gurkensaft
As lâmpadas para o laboratório (lâmpadas Duka e, em especial, as lâmpadas Opal) terão disponibilidade a longo prazo? E, assim como as lâmpadas para fornos ou geladeiras, elas também estão isentas da proibição de venda de lâmpadas incandescentes na UE?
Ou precisamos nos apressar e estocar a tempo? :huh:
Atenciosamente, Torsten
(que está feliz por estarmos aparentemente tão bem que tais regulamentações sejam nossas maiores preocupações)
Gast
Acho que a situação não vai ser tão grave quanto parece...
Tenho certeza de que as lâmpadas para fins especiais (lâmpadas de ampliação, lâmpadas Dukal etc.) continuarão existindo no futuro; se for preciso, elas serão importadas, disso tenho certeza...
Mas também tenho certeza de que tudo isso vai ficar caríssimo... Nesse sentido, a ideia de estocar não é tão absurda assim...
MirkoBoeddecker
O objetivo do regulamento não é retirar do mercado lâmpadas especiais, mas sim substituir as lâmpadas incandescentes de uso doméstico por lâmpadas economizadoras de energia.
Até o momento, não tenho conhecimento de nada que possa ser motivo de preocupação no que diz respeito às lâmpadas de aumento.
Atenciosamente,
Mirko
cfb_de
O regulamento de execução dessa disposição da UE ainda não foi divulgado pela imprensa.
Já há vários meses, escrevi minha recomendação de comprar lâmpadas Duka para estocar.
Pelo que sei até o momento sobre esse regulamento de execução na Alemanha, nada mudou. Tanto naquela época quanto hoje, recomendo a compra para estocar. Com este artigo, estou me arriscando bastante.
Atenciosamente,
Franz
gurkensaft
Já se sabe que o objetivo é outro.
Mas só mais tarde é que se verá se, ao longo do caminho, alguma coisa ficará para trás.
De qualquer forma, agradeço pelas respostas!
Saudações da região de Allgäu,
Torsten
mdeutgen
Então, antes de mais nada, gostaria de citar meu mestre, que sempre dizia: “não existe fruta elétrica”; essas coisas chamam-se, pura e simplesmente, lâmpadas incandescentes.
Inspirado pela postagem do Franz, resolvi procurar o regulamento da UE e, até agora, não encontrei nenhuma diretiva da UE. No entanto, deparei-me com dois comunicados de imprensa da UE em que se fala claramente de lâmpadas incandescentes domésticas. Na minha opinião, uma lâmpada opalina não é nem uma lâmpada doméstica nem uma chamada “lâmpada de uso geral”. Na minha avaliação, as lâmpadas opalinas pertencem à categoria de lâmpadas especiais, que serão explicitamente excluídas em uma diretiva de execução.
Sinceramente, não consigo usar uma lâmpada economizadora de energia para alimentar um ampliador; isso é fisicamente impossível ou exigiria um esforço enorme.
Martin
cfb_de
Olá, Martin,
O regulamento em questão pode ser encontrado — como poderia ser diferente :huh: — no site da UE:
http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUri...003:0016:DE:PDF
O importante é o que consta no Art. 1, frase 4: "4. ‘Lâmpada especial’ designa uma lâmpada que, devido às suas características técnicas ou de acordo com as informações do produto que a acompanham, não é adequada para a iluminação de ambientes domésticos.”
E isso não se aplica às lâmpadas opalinas, pois elas são muito adequadas para a iluminação doméstica e também se enquadram no código 31.50.13.00 do parecer ainda a ser citado. Infelizmente, essa classificação foi feita, pois, com isso, uma lâmpada opalina também se tornou uma lâmpada de uso geral.
A observação preliminar (20) especifica isso com mais detalhes: “(20) Ao rever este regulamento, deve-se prestar especial atenção à evolução das vendas de lâmpadas especiais, a fim de garantir que elas não sejam utilizadas para fins de iluminação geral; [...]” Ou seja, mesmo que as lâmpadas opal continuem disponíveis, isso deixará de ser o caso no momento em que as primeiras centenas de pessoas as utilizarem para equipar suas lâmpadas de leitura.
