Rocketman
Olá, pessoal!
Talvez este tópico não se encaixe muito bem aqui, ou talvez já tenha sido discutido várias vezes.
Infelizmente, ainda não encontrei um tópico adequado usando a função de busca.
Como pretendo voltar a fotografar em cores em breve, tanto com minha Mamiya 645 quanto com várias outras queridinhas, como a Agfa Click, estou procurando laboratórios que façam revelações C-41 e cópias de médio formato com bom custo-benefício e qualidade.
Quais são as experiências de vocês? Há alguma dica secreta ou, em geral, tudo acaba indo para a CEWE?
Fazer eu mesmo (ainda) está fora de questão para mim. Os custos iniciais e o trabalho envolvido são muito altos para mim.
Atenciosamente,
Sebastian
joram
Pelo que sei, praticamente todas as lojas de fotografia mandam o material colorido para a CEWE, embora eu não saiba como a Impex lida com isso. Mas a Foto Meyer e a Wüstefeld, de Berlim, revelam apenas as fotos em preto e branco internamente, e nem sempre fazem isso.
Eu levo KB e também MF para a dm, eles fazem um bom trabalho, pois também mandam para a CEWE e não cobram, como a Fotogeschichte, 6 euros pelo revelamento, mas apenas 1,50 ou algo assim.
philippleser
Não tenho boas experiências com a DM / CeWe. O melhor de tudo, na verdade, ainda é o preço. De graça, de vez em quando você recebe negativos arranhados, muitas vezes com manchas; tiras de filme em rolo que não cabem nos envelopes e acabam caindo soltas da sacola; As cópias costumam ter distorção de cor, às vezes ficam “pixeladas” (já que são impressas a partir da digitalização) e, na maioria das vezes, não ficam boas. Já tive até fiapos grossos nas cópias de filme em rolo (em todas as fotos).
É claro que nem tudo isso acontece ao mesmo tempo! Na maioria dos casos, os negativos estão em boas condições, mas eu não levaria filmes importantes para lá. As cópias são, na verdade, consistentemente ruins.
Para testar rapidamente se uma câmera usada ainda funciona ou algo do tipo, isso certamente é bom o suficiente. O formato 35 mm parece funcionar um pouco melhor, provavelmente porque a CeWe está mais acostumada com ele.
Minha solução para o problema: eu mesmo revelo o preto e branco. C41 e E6 também podem ser revelados em casa (mas eu não faço isso; uso filmes coloridos com pouca frequência) ou você leva o filme a um bom laboratório e paga alguns euros a mais (as cópias são bem caras, no entanto). Se não houver um laboratório decente nas proximidades, pode-se recorrer, por exemplo, ao Fotostudio 13 ou ao Farbglanz (um pouco mais barato).
Atenciosamente,
Philipp
joram
Até agora, nunca tive problemas na DM; os negativos sempre vinham dentro de um saquinho dentro da bolsa grande.
Mas deve ser verdade que a Cewe não está preparada para processar MF.
cfb_de
Olá, Sebastian,
Eu levo meus rolos coloridos de formato médio para a loja de fotografia aqui na esquina. O dono tem uma Fuji Frontier maior na loja principal e consegue revelar até o formato 6x9 nela. Se, contra o esperado, não estiver muito movimentado aos sábados, posso ficar por lá, tomar um café e, de quebra, atender os clientes :-)
C41/RA-4 são processos rápidos. Com a Frontier, o material é exposto tão rapidamente em um pedaço de papel 20x30 que eu não consigo fazer isso no tempo de exposição analógico.
A consultoria na loja, aliás, é realmente feita com base nas necessidades do cliente e não no que se quer vender! (E os preços, em comparação com o Blümarkt, são ainda melhores.) Alguns chegam querendo uma bridge (meu colega também tem uma...) e saem com uma compacta. Outros querem uma compacta, mas fotografam em ambientes internos e fazem retratos. Esses geralmente saem com uma DSLR. A última F6 foi vendida para a imprensa há mais ou menos um ano.
O revelamento C41 sai por 2,99, incluindo digitalizações em CD por 6,99. Cópias pelo preço normal de 0,69 para 13x18. Não acho que seja muito, pois, em troca, não recebo a filtragem padrão projetada para cores berrantes e esgotamento total, mas sim tenho minhas próprias preferências de reprodução de cores registradas lá (tabela de cores e cartão cinza fotografados, duas vezes por rolo: luz do dia e tempo de garoa).
