a partir do formato 35 mm... infelizmente, não há dados sobre esse filme. Então pensei que, se usar um revelador de grão fino (como o ATM49), acabaria com essa nitidez... e se usar um revelador de nitidez (como o RODINAL), acabaria com o grão.
A questão, claro, não se limita apenas aos pôsteres... agora quero me aprofundar mais na linha CHS e estou apenas procurando um revelador ideal para ela, que também me permita, de vez em quando, uma ampliação forte com nitidez e grãos aceitáveis.
Os testes com RODINAL não me empolgaram muito, não por causa da nitidez ou do grão... a imagem em si simplesmente parecia bem sem graça :P Mas esse “sem graça” pode ser interpretado de diferentes maneiras.
Acabei de descobrir essas duas fotos... a da mulher parece ter sido revelada em Ilford DDX, e a da neve em D76:
CHS 50 com DDX
CHS 50 com D76
Esses tons de cinza ficaram simplesmente incríveis! Então, qual revelador vocês recomendariam nesse sentido? Com o RODINAL, as fotos me deram uma impressão tão sombria...talvez tenha sido culpa minha... afinal, usei primeiro um CHS :)
Não tenho experiência com DDX e D76. Também precisaria de um revelador que dure bastante (ou seja, que não se esgote rápido, como o Xtol, por exemplo) e que seja barato.
Agradeço as dicas ;)
Atenciosamente
Andi
mdeutgen
Andi,
dá mais uma chance ao RODINAL ou a algum produto semelhante. Sei por experiência própria que são necessários mais alguns rolos até se conseguir dominar o CHS. Eu mesmo estou usando esse tipo de filme (o de 50 e o de 100) atualmente exclusivamente com RODINAL ou R09. Acabei de revelar dois R100 (pelo que sei, o Efke é idêntico ao ADOX CHS) com R09 (ainda tenho APH09 em abundância) — ficaram impecáveis.
Como alternativa, tenho o D76 à disposição, um revelador com o qual já revelei todos os filmes até agora. Eu sempre preparo o galão inteiro e depois transfiro para garrafas de um litro. Geralmente uso o revelador na proporção 1+1 e, assim, consigo revelar 30 filmes com o galão nas minhas caixas Jobo 15xx.
Martin
Tandemfahren
E aí, galera!
Não tenho como deixar de confirmar. Demora um pouco até o CHS se estabilizar no RODINAL.
Depois de alguns quilômetros (parece), cheguei a uma combinação de inclinação e agitação para o 25 e agora estou obtendo ótimos detalhes de sombra e tons de cinza com uma textura de grão agradável — pelo menos em filme em rolo. A sensibilidade, porém, é bem moderada — 10 ASA, nossa... mas com a RB no tripé, é melhor não ter pressa mesmo.
Já que vocês vão perguntar logo: 15 °C, 1+100, 30 s de inclinação suave, depois a cada minuto ímpar até o 13º. 3x (aprox. 15 s), depois em repouso até 30 min.
Isso resulta em 1,3 logD para a Zona 8 e 10 ASA. Fica ótimo, mas demora um pouco; não dá para congelar água corrente.
minha opinião.
Atenciosamente,
Frank
Beef
Oi, Martin,
Obrigado pela resposta.
Sim, com certeza vou experimentar um pouco mais com o RODINAL... afinal, ele dá ótimos resultados com outros filmes. Você realiza a exposição do CHS com a sensibilidade indicada ou um pouco acima? Dizem que ele chega a atingir os 50 ou 100 ASA mesmo quando usado com o RODINAL.
Eu também sempre quis experimentar o D76, mas fiquei um pouco desconfiado em relação aos reveladores em pó... a culpa é do XTOL :P
Por quanto tempo dá para guardar o D76? Eu também encho meus reveladores em pó em garrafas de vidro Aponorm marrom-escuro.
E qual é exatamente o motivo pelo qual você usa o CHS em combinação com o RODINAL e não com o D76? :)
Oi, Frank ;)
15 °C é muito pouco mesmo :) O grão fica realmente tão fino assim em temperaturas tão baixas?