No parecer*] em que se baseia o regulamento, as lâmpadas opal também não são consideradas separadamente, mas são descartadas logo na primeira linha, juntamente com as lâmpadas incandescentes comuns.
Portanto: é melhor comprar lâmpadas opalinas para ter em estoque... Não devem ser adquiridas nos EUA devido à tensão de funcionamento incorreta; as lâmpadas convencionais da China também estão descartadas devido a um tratamento aduaneiro específico.
Embora tenham pensado nas lâmpadas de fornos, aparentemente não levaram em conta as lâmpadas para aparelhos de ampliação.
Minha visão das coisas.
Atenciosamente,
Franz
*]:
http://www.eup4light.net/assets/pdffiles/L...c_Task1_V22.pdf, página 11, código 31.50.13.00. Isso inclui lâmpadas opal.
mdeutgen
Olá, Franz,
Era exatamente essa norma que eu estava procurando e ainda não tinha encontrado. Como você sabe, eu sou do time da eletricidade e, por dentro, só pude balançar a cabeça.
É claro que se poderia usar uma lâmpada opalina para a iluminação do ambiente, mas elas só existem com 75 W e 150 W e, hoje em dia, a preços exorbitantes, se eu comparar com as lâmpadas incandescentes convencionais. Eu preferiria usar a lâmpada de forno que você mencionou, porque, em primeiro lugar, as lâmpadas de leitura para a cama costumam ter rosca E14 e, em segundo lugar, para uma lâmpada de leitura, 15 W é mais adequado do que 150 W.
Apesar disso, vou estocar agora e reabastecer meu estoque — quem sabe o que mais vai passar pela cabeça do pessoal em Bruxelas.
Ah, sim, sobre a importação dos EUA: é claro que isso não se encaixa, mas tem um certo charme. A eficiência luminosa de uma lâmpada incandescente depende da corrente. Como se sabe, nos EUA a tensão é de cerca de 110...130 volts a 60 Hz. A frequência não faz diferença para uma lâmpada incandescente, que é praticamente uma resistência ôhmica pura, e a tensão pode ser ajustada com um transformador; um circuito eletrônico também funciona. Teria-se a vantagem de um rendimento luminoso um pouco melhor, mas duvido que isso justifique o trabalho de instalar um circuito externo.
Martin
RolandLindner
Olá,
Não vejo isso de forma tão pessimista; eis um trecho do Artigo 3.º
, n.º 2
:
A partir de 1º de setembro de 2009, aplica-se o seguinte:
No caso de lâmpadas especiais, deve constar na embalagem e em qualquer tipo de
informação sobre o produto com a qual a lâmpada seja comercializada,
em local bem visível e de forma claramente legível, o seguinte:
a) a finalidade de utilização prevista para a lâmpada
e
B) a indicação de que a lâmpada não é adequada para a iluminação de ambientes domésticos.
a) a finalidade de utilização prevista para a lâmpada
e
B) a indicação de que a lâmpada não é adequada para iluminação de ambientes domésticos
.
Nos documentos técnicos de avaliação da conformidade referidos no artigo 8.º da Diretiva 2005/32/CE
relativos à avaliação da conformidade devem, se for o caso,
indicar as características técnicas com base nas quais
a lâmpada
é
adequada para a finalidade específica indicada na embalagem.
Nesse caso, uma lâmpada opalina seria inadequada para uso doméstico, pois essa finalidade não está prevista, continuando, portanto, a ser comercializada em lojas especializadas.
Tenha uma ótima semana
Roland
thomas_l
Olá!
Não concordo com a interpretação jurídica do Franz. O regulamento prevê duas definições do termo “lâmpada especial”, que são alternativas e não cumulativas. Uma lâmpada adequada para iluminação de ambientes é considerada uma lâmpada especial se, na descrição do produto, for definida como não adequada para iluminação de ambientes. Na minha opinião, o regulamento da Comissão não impede, portanto, a fabricação e a venda de lâmpadas opalinas, etc. Isso corresponde ao que Mirko escreveu.
