fritzsiepen
Olá!
Infelizmente, minha câmara escura fica a apenas 15 °C, por isso estou pensando em como aquecê-la para cerca de 21 °C.
Acho que um aquecedor de 2.000 W para a tomada ficaria muito caro (em termos de energia elétrica).
Por isso, pensei na solução de aquecer com propano/butano de botijões de gás.
Isso seria uma solução ou não é uma alternativa para a câmara escura por causa da fuligem ou algo parecido?
Alguém sabe se esses aparelhos queimam o gás de forma realmente limpa?
Ou talvez alguém aqueça sua câmara escura com isso?
Obrigado!
Fritz
bernhardmangelsgmxde
A combustão requer oxigênio; não posso dizer, por experiência própria, se e em que medida isso é um problema.
Quanto à conta de luz: depende do tamanho da sua Duka e de quanto tempo e com que frequência você trabalha nela. Se você só vai à Duka ocasionalmente, os custos de energia devem ser insignificantes. Se você vai à Duka com muita frequência, os custos de energia elétrica ainda não devem ser muito altos em comparação com os custos do papel fotográfico.
Se você já tiver um equipamento desse tipo, essa pode ser facilmente a alternativa mais econômica.
Caso contrário:
Solução pragmática: vista calças compridas.
Se for mais uma questão de temperatura dos produtos químicos: Talvez colocar as garrafas em água morna antes da sessão, ou colocar um tapete aquecido de aquário sob as bandejas, ou algo do tipo...
No meu caso, a temperatura no inverno também aumenta alguns graus durante uma sessão no laboratório (a lâmpada da Duka/luz da sala/ampliador e o próprio corpo também aquecem)
Atenciosamente
Bernhard
Olá!
Infelizmente, minha câmara escura fica a apenas 15 °C, por isso estou pensando em como deixá-la mais quente, algo em torno de 21 °C?
Suponho que um aquecedor de 2000 W para a tomada ficaria muito caro (em termos de energia elétrica).
Por isso, considerei a solução de aquecer com propano/butano de botijões de gás.
Isso seria uma solução ou não é uma alternativa para a câmara escura por causa da fuligem ou algo parecido?
Ou talvez alguém aqueça sua câmara escura com isso?
Obrigado!
Fritz
Gast
Bem, não sei... Radiadores, aquecedores elétricos e provavelmente outros aparelhos de aquecimento levantam poeira ou a colocam em movimento... Isso, claro, não é nada bom para um laboratório fotográfico...
Imagino que um aquecimento “suave” do piso, por exemplo, com um tapete aquecido ou algo semelhante, seria a solução ideal. Assim, a gente fica com os pés quentinhos, o que já ajuda bastante...
Não sei dizer até que ponto a baixa temperatura ambiente influencia o resfriamento dos produtos químicos e, consequentemente, os tempos de reação. Pelo que sei, todos os tempos de reação são referidos a uma temperatura de 20°... Embora, há alguns anos, a “temperatura de conforto” tenha sido fixada em 22 °C (provavelmente por iniciativa das associações profissionais, o que, aliás, causou alguns problemas aos laboratórios de calibração, com custos para alterações no ar-condicionado, recalibração de equipamentos e padrões, etc.... Mas isso não vem ao caso).
Também acredito que os custos de energia elétrica são insignificantes em comparação com o que custam os papéis e as sopas.
Atenciosamente,
Wolfgang
Wolfgg
Isole as paredes e o teto com placas de isopor ou gesso; para o piso, monte uma estrutura de ripas pregadas; assim, basta um aquecedor de 1 kW, que raramente precisa ser ligado. E quando a temperatura de revelação na bandeja diminuir, aplique o método do fator (tempo total de revelação = tempo de exposição dos tons médios multiplicado por 6).
No caso de aquecimento a gás, é obrigatório verificar se é necessária ventilação forçada (ventilador).
E quem não conhece as normas VDE pertinentes não deve, em geral, realizar instalações elétricas em ambientes úmidos (questão de sobrevivência).
Atenciosamente, Wolfgang
joerg
Olá
Como sei que você está preocupado com a economia, vamos falar sobre queimadores baratos, do tipo que se encontra em lojas de materiais de construção, que funcionam com botijões de gás propano alugados.