Abraços
Andi
RolandLindner
Oi, Andi,
Com o CHS100, tive ótimos resultados com o novo Ilfosol 3 da Ilford. O tempo de revelação que determinei é de 4,5 minutos para uma diluição de 1:9 a 20 °C. Não há nenhuma informação sobre essa combinação em toda a internet, nem mesmo na Impex ou diretamente na Ilford.
Atenciosamente,
Roland
mdeutgen
Andi,
essa questão da exposição é complicada; eu tenho uma tendência para a superexposição dos filmes. Isso se deve ao fato de que, há uns bons três meses, comprei uma Retinette 1A usada e uso nela o KB 100 ou o KB 50 (equivalentes ao ADOX CHS 100 e 50, respectivamente). Não uso medidor de luz e realizo a exposição “de olho”, com base na experiência. Funciona muito bem. Mas o que eu internalizei é o fato de que, antigamente, os filmes se chamavam KB14, KB17 e KB21. Por isso, dou um terço de stop a mais para chegar às “antigas” sensibilidades. E é exatamente aí que, na minha opinião, o RODINAL e o CHS se harmonizam.
XTOL versus D76:
Vê, e é exatamente isso que me impediu de usar o XTOL até agora. Aqui em Lehrte, posso preparar o D76 com água da torneira; encho meu galão em quatro garrafas Aponorm, coloco Protectan em cada uma e pronto. Com esse tipo de armazenamento, doze meses devem ser viáveis. É claro que agora vai chover uma enxurrada de objeções do outro lado, mas isso coincide com minhas experiências subjetivas acumuladas.
D76 versus RODINAL:
Comecei há mais de 25 anos no laboratório da escola secundária local e, naquela época, a combinação era FP4 com RODINAL 1+50. Aprendi a apreciar esse revelador e, como raramente faço cópias maiores que 18 x 24, as influências também não me incomodam significativamente; meu tamanho padrão era inicialmente WPK, mas agora é 13 x 18.
Outro ponto a favor do RODINAL é que ele tem maior concentração. Eu só preparava o D76 (ou, antigamente, o ID11, quando ainda era vendido em embalagens de 2,5 l a preços acessíveis) quando estava de férias e voltava com cerca de 40 rolos de filme P&B. Nesses casos, valia a pena preparar 2,5 l ou até 1 galão (EUA) de solução-mãe. Fora isso, o RODINAL é simplesmente mais prático quando se tem apenas um ou dois rolos para revelar.
Martin
Tandemfahren
Oi, Andi,
bem, não sei medir os grãos nem nada, mas eles parecem bem finos e, principalmente, com boa nitidez; além disso, no inverno é bem fácil manter os 15 °C — não ligo o aquecimento com tanta frequência.
Sobre o assunto “informações na internet” — olha só, eu fiz um “Densi” com um Gossen lunasix, que certamente não fornece valores quantitativamente comprovados, mas são consistentes. No entanto, os valores coincidem muito bem com os do Otto Beyer.
Teste sua combinação com ele e você terá certeza em vez de ficar adivinhando. Nunca mais precisará procurar na internet.
Ainda dá para tirar fotos ruins — eu provo isso quase todos os dias.
Pesquise no Google “testar filme SW”, lá você encontrará ajuda.
Atenciosamente
Frank
Beef
Oi,
é, essa história de testar o filme é sempre complicada. Já li muitos sites sobre densitometria, mas sempre achei que bastava simplesmente tirar a foto e ajustar a exposição e o revelamento de acordo com o gosto pessoal.