Isso significa que o que importa é se as descrições dos produtos serão adaptadas de acordo ou não. Não se trata de uma questão jurídica, mas sim econômica.
Teoricamente, seria claro possível que não fosse a UE, mas sim os Estados-Membros a proibir as lâmpadas opalinas (e depois atribuir a culpa à UE); não tenho conhecimento de nada a esse respeito, mas também não disponho de informações privilegiadas.
Thomas
orwograph
Raramente vi uma proibição tão absurda quanto essa história das lâmpadas incandescentes. Bastava simplesmente tributar essas coisas e pronto. Para que proibir as pessoas de usá-las? Ninguém pode me proibir de pendurar e acender 200 lâmpadas economizadoras de 11 watts em cada cômodo. O que ninguém faz, e o que consumiria muito mais energia do que uma lâmpada de 200 W, que eu não posso comprar. Acho essas leis simplesmente totalitárias. Se quero que as pessoas economizem energia, preciso oferecer incentivos financeiros para que adotem as novas tecnologias, e não as antigas. Muito mais sensato para a redução de CO₂ seria, por exemplo, proibir motores de automóveis com potência excessiva ou aumentar ainda mais a tributação sobre a energia fóssil em geral.
Tenho a suspeita de que a campanha contra as lâmpadas incandescentes tem um motivo bem diferente. Compare a caixa de fusíveis de um apartamento de três quartos construído em 1955 com a de um de 2005. O que chama a atenção? Exatamente. Em 2005, estima-se que haja três vezes mais fios do que em 1955. E naquela época, praticamente todos os ambientes privados eram iluminados por lâmpadas incandescentes. As redes elétricas, sobrecarregadas por cada vez mais equipamentos de comunicação, conforto e outros sistemas domésticos privados, precisam urgentemente de espaço. Nada mais. A retirada das lâmpadas incandescentes do setor privado libera grandes reservas da rede, que são urgentemente necessárias.
O que acho irritante em toda essa história é que tudo isso acontece sob o pretexto da incômoda redução de CO₂, mas, na verdade, é um freio de emergência, porque o povo comum, por exemplo, não aceitaria uma limitação da potência de conexão per capita ou uma proibição de PCs. Ninguém vai sair nas ruas por causa da lâmpada incandescente (exceto alguns idiotas como eu B)
e por que as pessoas ainda usam as malditas lâmpadas incandescentes?
1. porque são baratas
2. porque acendem imediatamente
3. porque a cor da luz é mais agradável, mais parecida com a de uma fogueira rústica do que com esses plasmas luminosos de gás dos tubos fluorescentes.
exatamente o exemplo da fotografia analógica, mas também o da locomotiva a vapor, mostra: não é preciso proibir as tecnologias antigas para substituí-las. pode-se lançar no mercado uma tecnologia melhor (por uma ou outra razão) (o que, no caso das lâmpadas, só se aplica do ponto de vista energético; nos três pontos mencionados, a lâmpada antiga se sai melhor do que a nova tecnologia) ou encarecer artificialmente a tecnologia antiga (impostos, tarifas aduaneiras...), como acontece com a gasolina, o tabaco ou o álcool. Dessa forma, os produtos de nicho seriam poupados e o objetivo de economia de energia seria alcançado de qualquer maneira.
Peter.
MirkoBoeddecker
Aqui está a resposta do fabricante das lâmpadas Opal:
Prezado Sr. Bädecker,
as lâmpadas Opal também se enquadram na exceção:
Elas possuem temperaturas de cor específicas e uma vida útil máxima de 100 horas.
A lâmpada está claramente identificada como lâmpada fotográfica no corpo e na embalagem; além disso, colocamos a
com o símbolo “não autorizado para uso doméstico”.
As lâmpadas são comercializadas por nós claramente como lâmpadas especiais.