Queimadores < 150
Wolfgg
Jörg: Não existe kW/h em lugar nenhum do universo, nem mesmo em um buraco negro. Se for o caso, é kWh (trabalho = potência × tempo). A potência, porém, é medida em kW (ou, no caso dos carros, também em cavalos-vapor; 1 kW = 1,26 cv)
E 2000 kW não pode ser, mas sim 2 kW, como qualquer aquecedor doméstico comum.
Atenciosamente, Wolfgang
christer
Eu tive o mesmo problema.
Minha solução: suéter, sapatos quentinhos e aquecedores de mãos
joerg
Olá, o Wolfgang está certo, claro, quanto aos 2 kW; meus dedos voaram rápido demais pelo teclado, e ele também está certo quanto à segurança.
Então, sapatos quentinhos, blusa é a melhor opção e, com essas temperaturas, pelo que se lê, o RODINAL produz um grão mais fino de qualquer maneira ; )
Atenciosamente
Trotzalledem1
Olá,
Tenho condições de temperatura semelhantes com a minha Duka.
Apesar disso, eu evitaria usar queimadores a gás de qualquer maneira. Em primeiro lugar, eles (pelo menos os modelos que conheço) não são aprovados para uso em ambientes fechados. E mesmo que fossem: eles consomem oxigênio. Como a ventilação de uma Duka geralmente já é um problema, eu evitaria essa solução de aquecimento.
Minha sugestão de solução:
Compre um aquecedor de ondas de calor (disponível em todos os tamanhos possíveis como aparelho individual — basta ligar na tomada e pronto). São radiadores relativamente novos que funcionam com calor radiante. Isso tem a vantagem de agir imediatamente, já que não é necessário aquecer o ar primeiro e fazê-lo circular (o que, naturalmente, também contribui para uma boa dispersão do pó!) — isso tem se mostrado muito eficaz na minha loja... e é, por exemplo, mais econômico em termos de energia do que os aquecedores de acumulação, mesmo com a tarifa noturna!
Atenciosamente, Michael
Wolf_XL
...tenho um problema parecido — minha câmara escura fica fora de casa e normalmente não é aquecida. O problema é que, embora eu tenha um radiador na câmara escura, devido ao tamanho do espaço (mais de 15 m²), demora simplesmente muito tempo até que a temperatura fique suportável. Para uma “sessão espontânea” rápida, isso não dá certo... Ou então a gente aquece com antecedência, mas sempre surge algum imprevisto... Resumindo: comprei um desses aquecedores catalíticos. Com ele, o ambiente esquenta rapidinho e posso ir para o laboratório mesmo de última hora. Quando a temperatura ambiente normal é atingida, desligo o aquecedor a gás e continuo aquecendo com o radiador convencional... Na verdade, não vejo nenhum risco — esses aquecedores têm um desligamento automático em caso de falta de oxigênio e são perfeitamente adequados para uso em ambientes fechados. E é claro que é preciso manter uma distância de segurança adequada de materiais inflamáveis...
Na minha juventude, nós, escoteiros, também aquecíamos os dormitórios da nossa casa de campo com esses aparelhos... E, apesar da distribuição em porções de sopa de ervilha ou lentilha, essa casa de campo ainda está de pé até hoje... ;-)
Como uso o mesmo aparelho – aqui está um relato de experiência que encontrei na internet:
Relato de experiência
mipo
Olá,
pessoalmente, eu evitaria isso. Uma chama aberta consome oxigênio e, normalmente, uma
Duka já é bem pequena (em termos de volume). Além disso, não acho essa radiação infravermelha
tão intensa muito agradável. Supondo que o aquecedor irradie calor na sua direção pela frente, você vai suar na parte da frente
e sentir frio nas costas... Sem ventilação forçada, eu não gostaria de trabalhar em um ambiente assim — pode ser
mortal rapidamente.
Atenciosamente,
Michael
Página inicial
http://www.foto-hobbylabor.de/
Hoddy
Olá!
Infelizmente, a temperatura da minha câmara escura é de apenas 15 °C, por isso estou pensando em como aumentá-la para cerca de 21 °C.
Acho que um aquecedor de 2.000 W para a tomada ficaria muito caro (em termos de energia elétrica).
Por isso, pensei na solução de aquecer com propano/butano de botijões de gás.
Ou será que alguém aquece seu Duka com isso?!
[color="#0000FF"]De jeito nenhum. Consome oxigênio, gera CO₂ e água e, por isso, deixa o ar totalmente úmido. Os objetos ficam embaçados em pouco tempo. Eu uso um pequeno aquecedor elétrico
com termostato (ligação e desligamento automáticos) da "real" por menos de 10 €