Mas se todo mundo está tão entusiasmado com isso e eu posso realmente economizar no desperdício de filmes caros, vou finalmente montar um desses em breve :) Aí já tenho um novo projeto de microcontrolador :P
E Martin, essa comparação entre xtol e D76 é interessante. Eu sempre achei que o D76 perdia a potência logo após cerca de 6 semanas :)
Mas no que diz respeito ao rendimento e ao armazenamento, acho melhor continuar com o RODINAL... já tenho milhares de garrafas de Aponorm por aqui ;) Mas com certeza vou experimentar o D76 no futuro... mas antes vou testar o Diafine :)
Atenciosamente
Andi
mdeutgen
E, Martin, essa comparação entre o X-TOL e o D76 é interessante. Eu sempre achei que o D76 perdesse a potência logo após cerca de 6 semanas :lol:
Mas no que diz respeito ao rendimento e à conservação, acho melhor continuar com o RODINAL... já tenho milhares de garrafas de Aponorm espalhadas por aqui :lol: Mas com certeza vou experimentar o D76 no futuro... mas antes ainda vou testar o Diafine :lol:
Andi,
isso pode ser verdade para a solução-mãe do D76. Mas como eu ainda a diluo ainda mais, não tenho problema com a solução-mãe “contaminada”. Além disso, poupo-me de ter que calcular os fatores de diluição, cujos valores, na minha opinião, são apenas estimativas um pouco melhores. Com reveladores de uso único, a gente fica mais seguro e ainda tem resultados reproduzíveis.
No fundo, o D76 não é muito diferente do RODINAL. Nos dois casos, a gente tem um concentrado que precisa ser diluído para uso posterior. O RODINAL, normalmente, na proporção de 1+50, enquanto o D76, por outro lado, “apenas” 1+1.
Martin
Tandemfahren
Oi, Andi, de novo,
já que você perguntou sobre o grão, ontem coloquei um negativo de 120 (RODINAL 1+100, 15 °C) na mesa de projeção e ampliei ao máximo, ou seja, com a lente de 105 mm, para um pouco mais de 40 x 50 cm. Ainda é difícil focar, porque o grão é praticamente invisível! Uma ampliação de recorte de 13x18 ainda está nítida como um biscoito, ou seja, a uma distância de observação totalmente “inadequada”. Sob uma lupa de 6x dá para ver alguma coisa — que surpresa.
Mas eu só tenho a de 25 mm. Estou tentando ver como funciona a combinação 1+50. Um pouco mais rápido não faria mal.
E se os grãos ficasseem um pouquinho mais visíveis, talvez fosse até bom?
Desejo sempre boa luz,
Frank
P.S. Acabei de comprar uma DSLR, agora vocês podem me criticar à vontade!
RolandLindner
P.S. Acabei de comprar uma DSLR, agora podem me criticar à vontade!
SPALTER!
**
Um pouco fora do assunto, mas sobre o tema CHS. Comprei uma barra de CHS100 na Fotoböse, com o Siegwart Schmitz.
É normal que os cartuchos de filme estejam tão mal crimpados?
Nem preciso do abridor de cerveja para abrir o cartucho, as tampas estão todas soltas.
Roland
HenningH
É normal que os cartuchos de filme tenham uma crimpagem tão fraca?
Olá, Roland,
como era mesmo aquela história de bug e feature...? :lol:
São, por assim dizer, cartuchos reutilizáveis, que podem ser facilmente reabastecidos.
Talvez não sejam exatamente adequados como arma do crime, mas poupam o uso do abridor de garrafas...
Saudações animadas
Henning
RolandLindner
É normal que as bobinas de filme estejam tão mal fixadas?
Olá, Roland,
como era mesmo isso de bug e feature...? :lol:
Com o quê?
cfb_de
É normal que as bobinas de filme estejam tão mal fixadas?
Olá, Roland,
como era mesmo isso de bug e feature...? :lol:
Com o quê??
Não é um bug, é um recurso. Frase muito usada por programadores, padrão em certos produtos para PC...
Atenciosamente,
Franz
Wolfgg
Há pessoas com uma mentalidade prática que compram três cartuchos desses e mais um rolo de 100 fotogramas, que depois transferem para os cartuchos e, assim, fotografam pela metade do preço; para elas, a facilidade de encontrar esses cartuchos é uma vantagem. Quem não tem essa intenção e usa os cartuchos apenas uma vez vê nisso uma falha.
Atenciosamente, Wolfgang