Atenciosamente,
p/o Ilona Schnee
Gerente de Processamento de Pedidos
Fábrica de Lâmpadas Especiais
Wolf_XL
...eu já discuti bastante sobre esse assunto em outro fórum, porque, pessoalmente, não acho essa “proibição das lâmpadas incandescentes” tão ruim assim... E agora, ao ler isso, vejo que minha opinião se confirma...
Parece mesmo ser “tipicamente alemão” suspeitar, diante de qualquer regulamentação estatal, de um retorno à ditadura ou do fim da civilização ocidental... E, acima de tudo — nada de novidades — porque “sempre fizemos assim”... Não nego que algumas regulamentações não tenham sido necessariamente analisadas sob todos os aspectos possíveis — só que uma rejeição categórica também não nos leva a lugar nenhum... Então, em vez de nos contorcermos como enguias, deveríamos usar nossa energia para nos adaptar às novas circunstâncias. No fim das contas, isso é muito mais eficaz do que tentar voltar atrás...
E voltando à tão invocada mania regulatória europeia: enquanto, após o anúncio de uma nova norma, o departamento jurídico for imediatamente encarregado de buscar maneiras de contorná-la, não precisamos nos queixar de leis cada vez mais detalhadas e complicadas. Além disso, diretrizes legais precisas e vinculativas também são uma forma de proteção ao consumidor! Eu tenho apenas direito ao que foi descrito com exatidão. E quanto mais precisa for essa descrição, menos os tribunais precisarão ser acionados para esclarecê-la...
mipo
Olá a todos,
É claro que estamos falando aqui de lâmpadas incandescentes :-)
Essa regulamentação da UE também se aplica às lâmpadas halógenas? Ou seja, também às que estão em nossos cabeçotes de mistura de cores?
Atenciosamente,
Michael
cfb_de
Olá a todos,
é claro que estamos falando aqui de lâmpadas incandescentes :-)
Essa regulamentação da UE também se aplica às lâmpadas halógenas? Ou seja, também às que estão em nossos misturadores de cores?
Atenciosamente,
Michael
Olá, Michael,
Por enquanto, ainda não; isso está previsto para mais tarde.
Atenciosamente,
Franz
Harrydg0cao
Olá e boa noite,
Sou novo aqui e vou me arriscar a postar sobre um assunto tão complicado.
Como a proibição das lâmpadas incandescentes já é lei, em breve também haverá escassez das lâmpadas especiais para fotografia. Pelo menos é o que se teme. Essas lâmpadas fotográficas, sejam elas opalinas, DUKA ou halógenas, provavelmente são fabricadas em fábricas de lâmpadas incandescentes comuns, que produzem centenas de milhares de lâmpadas de uso geral diariamente. Essas lâmpadas especiais são certamente fabricadas nas mesmas máquinas. Para isso, basta alterar apenas um ou dois parâmetros, e por meia hora saem da linha de produção lâmpadas opal, e por mais meia hora, lâmpadas para fornos ou para geladeiras. Isso cobre a demanda mundial anual.
Se não forem mais vendidas lâmpadas de uso geral, essas fábricas talvez só tenham mais um dia por ano de capacidade total. O que acontece é claro. A fábrica será fechada. Com isso, porém, a tecnologia para as lâmpadas “autorizadas” também desaparece. De que adianta, então, a afirmação de que não há problemas legais em relação às lâmpadas fotográficas (ou outras lâmpadas especiais)? Elas simplesmente não podem mais ser fabricadas.
Mas nós, amantes da fotografia, não estamos sozinhos nisso. Temo que o mesmo aconteça com as lâmpadas de incandescência para automóveis. Em breve, um carro terá que ser sucateado porque uma lâmpada Bilux quebrou... :(
Saudações de Stendal
Harald Redlin
thomas_l
Olá!
Não acredito nisso, porque — caso tal situação venha a ocorrer — haverá produtores especializados. Afinal, você consegue encontrar de tudo, por exemplo, para filmes em 8 mm
Abraços, Thomas