Isso chega a ser quase o conforto de um laboratório especializado, se desconsiderarmos o desvio híbrido.
Depois de experiências ruins com filmes em rolo em laboratórios de grande porte, o E6 vai exclusivamente para o laboratório especializado. Talvez eu tente o brilho de cor lá novamente; por outro lado, os diapositivos de formato médio já são, por si só, um hobby caro, então o laboratório especializado (com as molduras desejadas, afinal a gente é preguiçoso) também não faz mais diferença para mim.
Atenciosamente,
Franz
RolandLindner
A boa e velha
ORWO
agora tem um serviço de revelação de fotos que funciona muito bem; eles revelam até mesmo fotos de formato médio!
É só pedir alguns envelopes de envio e experimentar. Pedidos especiais são atendidos, como, por exemplo, uma borda branca ou, como no meu caso, uma borda de 4 cm apenas à esquerda para os meus flipbooks.
Eles também revelam preto e branco de forma bastante satisfatória; como em todos os lugares, na ORWO também se usa papel colorido; meus Delta 400 ficaram um pouco apagados, mas os clássicos como o APX 400 ou o ADOX CHS100 eles revelam com nitidez. No entanto, eu sempre revelo meus negativos em preto e branco sozinho.
http://www.pixelnet.de/index.php?id=photofromfilm
Minha conclusão: Recomendável!
Roland
philippleser
Olá, Franz,
...
Depois de experiências ruins com filmes em rolo em impressões de grande formato, o E6 vai direto para o laboratório especializado. Talvez eu tente o Farbglanz de novo, mas, por outro lado, os diapositivos de médio formato já são, por si só, um hobby caro, então o laboratório especializado (com as molduras desejadas, afinal a gente é preguiçoso) também não faz mais diferença para mim.
Não sou um grande usuário de E6, por isso não posso dizer nada sobre as variações de qualidade em muitos filmes, mas o que enviei até agora para a Farbglanz (alguns C41, poucos E6) sempre voltou com qualidade impecável. Os negativos/diapositivos são embalados de forma adequada e aptos para contato e, no que diz respeito à qualidade do revelamento, estão impecáveis (é claro que também não há arranhões, impressões digitais etc.).
Até agora não mandei fazer cópias, apenas uma vez um CD com digitalizações (acho que eram algo em torno de 3 MP, mas não tenho mais certeza). Elas estavam bastante saturadas, mas, fora isso, de boa qualidade.
Atenciosamente,
Philipp
RolandLindner
Olá, Franz,
...
Depois de experiências ruins com filmes em rolo de grande formato, o E6 vai direto para o laboratório especializado. Talvez eu tente o Farbglanz de novo, mas, por outro lado, os diapositivos de médio formato já são, por si só, um hobby caro, então não me importo mais em usar o laboratório especializado (com as molduras desejadas, afinal a gente é preguiçoso).
Não sou um grande usuário de E6, por isso não posso dizer nada sobre as variações de qualidade em muitos filmes, mas o que enviei até agora para a Farbglanz (algumas C41, poucas E6) sempre voltou com qualidade impecável. Os negativos/diapositivos são embalados de forma adequada e aptos para contato e, no que diz respeito à qualidade do revelamento, estão impecáveis (é claro que também não há arranhões, impressões digitais etc.).
Ainda não mandei fazer cópias, apenas uma vez um CD com digitalizações (acho que eram algo em torno de 3 MP, mas não tenho mais certeza). Elas estavam bastante saturadas, mas, fora isso, de boa qualidade.
Atenciosamente,
Philipp
Então manda a Farbglanz fazer uma cópia pra você, é demais.
Além das cópias padrão, a Farbglanz também oferece as chamadas “impressões profissionais” – não tem melhor do que isso!
Roland
TOMBRG
Então, manda fazer uma cópia na Farbglanz, é demais.
Além das cópias padrão, a Farbglanz também oferece as chamadas “impressões profissionais” — não tem melhor!
Roland
Concordo com a recomendação. A Farbglanz trabalha com muita precisão e cumpre os prazos.