joerg
Olá a todos,
Pergunta: como se comportam os filmes que foram armazenados de forma totalmente inadequada ou incorreta?
E como se revelam esses filmes para que ainda se consiga algo de útil?
Contexto: vou tirar meu laboratório de preto e branco do armário e ensinar isso aos meus filhos... Pelo menos essa é a motivação oficial B)
Encontrei no sótão não isolado filmes P&B com 15 a 20 anos. Ou seja, armazenados “corretamente”,
entre eles estão 2 Delta 400, 1 HP5+, 1 HP5, 1 Orwo 21, 1 FP4, 1 T-Max... um pouco de tudo. Em vez de simplesmente jogá-los fora, quero dar para as crianças aprenderem. Hein? — o resultado não precisa ser perfeito... desde que haja a chance de sair algo minimamente decente.
Como tenho praticamente apenas um rolo de cada tipo, infelizmente não posso fazer séries de testes.
Na minha lista de compras estão RODINAL e ATM49, e ainda tenho um pacote de ID11.
Não se preocupem — depois disso, vou trabalhar a sério — já tenho duas dúzias de ADX 100 na geladeira.
Talvez alguém tenha algumas dicas
Atenciosamente
cfb_de
Olá, Jörg,
Dá filmes novos para os jovens. Nada é mais frustrante do que não conseguir um resultado decente logo de cara.
Se você realmente ainda quiser revelar os filmes antigos, não vai ter como evitar usar um revelador de compensação. O A49 seria uma boa opção. O tempo de revelação costuma ser mais longo, e o véu de base na maioria dos filmes deve ser bem intenso.
Na verdade, a única solução é experimentar. Corte um pedacinho do filme e faça um primeiro revelamento com ele. Depois disso, você verá se precisa revelar o resto por mais tempo.
No geral, é uma tarefa mais indicada para pessoas com experiência mais sólida em laboratório.
Atenciosamente,
Franz
rhf
O ruído de fundo aumenta, ou seja, a sensibilidade efetiva cai um pouco, e os filmes ficam com um aspecto um pouco mais suave.
É só experimentar, não vejo isso com tanta rigidez quanto o cfb. Mas experimentar é melhor do que ficar só na teoria... e o A49 é sempre uma boa pedida.
Uma vez encontrei um filme Frarbdia no sótão, queimado pelo sol no verão e congelado no inverno. Achei que ia conseguir cores bonitas, mas nada, ele estava em ótimo estado.
Wolf_XL
...no fundo, concordo com o Franz — dá uma chance aos novatos, permitindo que eles corrijam resultados insatisfatórios no próximo rolo... A menos que você tenha caixas e mais caixas desse material “vencido” à disposição... Eu mesmo gosto bastante de fotografar com filmes já vencidos — especialmente com clássicos como o Isopan F... Aqui está um exemplo — Isopan F, data de validade janeiro de 78, digitalizado com 1200 dpi, sem rodeios e sem meias-verdades como “scan as it is” — ou seja, sem máscara desfocada ou outros “truques de prestidigitador”. Exposição como 25 ASA, RODINAL 1+50, 10 min. Câmera: Minolta X-700, 3.5/50 Macro-Rokkor.

Como se pode ver, um resultado absolutamente impecável... Mas — também por sorte — nem sempre se pode esperar um resultado assim!
No caso de filmes vencidos, os problemas com a sensibilidade aumentam. A chance de, por exemplo, um Ilford Pan F vencido há vinte anos ainda funcionar perfeitamente é muito maior do que com um HP5 da mesma idade... Quando trabalho com esse tipo de material, geralmente procedo da seguinte forma:
a) O exposômetro ou a configuração de sensibilidade é ajustada um nível abaixo — ou seja, um filme de 21 DIN eu exponho como um filme de 18 DIN.
B) Costumo usar um revelador “autêntico e clássico”, como, por exemplo, o RODINAL.
c) Quanto ao tempo de revelação, sigo — apesar da exposição mais intensa — a recomendação da “ficha de instruções”.
Com esse procedimento, sempre obtive negativos bem imprimíveis até agora — desde que o filme não tivesse outras “imperfeições” além da sobreposição...
Essas “brincadeiras” ampliam enormemente o leque de possibilidades do hobby — é realmente algo especial quando se encontra um filme “autêntico” dentro de uma câmera da época do milagre econômico. E quando se seleciona e compõe os motivos seguindo os “costumes dos antigos”, tudo isso já tem um quê de “viagem no tempo”...
Wolfgg
Olá, Jörg!
Os filmes de baixa sensibilidade podem continuar em boas condições de uso mesmo após um longo período de armazenamento “incorreto”, especialmente se forem da Agfa, que raramente fez algo contra o Sr. Schwarzschild; veja os fatores de prolongamento nos APX. Esses filmes esquecem seu passado rapidamente, e o véu mal aumenta mesmo após um longo tempo. A situação é diferente no caso dos filmes de alta sensibilidade. Um Tri-X, por exemplo, é conhecido por ter uma memória muito boa; já perto do fim da validade impressa, o véu começou a aumentar nos meus filmes. Único conselho: revele um pequeno trecho com exposição normal para testar, depois verifique como estão o véu e a sensibilidade e use os filmes com véu para ajustar o manuseio da lata etc.
Atenciosamente, Wolfgang
joerg
Obrigado, isso já ajuda bastante,
bem, o Franz e o Wolf me convenceram com o argumento das experiências de sucesso para as crianças... e depois que hoje minha filha esvaziou a prateleira da DM-Drogerie com os últimos 6 APX100 — eles custam 1,45 lá
bernhardmangelsgmxde
Papel Multigrade: Eu diria que provavelmente já está estragado. (Mais de 20 anos + calor no verão) Vale a pena tentar, custa só uma tentativa. Comprei no eBay um Multigrade mais recente (ainda MG III), mas ficou sem brilho e cinza.
Se não for para usar necessariamente em dias quentes: o Adotol constante também não é nada mal... dura uma eternidade...
Atenciosamente,
Bernhard
cfb_de
Olá, Bernhard,
No que diz respeito ao MG-IV, concordo plenamente contigo. Ele provavelmente apresentará um certo véu, mas, em qualquer caso, estará completamente mole. Filtrar não adianta mais nada, porque o componente “duro” da emulsão está inativo.
O único papel que, pela minha experiência, sobrevive sem problemas a um armazenamento tão longo é o barita antigo, de granulação firme e contendo cádmio. O Agfa LUPEX, por exemplo: ainda temos aqui restos dos primeiros lotes e eles estão tão bons quanto no primeiro dia (em comparação com as fotos que nossos bisavós tiravam com ele naquela época).
Quanto ao revelador, vale a pena experimentar. Nem todo revelador de tons quentes produz o tom quente desejado nos papéis atuais. Dependendo do revelador e do papel, o resultado pode variar entre a cor de uma sopa de ervilha recém-vomitada (alguns acham isso chique) e quase nenhum efeito (outros acham isso chique também).
Atenciosamente,
Franz
tschackmack
Olá!
Eu (!!Alerta de novato!!) também comprei, todo animado, um monte de clássicos (que saíram no início dos anos 2000), mas mal consigo chegar ao ponto de poder reclamar do enredo. Já tenho dificuldade (só com os antigos, com os novos dá certo sem problemas) em colocar os filmes no carretel (Kaiser e Paterson).
Na maioria das vezes, pouco antes da última volta (acho), o filme para, não avança mais e fica com dobras. O Kaiser nunca dá certo; no Paterson, depois de tentar desenrolar pela décima vez, às vezes dá sorte...
Estou enlouquecendo ou é a fase da lua ( :P ) ou existe algum truque que eu ainda não conheço?
Obrigado e um abraço, tschackmack
tomsand
Mas eu não usaria um revelador de equilíbrio neste momento!!!!! Em vez disso, como já foi recomendado, faça uma exposição mais longa e revele rapidamente com um revelador mais forte. Assim, o véu de fundo fica dentro de limites e o grão permanece fino. Portanto, é melhor usar D76 pronto para uso, etc. O A49 pronto para uso também pode funcionar, mas ele já é um revelador de equilíbrio por natureza. O RODINAL 1:25 também pode dar certo.